Sempre quando tenho a oportunidade de ver uma cidade do alto, eu procuro incluir essa atração no meu roteiro. No caso de Ouro Preto, eu não sabia da existência desse mirante. Descobri meio que por acaso, mas resolvi conferir de perto.
Praça Tiradentes no centro, a esquerda a Igreja de São Francisco de Assis e a esquerda, de lado, a Igreja Nossa Senhora do Carmo
Gostei tanto da dica, que resolvi escrever um post separado, pois o Mirante do Morro São Sebastião é realmente uma atração imperdível pra quem vai a Ouro Preto!
Depois de conhecer praticamente Ouro Preto inteira caminhando (subindo e descendo diversas ladeiras), a mais inclinada delas eu me recusei a encarar. No dia que estava voltando de Mariana e da Mina de Ouro, resolvi que iria de ônibus até a rodoviária e lá pegaria um táxi para conhecer a Igreja Matriz de Santa Efigênia e arredores.
Igreja Matriz de Santa Efigênia e a ladeira intermináááável!
Conversando com o taxista, ele pediu pq eu queria ir até lá nessa igreja. Falei que era pq eu não tava com a menor vontade de encarar aquela ladeira interminável e também, pq eu achava que lá teria uma vista super legal da cidade. Puro engano!
Olha a inclinação dessa ladeira!! Não ia subir isso nunca!
Ele me sugeriu desde o começo a ir no mirante do Morro São Sebastião, mas eu muuuito teimosa, disse que queria ir na Igreja e que iria pensar se iria a esse outro morro ai.
Pois bem, ele tinha razão. Como eu imaginava, a vista lá do alto onde fica a Igreja Matriz de Santa Efigênia é legal, mas não é tãããão legal como a do mirante do Morro São Sebastião.
Portanto, se mais alguém quiser ver Ouro Preto do alto, vale muito mais a pena já ir direto até o Morro São Sebastião.
O local onde está o mirante é pequeno. No dia que fui lá, já era mais ou menos umas 16:30 – 17:00 e tinha apenas um grupinho de quatro senhoras (tirando milhões de selfies como se o mundo fosse acabar amanhã) acompanhadas de um guia.
O taxista que me levou lá me deu uns 10 minutos pra tirar todas as minhas fotos. Me explicou algumas coisas meio gerais da cidade e ainda, me mostrou todas as igrejas e principais localizações lá do alto.
Boa parte delas eu já sabia, pois nos dias anteriores eu já tinha circulado Ouro Preto inteira caminhando, mas mesmo assim, achei legal da parte dele me explicar e apontar todas as atrações.
A impressão que fica é que estamos diante de uma enorme maquete de Ouro Preto. Achei a vista sensacional! Recomendo muito a todos que vão até lá pra ver a cidade do alto.
Como já disse em algum outro post sobre Ouro Preto, os táxis na cidade são tabelados, o que quer dizer que qualquer corrida de taxi pra qualquer lugar dentro dos limites da cidade ficam em 20,00 reais. Fora do limite da cidade o valor pode subir um pouquinho. No meu caso, eu paguei 25,00 reais pelo trajeto (e pelo trabalho excelente de guia desse taxista!). Tem estacionamento e a visita ao mirante é gratuita.
Ahh, o melhor horário pra visitar o mirante é no final da tarde (fui meio sem saber), pois é quando a posição do sol está favorável. Fica a dica!
Para ter acesso ao mirante, é preciso subir a ladeira João de Paiva, no Morro de São Sebastião, um dos mais altos da cidade.
Posts relacionados:
Como ir de Belo Horizonte até as Cidades Históricas de Minas Gerais de ônibus
Lista com todos os posts sobre Ouro Preto
Lista com todos os posts sobre Tiradentes
Lista com todos os posts sobre São João del Rei
Lista com todos os posts sobre Mariana
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Dica legal! Não sabia desse mirante! Vou ter que voltar hahaha!
Oi, Fernanda
Essa dica foi sensacional. Adorei!!! Pensar que eu até cheguei a cogitar de não ir lá, ainda bem que fui!!!
O taxista nem queria me cobrar os 5,00 pila de diferença que ele tinha dito inicialmente caso eu realmente quisesse ir lá. Mas eu fiz questão de pagar, pq realmente, foi uma dica muito boa! Rende fotos sensacionais! Queria ter ido mais perto das 15:00 horas, ai o centro todo iria ficar iluminado com o sol. As fotos teriam ficado muito mais bonitas!
=DD
[…] é um dos mirantes mais bonitos da cidade, e fiquei sabendo dele através desse ótimo post do Contando as Horas, vale a pena […]