Uma das épocas mais bonitas pra visitar Curitiba é agora no início do mês de julho, que é quando começa a florada das cerejeiras na cidade.
A flor de cerejeira, também conhecida como Sakura, é uma flor de origem asiática. Ela é considerada a flor nacional do Japão. Lá do outro lado do mundo, o ato de contemplar as cerejeiras tem até um nome: Hanami.
Por falar em Japão, os exemplares de cerejeiras que vemos espalhadas pela cidade foram trazidas por imigrantes japoneses a cidade, afinal, a comunidade japonesa tem uma grande presença aqui no Paraná.
Eu não entendo muito de tipos e variedades de planta nenhuma, mas qualquer leigo no assunto vai perceber facilmente que existem dois tipos de cerejeiras aqui em Curitiba: árvores com as flores rosa clarinho (Prunus Serrulata) e árvores com flores rosa pink (Prunus campanulata). Ambas são muito bonitas, mas a minha preferida ainda são as árvores com rosa clarinho!
Teoricamente o inicio da floração deveria ser no final do inverno – inicio da primavera, mas aqui em Curitiba, a florada geralmente começa logo nas primeiras semanas do inverno (primeira e segunda semana de julho).
Quem pretende ver as cerejeiras no seu melhor estado, precisa ficar ligado, pois a floração dura pouquíssimo tempo, algo em torno de 1 semana a 10 dias, no máximo.
Mas e você deve estar se perguntando.. Afinal, onde dá pra ver as cerejeiras? Na cidade toda! É sério! Mas aqui nesse post vou listar alguns lugares:
→ Calçadão da rua XV de Novembro
As cerejeiras estão presentes em um pequeno trecho do calçadão, localizado entre as ruas Av Marechal Floriano Peixoto e Rua Barão do Rio Branco, na altura onde estão a Lojas Marisa e a Renner.
→ Outras ruas
Eu já vi cerejeiras em diversas ruas espalhadas pela cidade, como por exemplo: Av. Visconde de Guarapuava, Av Sete de Setembro, Rua Mateus Leme (aqui tem uma ou duas quadras onde as árvores estão uma ao lado da outra), Alameda Dom Pedro II, na Rua Martin Afonso (perto da Praça 29 de Março), entre outros lugares.
→ Jardim Botânico
Entre o estacionamento e os arcos do portal de entrada existe um corredor com diversas árvores dos dois tipos de cerejeiras.
→ Praça do Japão
Existe umas 5 ou 6 árvores de cerejeiras espalhadas pela praça, a maioria das árvores são das cerejeiras de cor pink.
→ Parque Tanguá
Existem vááárias árvores localizadas logo no inicio do parque, perto do pórtico e da escadaria de acesso. Na semana que elas estavam no auge da floração, eu passei por ali no final de tarde, mas fiquei com medo de desembarcar e o ônibus da Linha Turismo demorar muito pra passar novamente. Fiquei de voltar no dia seguinte, mas não fui. Resultado, uma semana depois quando passei por ali, não restava mais nada.
→ Centro Cívico
Perto da Prefeitura, do Palácio Iguaçú (sede do governo do estado) e do Museu Oscar Niemeyer existem algumas árvores de cerejeiras.
Certamente devem existir cerejeiras em outros lugares da cidade, mas conforme eu for vendo (ou fotografando, quando possível), eu atualizo esse post!
Quem quiser ver mais fotos das cerejeiras aqui em Curitiba, eu recomendo os posts dos blogs Matraqueando e Preciso Viajar.
Posts relacionados:
Roteiro de 2 dias em Curitiba (com mapa)
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
[…] saber mais sobre as cerejeiras de Curitiba então vejam esse e esse […]
Olá Bruna, acabei de conhecer seu blog, através do post sobre as Cerejeiras no Viajoteca (também estou participando do post rs).
Adorei suas dicas! Estive em Curitiba uma única vez e preciso voltar, pois a lista de lugares e coisas para fazer lá só aumenta rs
bjs e ótimo final de semana
Oi, Simone
Lindo aquele post, né? Dá vontade de pegar um avião e ir parando em todos aqueles lugars! haha :D
Não conhecia teu blog, vou dar uma olhada!! Obrigada pela visita!
Sério que não tem uma árvore florida até dia pelo dia 02 de junho ? Vou chorar
Oi, Susan
Não! Junho ainda é muito cedo. Só em julho mesmo.
Moça sou de joinville e queria ir pra fotografar, que dia mais ou menos começa a florescer? Tem algum aviso que é emitido pelas midias pra eu saber quando ir?
Oi, Mikan
Normalmente vc pode acompanhar os jornais, tipo Gazeta do Povo ou dar uma olhada nas # relacionadas a Curitiba nas redes sociais. Mas geralmente é na primeira ou segunda semana de julho.