Quem for a Berlim e quiser visitar uma atração diferente, algo que fuja um pouco do tema guerras, Muro de Berlim e Hitler, pode incluir no roteiro o Schloss Charlottenburg.
O Castelo de Charlottenburg era a residência de verão dos reis da Prússia em Berlim. Esse palácio foi construído a mando do rei Frederico I da Prússia, como homenagem a sua esposa, Sophie Charlotte.
Esse era o local preferido dos membros da Casa dos Hohenzollern, até que o rei Frederico II, se interessou por uma região no local onde hoje está localizada a cidade de Potsdam e resolveu desde então, passar suas férias de verão no Palácio de Sanssouci (tema para outro post!!).
Estátua equestre do rei Frederico I
Esse palácio está localizado um pouco fora do centro de Berlim. Quem for até lá, vai poder visitar o próprio palácio, os seus jardins e o museu de porcelana Belvedere.
A visita começa pelo palácio, que logo que foi construído era muito menor do que toda a estrutura que vemos hoje em dia. Conforme os diversos reis da Prússia foram passando por ali, cada um aumentava e decorava o palácio a seu gosto.
O palácio é claramente dividido em duas alas, a Ala Antiga (Alte Schloss) e a Ala Nova (Neuer Flügel). Na ala antiga, o que a gente vê ali são salas com decoração de extremo bom gosto. E claro, não dá pra deixar de reparar nos mobiliários de época, nos lustres, porcelanas e coleções de obras de arte que pertenceram a família real da Prússia.
Na minha opinião, uma das salas mais bonitas é a Sala das Porcelanas, que como o próprio nome ja indica, está decorada com peças de porcelana do chão até o teto. Super diferente e muito bonita!
Também gostei bastante de uma sala oval, que fica de frente para os jardins. Os destaques dessa sala são suas paredes espelhadas emolduradas por decoração de ouro e seu lustre.
E as salas da ala mais nova do palácio? Maravilhosas! É nessa ala onde estão os aposentos do rei Frederico II. Essa ala apesar de ser menor, é a parte que tem as salas mais bem decoradas de todo o palácio.
Depois de visitar o palácio, é hora de desbravar os jardins. O Schlossgarten, como ele é chamado, é uma área super bonita e agradável pra caminhar. Lado a lado com o jardim corre o rio Spree, o rio que cruza toda a cidade de Berlim.
Nos jardim também tem um pequeno lago, pontes e lugares super bonitos que rende ótimas fotos!
É nos jardins também onde estão localizados, por exemplo, o Belvedere, que atualmente abriga um museu dedicado as porcelanas. O lugar é pequeno, tem três andares e diversos exemplares de porcelanas em exibição, com destaque para as porcelanas da Königlichen Porzellan-Manufaktur, uma empresa alemã fundada por Frederico II da Prússia, para competir com as porcelanas de Sèvres, Meissen, entre outras que circulavam pelas cortes europeias naquela época.
Dizem que também tem um mausoléu, local onde estão enterrados reis e rainhas da Prússia. A gente acabou não visitando esse lugar, mas quem tiver interesse, fica a dica!
Para ir até lá, a melhor forma é ir de metro. Existem duas estações de metro ali perto, a Sophie-Charlotte-Platz (linha U2) ou a estação Richard-Wagner-Platz (linha U7). Nós optamos por descer na estação Richard-Wagner-Platz, que nós pareceu ser a estação mais próxima a entrada do palácio.
Obs.: O palácio não abre pra visita as segundas-feiras. Quem tiver interesse em fotografar o palácio internamente deve comprar uma permissão que custa 3,00 euros (valor de maio de 2015), além do valor do ticket para visitar o palácio. A visita aos jardins é gratuita, é só entrar por uma das laterais do palácio.
** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Alemanha
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
No dia que eu fui estava tão frio e tão nublado que não deu pra conhecer o jardim de jeito nenhum… Vou ter que voltar!!! hahaha Olha eu querendo aumentar a lista de coisas a fazer em Berlim, só pra ter que voltar imediatamente!! rs
Oi, Fernanda
Guuuriaaa, nem fala! Eu também já to querendo voltar, principalmente agora que as redes sociais estão tomadas por fotos dos mercadinhos de natal, das cores do outono e tudo mais.
Mas não deixa de incluir esse palácio e seus jardins no teu próximo roteiro, vale muito a pena conhecer! =DD
Bom dia Bruna
Se tivesse de escolher por falta de tempo visitava este palácio ou o de Potsdam?
obrigada
Sónia Ramos
Oi, Sonia
Hum. Difícil essa pergunta, mas acho que iria a Potsdam.