30.10
2015

O Lado B de Edimburgo: Water of Leith Walkway

A maioria das pessoas não sabem, mas em Edimburgo existe um rio que atravessa a cidade toda: o Water of Leith. Esse rio nasce nas Pentland Hills (Um parque regional que fica bem próximo de Edimburgo. Se você estiver de frente para o Castelo de Edimburgo, aquelas montanhas vistas no lado esquerdo são as Pentland Hills) e vai até o Porto de Leith.

edimbra 2011 717

Em Edimburgo, além de existirem diversos parques, pracinhas e áreas ao livre legais, eles também não desperdiçaram a oportunidade e criaram um caminho de 20 km nas margens desse rio, que ficou conhecida como Water of Leith Walkway

edimbra 2011 716

Apesar de eu nunca ter percorrido esse caminho por completo, diversas vezes eu fui caminhar por ali e já aviso, é um lugar que vale muito a pena conhecer.

water of leith walkway Edimburgo

Legenda: Em laranja, estação de trem de Waverley. Em verde, no lado esquerdo do mapa está a região de Dean Village e no lado direito, o Cemitério de Warriston. Esse é o trecho do Water of Leith Walkway mais legal de ser percorrido. Mapa: Google Maps – Clique no mapa para ampliar

O percurso geralmente acompanha apenas uma lateral do rio e em algumas partes, é necessário subir ou descer degraus, atravessar pontes e até mesmo, voltar a cidade e atravessar ruas, pra continuar o passeio.

edimbra 2011 801

O Water of Leith Walkway é super bem frequentado, principalmente nos finais de semana e durante os meses de verão. Diversas pessoas vão até ali pra caminhar, levar o cachorro pra passear, correr ou andar de bicicleta (apesar de não ser tãããão comum, mas já vi algumas pessoas andando de bike).

edimbra 2011 776

A trilha toda é muuuito bem sinalizada, com placas indicando os sentidos (Porto de Leith ou Pentland Hills /Balerno). Também existem placas informando algumas atrações pelo caminho e quanto tempo falta pra chegar até lá.

edimbra 2011 805

Como eu morava relativamente perto do Dean Village, eu costumava ir até essa região com uma relativa frequência. Tinha dias que caminhava pro lado onde estava a Galeria Nacional de Arte Moderna, outros dias caminhava no sentido Stockbridge e apenas duas vezes caminhei de Stockbridge até mais ou menos metade do caminho no sentido Porto de Leith. Nunca fui até as Pentland Hills caminhando, mas já vi fotos de uma colega da Coréia do Sul que foi até lá caminhando durante a primavera e as fotos ficaram espetaculares, pois as montanhas estavam todas cobertas com umas flores amarelinhas). Fica a dica!

edimbra 2011 645

Se alguém tiver a fim de caminhar por esse trajeto, o trecho mais legal é entre o que o Water of Leith cruza com o Union Canal, passando pelo Murrayfield Stadium (estádio da Seleção Escocesa de Rugby), chegando na Scottish National Gallery of Modern Art / Dean Gallery indo até o Warriston Cemetery, mas se caminhar entre Dean Village até a região de Stockbridge já tá ótimo. É nesse pedaço onde estão algumas atrações da cidade, como as já citadas Scottish National Gallery of Modern Art, Dean Gallery, a Dean Bridge, o St Bernard’s Well e algumas estátuas da obra 6 Times (são 6 figuras humanas de tamanho real que foram colocadas ao longo do Water of Leith, no trecho entre a Scottish National Gallery of Modern Art e o Porto de Leith.

edimbra 2011 797

Quem quiser praticar um pouco do listening enquanto passeia por esse trajeto, existe um “Audio Trail” que conta um pouco sobre cada uma das partes dessa trilha, com informações legais sobre a região, contexto histórico, direções a seguir e atrações. Para escutar os arquivos em mp3, ver fotos e descrições, é só clicar aqui. Eu não cheguei a baixar no celular, mas quando morava em Edimburgo escutei todos os arquivos e assim consegui decidir quais trechos ia conhecer.

edimbra 2011 799

O “Lado B de Edimburgo” é uma série de posts que vou publicar nos próximos meses, falando somente de lugares pouco conhecidos por turistas, mas que com toda a certeza, valem muito a pena serem incluídos em um próximo roteiro de viagem a Edimburgo! 

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas