04.02
2016

Manaus: Bosque da Ciência

Sem querer desanimar ninguém, mas ver animais com tamanha facilidade em Manaus (ou em qualquer lugar do Amazonas) é tão difícil quanto ganhar na mega-sena! Pode parecer estranho, mas é verdade!

DSC_0576

Levando em consideração esse detalhe, é legal incluir no roteiro lugares tipo o Bosque da Ciência, uma área que é um mix de museu + zoológico sob responsabilidade do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, localizado no centro de Manaus. 

DSC_0644

DSC_0643

O lugar é um pouco grande, mas nada exageradamente enooorme e com isso, quem optar por seguir o mapinha, vai conseguir percorrer as principais atrações sem nenhum problema. Nós fizemos isso e foi bem tranquilo. É legal separar pelo menos 1 hora a 1 hora e 30 minutos pra esse passeio.

DSC_0642

A visita começa no tanque onde está uma ariranha sozinha (coitada!)… Ela fica ali indo de um lado pro outro e volta e meia, ela coloca a cabeça ali na grade pra felicidade dos turistas.. A ariranha é um animal encontrado tanto na Amazônia como no Pantanal e acreditem, o animal está ameaçado de extinção.

DSC_0522

DSC_0509

DSC_0505

Logo na sequencia fomos (tentar) ver alguns peixes-boi. No dia que estivemos lá, não conseguimos ver praticamente nada, pois eles estavam num taque suuuper sujo. A unica coisa que fiquei sabendo desses animais é que eles só nascem e se reproduzem ali mesmo nas águas dos rios da Amazônia e por sorte, ainda não está em extinção (mas tá quase lá!).

DSC_0524

DSC_0526

DSC_0531

A próxima atração indicada no mapa é a Casa da Ciência (aproveite pra entrar e se refrescar no ar-condicionado!!!!), uma espécie de museu onde é possivel aprender um pouco mais sobre a maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica. Lá nós conseguimos descobrir algumas curiosidades sobre ela, como:

DSC_0555

– A Floresta Amazônica representa 7% do território de nosso planeta… É muita coisa, hein!!!

– Ali estão 50% de todas as espécies de seres vivos existente nesse nosso mundão!

– Já foi encontrada na floresta uma mosca que mede 5 cm.

– Existem mais ou menos umas 3 mil espécies de peixes na Amazônia

– Um dos dados que mais me impressionou foi que, em apenas uma arvore na Floresta Amazônica foi encontrado mais de 80 espécies de formigas! Dá pra acreditar?

DSC_0547

Lá também é possível ver as diferenças entre os principais tipos de peixes da Amazônia..

DSC_0554

Além de objetos indigenas e um pouco da história do ciclo da borracha…

DSC_0546

Ah.. E claro, não dá pra esquecer que é lá onde está em exibição a maior folha dicotiledônea encontrada na Amazônia, com quase 2 metros de comprimento! Maior que eu, você e praticamente 99% das pessoas que a gente conhece!

DSC_0541

Praticamente em frente ao museu fica a Ilha de Tanimbuca, local onde vão estar diveeeeersas tartarugas-da-amazônia. Algumas ficam dentro do “riozinho” já outras ficam ali tomando um solzinho e interagindo com os turistas.

DSC_0636

DSC_0618

DSC_0606

Eu que adoro tartarugas, fiquei a maior parte do tempo ali! Certeza que fiquei pelo menos uns 40 minutos ali brincando e fotografando elas.

DSC_0565

DSC_0559

DSC_0569

Algumas são bem tranquilinhas, já outras são bem malvadas e se a gente der mole, elas mordem mesmo.

DSC_0612

DSC_0626

DSC_0624

Nessa área também tem uma maloca, onde fica uma lojinha de artesanato..

DSC_0574

E logo na sequencia vem a trilha suspensa em meio a Floresta (o melhor lugar para ver as árvores Tanimbuca que chegam a medir mais de 30 metros de altura!)… que nada mais é do que percorrer um trajeto sobre uma passarela que nós leva a um pequeno lago (meio abandonado!) e a outros tanques onde estão outros animais.

DSC_0575

DSC_0582

DSC_0587

DSC_0590

Nos tanques estão algumas espécies de jacarés, como o jacaré-açú (pode chegar a 5 metros de comprimento!!!) e o jacaré-tinga (o menorzinho deles, pode chegar a “apenas” 2 metros de comprimento!). Infelizmente no dia que estivemos lá, eles não estavam querendo socializar e a unica coisa que conseguimos ver foi os olhos do jacaré-açú!!!

DSC_0595

DSC_0596

Na trilha da volta, nos passamos por uma área onde tinham mais algumas tartarugas e peixes poraquê (os famosos peixes-elétricos) e abelhas.

DSC_0605

No geral, eu achei o lugar legal, mas sai um pouco decepcionada da visita, principalmente pq os únicos animais que a gente conseguiu ver foram a ariranha e as tartarugas-da-amazônia, tirando isso, todos os outros bichos estavam em tanques com águas muito “sujas”. Talvez a gente não tenha tido muita sorte!

DSC_0536

Pra ir até lá, existe a possibilidade de ir de ônibus ou táxi. Nós preferimos ir de táxi. Do hotel onde a gente estava hospedado até lá, nós gastamos 27,00 reais. Abre todos os dias, exceto as segundas-feiras. Valor de 10,00 reais.

DSC_0588

* Precisando de hospedagem no Amazonas? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Próxima viagem: Manaus e Floresta Amazônica

Manaus e Floresta Amazônica: Informações práticas

Dica de hotel em Manaus: Hotel Caesar Business Manaus

Manaus: Onde é melhor se hospedar?

Praia da Ponta Negra, a maior praia fluvial de Manaus

Dica de restaurante em Manaus: Amazônico Peixaria Regional

Manaus: Tour privado para conhecer o Encontro das Águas e muito mais!

Manaus: Reserva Florestal Adolpho Ducke (Museu da Amazônia – Musa e Jardim Botânico)

Um tour pelo Centro Histórico de Manaus (com mapa)

Dica de (outros) restaurantes em Manaus

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Amazonas, Brasil, Manaus - , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas