20.10
2015

Berlim: Museu Judaico e Memorial do Holocausto

Pra quem gosta de história, a Europa em geral, é um lugar muito interessante. E claro que, Berlim também é!

Dois lugares relativamente próximos e que com toda a certeza valem a visita são: o Museu Judaico e o Memorial do Holocausto.

SONY DSC

Nosso roteiro começou pelo Museu Judaico (Jüdisches Museum), um museu fundado em 1933, mas que durante o período nazista foi fechado, voltando a reabrir as suas portas em uma nova sede em 2001. Uma coisa que chama muito a atenção é que, apenas a fachada desse museu tem estilo barroco e o restante da construção é toda moderna. 

SONY DSC

Logo ao entrar no museu, a gente precisa passar por um controle de segurança e só depois disso podemos ir até a bilheteria comprar os tickets. Os funcionários do museu são bem rigorosos com as roupas e coisas que estamos carregando, portanto, é proibido entrar com casacos (qualquer tipo de casaco) e bolsas/mochilas muito grandes.

SONY DSC

SONY DSC

Esse museu, obra de Daniel Libeskind, filhos de judeus que sobreviveram ao Holocausto, conta um pouco da triste história dos judeus na Alemanha, através de documentos, fotos, depoimentos, videos, roupas, entre outros.

SONY DSC

SONY DSC

Logo no inicio do museu tem uma parte onde são contadas algumas histórias de judeus que sobreviveram ao Holocausto. Junto com a suas histórias, estão suas fotos e alguns objetos. Achei essa parte muito legal!

SONY DSC

SONY DSC

Ali pertinho, fica o Jardim do Exílio e a Torre do Holocausto, dois lugares que eu também achei bem interessante para refletir. Enquanto o jardim é numa área ao ar livre, a torre é um lugar gelado e mal iluminado. Apesar de serem dois lugares solitários, cada um tem um ponto de vista interessante.

SONY DSC

E por fim, outra ala que gostei bastante foi a que fala sobre as tradições judaicas, com detalhes sobre a cozinha kosher, seus costumes, religião, casamento, vestimentas, circuncisão, a estrela amarela, entre outros.

SONY DSC

Ah, e claro, eu não poderia deixar de comentar sobre um caso de sucesso entre todas essas histórias tristes. Quem aqui sabia que o dono da Levis, Levi Strauss era judeu e fugiu da Alemanha e conseguiu construir o seu império nos Estados Unidos? Eu não sabia e achei a sua história bem interessante!

SONY DSC

Sério mesmo, se estiver em duvida sobre quais museus visitar em Berlim, não deixe esse de fora do roteiro, ele é sensacional!

SONY DSC

No total, nossa visita levou mais ou menos umas 2 horas. A estação de metro mais próxima é a Hellesches Tor ou a Kochstrasse.

SONY DSC

Não muito longe dali, fica o Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou Denkmal für die ermordeten Juden Europas (mais conhecido por Memorial do Holocausto ou Holocaust-Mahnmal), projeto do arquiteto Peter Eisenman.

SONY DSC

Esse memorial, como o próprio nome já indica, presta uma bela homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que foram vitimas do Holocausto. O que podemos ver ali são 2.711 blocos de concreto, de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.

IMG_7097

SONY DSC

SONY DSC

É interessante caminhar entre os blocos e mesmo sendo uma atração com bastante movimento de pessoas o dia t-o-d-o, a caminhada entre os blocos é bem tranquila. Dá até pra sentar nos blocos e se emocionar com essa história.

SONY DSC

IMG_9671

SONY DSC

Pra quem se interessar em saber mais sobre o assunto, junto ao memorial existe um museu subterrâneo que fala com mais detalhes sobre o Holocausto. Como a gente já tinha ido ao Museu Judaico, acabamos não visitando esse outro museu. Mas de qualquer forma, fica a dica!

SONY DSC

Esse memorial fica a uma quadra do Portão de Brandemburgo. Os blocos de concreto do Memorial são abertos ao publico e tem entrada gratuita e o museu tem horário de abertura diferenciado, é bom checar no site direitinho os horários e dias de abertura. A estação de metro mais próxima é a Französische Strass (a mesma que fica perto da Gendarmenmarkt também).

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Berlim: Museu Judaico e Memorial do Holocausto"
  1. Fernanda Scafi   22/10/15 • 15h10

    Eu acho que li tanta gente falando tão bem do museu judaico que esperava mais… Sei lá, é grande até demais e como fala de coisas muito além da 2a Guerra e Holocausto, não é muito o foco que eu queria. Já embaixo do memorial que vc mostrou, a exposição é beeem focada no holocausto e me interessou mais. Mas tive que ir umas 3, 4 vezes pra conseguir visitar – estava quase sempre fechada pra renovação (entre fim de outubro e início de dezembro do ano passado).

    • Contando as Horas   22/10/15 • 22h29

      Olá!!!

      Eu gostei pq esse museu fala um pouco de tudo relacionado aos judeus, achei a forma que eles colocaram bem tranquila, nada daqueles textos e audios intermináveis. Eu gostei bastante.

      Eu até queria visitar esse outro museu ai junto com o Memorial do Holocausto, mas achei q talvez fosse ficar muito repetitivo. Legal saber que o foco é mais no Holocausto mesmo.

      O dia que eu voltar a Berlim, certeza que vou lá conhecer então!

      Obrigada pelo comentário aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas