26.06
2016

Eu, você e o Reino Unido fora da União Européia

Caso ainda exista alguma pessoa nesse mundo que ainda não saiba, eu aviso: dia 23 de junho, ultima quinta-feira, o Reino Unido votou para decidir se ficava ou saia da União Européia. O resultado foi apertado, mas 51,9% dos britânicos optaram por sair da União Européia. Já entre os escoceses, 62% votaram para permanecer.

Mas e o que isso quer dizer? O Reino Unido está literalmente dividido sobre o assunto. Enquanto a Inglaterra e Gales votaram em peso pra sair da UE, a Escócia e a Irlanda do Norte votaram para ficar.

Leave x Remain

Foto retirada do jornal espanhol El País

Obviamente, qualquer pessoa sensata sabe que, tanto o “Leave” como o “Remain” na União Européia, tinham o seu lado bom e o seu lado ruim. Mas aqui nesse post eu não vou entrar no mérito político da coisa, afinal, esse não é o objetivo.

Eu já morei em Edimburgo por quase 2 anos, vi de perto como são os escoceses e a Escócia, visitei todos os países membros, estive apenas 1 vez no País de Gales e 1 vez na Irlanda do Norte, mas viajei diversas vezes (muitas mesmo!) pra Inglaterra. 

Sempre me senti muuuito a vontade la (apesar do sotaque escocês ser uma desgraça hehehe), sério mesmo, nunca passei por nenhuma situação de preconceito ou qualquer coisa do tipo por ser brasileira ou por ser estrangeira. Muito pelo contrario, sempre tive boas experiências e boas conversas sobre qualquer coisa relacionada a esse assunto. A imigração foi um dos principais assuntos desse referendo. Literalmente fizeram todo um terrorismo em cima dessa questão, seja a favor ou contra.

Mas pq eu to falando disso?

Pq desde quinta-feira, dia que aconteceu a votação, li muita coisa por ai. Li opiniões a favor de sair da União Européia, li muuuita coisa sobre quem era contra. Depois do resultado então, li muitas opiniões precipitadas sobre o resultado em si e também, sobre o que se esperava desse resultado e sobre o que ainda pode acontecer baseado nesse resultado.

Antes de qualquer coisa, isso foi um referendo. A opinião dos britânicos foi ouvida. Mas o parlamento da Irlanda do Norte, da Escócia e o Parlamento Britânico precisam aprovar ou vetar essa decisão. Além disso, ainda existe todo um período de negociação com a União Européia, período esse, que pode levar até 2 anos.

Até lá, nada muda! Nada muda mesmo! E para eu ou você que somos turistas, nada muda também, ao menos por enquanto.

Quem ja viajou pelo menos uma vez pra Europa já ouviu falar na União Européia, deve saber que existem regras para países membros e deve saber que o Reino Unido, apesar de membro, sempre foi diferente. Explico.

O Reino Unido faz parte da União Européia, mas “não comprou” a idéia totalmente. Tanto que não adotou o euro como moeda oficial, por exemplo. Também não aderiu ao Espaço Schengen, que abre as fronteiras para que todo mundo tenha livre acesso ao país.

Pra ilustrar essa situação: Quem viaja a Europa e tem Portugal, França, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha (países que tem voo direto partindo do Brasil) como primeiro destino, não passará mais por imigração para se deslocar por outros países vizinhos, certo? O mesmo não acontece se caso vc resolver ir para o Reino Unido. Não importa o lugar que você tenha chegado na UE, se resolver ir para o Reino Unido, sempre passará na imigração.

Se alguém já reparou no mapa de países membros da União Européia, vai perceber que 4 países se destacam: a Suíça, o Liechtenstein, a Noruega e a Islândia. Todos tem situações de participação (ou não) especial no bloco. Talvez agora, o Reino Unido faça parte desse grupo, ou ainda, pode ser que o Reino Unido se relacione com o bloco com outras condições. Ninguém sabe!

Ainda é muito cedo pra se desesperar ou dizer isso ou aquilo. Esse post foi escrito apenas pra dizer que, turisticamente falando, não muda nada para os turistas que vão ao Reino Unido, ao menos durante esses 2 anos de negociação. Afinal, a moeda do Reino Unido é a libra e o pais também nunca fez parte do Acordo de Schengen.

A única coisa “boa” até agora, especialmente pra nós brasileiros, é que a libra caiu da casa do 5,00 – 6,00 reais para 4,40 – 4,60 reais.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos! Afinal, a Escócia quer um novo referendo de Independência e …. Ih, essa história louca está só começando!

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Posts relacionados:

Referendo 2014: A Escócia deveria ser um país independente?

O Referendo da Escócia em fotos (Sim! Eu estava lá nesse dia!)

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brexit, Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "Eu, você e o Reino Unido fora da União Européia"
  1. fonte   26/06/16 • 19h44

    me desculpe a correcao,mas nenhum dos paises mencionados fazem parte da “comunidade europeia”.

    • Contando as Horas   27/06/16 • 00h13

      Oi!!

      Foi o que eu disse no texto.. “Todos tem situações de participação (ou não) especial no bloco”. Eu não quis entrar em todos os méritos da relação entre países europeus e União Européia, mas algumas questões relacionada a relação desses países (e agora, mais o Reino Unido) é diferente em diversos acordos e questões especificas. Enfim, foi isso que me referi no texto.

  2. Alice   12/07/16 • 12h50

    Oi Bruna!
    Adorei o post. Quando saiu o resultado fiquei um pouco assustada, pois estou preparando minha mudança pra Escócia. Sei que pra turista não muda nada, mas eu com passaporte europeu, será que consigo ainda me mudar pra lá antes da decisão final? Fiquei bem apreensiva.

    PS: vc escreveu “encima”, o correto é “em cima”

    BJs!!

    • Contando as Horas   12/07/16 • 13h05

      Oi, Alice

      Sim, sem problema. Acho que pelos próximos anos, nada vai mudar. Ontem assumiu a nova primeira-ministra britânica, pelo visto ela que vai iniciar as negociações (que podem literalmente levar anos).

      Minha mãe costuma me avisar dos erros nos posts, mas acho que ela ainda não leu esse aqui. Depois que eu escrevo, posso ler mil vezes que não acho erro algum. Em compensação, se vou ler semanas ou meses depois, acho milhões de erros (de digitação, concordância, de português, entre outros) hehehe Obrigada por avisar, vou arrumar! =D

  3. Lidiane   31/10/16 • 18h31

    Oi Bruna! Em abril viajarei para a Escócia, suas dicas estão sendo de grande utilidade para organizar meu roteiro!!! Parabéns pelo Blog!!!! Bjs

    • Contando as Horas   02/11/16 • 16h44

      Oi, Lidiane

      Muito obrigada pelo comentário, fico muito feliz! Obrigada pela visita aqui no blog! Qqer coisa que precisar é só me escrever!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas