Nós chegamos em Manaus em uma segunda-feira ao meio dia e como todo mundo sabe, segunda-feira é o dia mundial das atrações turísticas estarem fechadas. Com isso, a unica opção que nos restou foi conhecer a Praia da Ponta Negra.
Depois do almoço e de dar uma passadinha rápida no supermercado (pra comprar água, bronzeador e repelente), lá fomos nós em direção ao bairro de Ponta Negra, um dos locais mais nobres de Manaus.
A principal atração desse bairro é a Praia da Ponta Negra, considerada a maior praia fluvial de Manaus.
Segundo o que alguns moradores nos contaram, até pouco tempo atrás só era possível ter praia nessa região na época de seca, pois é o período em que as águas do rio Negro baixam e as praias de rio eram formadas. Mas de uns anos pra cá, o povo de Manaus preferiu ter uma praia permanente, independente de ser época de seca ou época das cheias e com isso, foi feito uma obra para que existisse sempre areia na Praia da Ponta Negra.
Contornando o calçadão as margens do rio Negro estão diversos prédios e em uma das extremidades da Praia da Ponta Negra fica o Shopping Ponta Negra (que junto com o Shopping Manauara são considerados os melhores shoppings de Manaus).
O calçadão em si, passou por um processo de revitalização e foi inaugurado um pouco antes da Copa do Mundo.
Além de ser um ótimo lugar pra caminhar, correr ou andar de bicicleta, no calçadão também existem locais pra praticar esportes (como volei de areia, por exemplo).
Tem um anfiteatro para apresentações, usado especialmente em época de grandes comemorações na cidade ou no estado.
Também existem alguns bares e restaurantes. Mas os dois grandes destaques ficam por conta da barraquinha do Açaí (o melhor açaí que comi na Amazônia!) e a barraquinha da Sorveteria Glacial, considerado um dos melhores sorvetes da cidade (tem diversos sorvetes de sabores típicos da Amazônia).
Um dos grandes destaques mesmo dessa região fica por conta dos quatro mirantes que existem ao longo de toda a extensão do calçadão, que proporcionam ótimas visões da Praia da Ponta Negra, do rio Negro e da Ponte do Rio Negro.
Um desses mirantes (que não aparece nessa foto ai em cima) fica bem pertinho da Ponte do Rio Negro, inaugurada em outubro de 2011 e atualmente, considerada a maior ponte estaiada do Brasil, com quase 4 km de extensão. Esse é um dos melhores lugares pra fotografar a ponte!
Vale dizer também que essa ponte veio em boa hora, pois por ela passa a rodovia AM-070, que encurtou as distancias entre Manaus e cidades do outro lado do rio Negro, como Iranduba e Novo Airão.
Infelizmente no dia que estivemos lá, a Praia estava interditada para banho desde o dia 28 de outubro e ficaria assim por mais 45 dias. Motivo? A época da seca, o rio baixou muito e com isso, a profundidade minima considerada segura para banho esta abaixo do ideal. Eu já sabia disso, pq estava acompanhando as noticias de Manaus pela internet, mas mesmo assim resolvemos ir lá pra conhecer.
Quem tiver mais sorte que nós e conseguir pegar a praia aberta, existe postos do corpo de bombeiros espalhado por toda a extensão da praia e eles ficam supervisionando quem está aproveitando as águas quentíssimas do rio Negro.
Apesar dos pesares, o maior motivo de diversas pessoas se reunirem no calçadão todos os finais de tarde é um só: o por do sol. O sol desce dourado sobre o rio Negro…. Coisa de cinema! Espetacular!
E não precisa ter pressa pra apreciar o por do sol, pois essa região fica super movimentada no final da tarde, com diversas pessoas praticando exercicios, algumas sentadas nos banquinhos conversando, outras tomando sorteve ou provando açaí.
Enfim, se estiver em Manaus em uma segunda-feira ou quiser apreciar o por do sol, vá até a Praia da Ponta Negra!
A Praia da Ponta Negra fica a 13 km do centro de Manaus, bem próxima a região onde está o Aeroporto e o Hotel Tropical.
É possível chegar lá de ônibus ou de táxi, nós optamos por ir de táxi. O valor é beeeem carinho, a corrida saiu algo em torno de uns 40,00 reais pra ir e uns 30,00 reais pra voltar (mas esse valor depende muito do horário e do transito), mas valeu muito a pena!
Ah, e ali no calçadão também tem banheiro, mas pra usá-lo é necessário pagar 1,00 real.
Obs.: Um dos taxistas comentou com nos que ali pertinho fica a Avenida do Turismo, uma rua cheia de bares e restaurantes. Apesar de a gente não ter ido nenhum dia, fica a dica!
Posts relacionados:
Próxima viagem: Manaus e Floresta Amazônica
Manaus e Floresta Amazônica: Informações práticas
Dica de hotel em Manaus: Hotel Caesar Business Manaus
Manaus: Onde é melhor se hospedar?
Dica de restaurante em Manaus: Amazônico Peixaria Regional
Manaus: Tour privado para conhecer o Encontro das Águas e muito mais!
Manaus: Reserva Florestal Adolpho Ducke (Museu da Amazônia – Musa e Jardim Botânico)
Um tour pelo Centro Histórico de Manaus (com mapa)
Dica de (outros) restaurantes em Manaus
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020