O Vale dos Vinhedos tem paisagens espetaculares. Entre todas elas, uma se destaca, o local onde está localizado o Hotel & SPA do Vinho Autograph Collection. Imagine um hotel localizado no alto de uma colina rodeado de vinhedos. Imaginou? Sem exageros, parece cenário de filme!
O meu roteiro pela Serra Gaúcha teve duração de 9 dias, sendo que 5 deles eu optei por me hospedar literalmente no Vale dos Vinhedos. Dividi a minha hospedagem em 2 partes: 3 dias no Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection e os outros 2 dias na Pousada Villa Valduga (tema para outro post).
Eu cheguei no hotel em um momento tumultuado, diversas pessoas fazendo check-in/check-out. Enquanto aguardava minha vez de ser atendida, fui recepcionada com uma taça de espumante. Por sorte não precisei esperar tanto e logo consegui as chaves para subir para o quarto.
Esse hotel pertence a rede de hotéis Autograph Collection, que faz parte do grupo Marriott. O hotel é relativamente novo, foi inaugurado em abril de 2007. Tem 128 quartos, sendo 104 apartamentos e 24 suítes, distribuídos em 7 andares.
Eu optei por me hospedar em um dos apartamentos. O quarto que eu reservei tinha uma decoração bem clássica, era beeem espaçoso (27 metros quadrados), a configuração dele era com duas camas de solteiro, um sofázinho, uma mesa, ar-condicionado, tv lcd, cofre e minibar.
Se o quarto era grande, o banheiro tinha tamanho bem ok, não era minusculo, mas definitivamente não era muito espaçoso. O chuveiro era excelente. Os produtos de higiene são da linha do próprio hotel, SPA do Vinho.
A vista do meu quarto era de frente para os vinhedos. Achei super bonita!
O grande destaque do hotel é o seu SPA, o SPA do Vinho Caudalie Vinothérapie, considerado o primeiro desse tipo aqui no Brasil. Como o próprio nome já indica, todos os produtos usados são da marca francesa Caudalie. Eu uso diariamente alguns produtos dessa marca (cremes, esfoliante e protetor labial) e gosto bastante.
Pra quem se interessar, existem diversos tipos de tratamentos que podem ser feitos, mas é necessário se programar e reservar com antecedência. O SPA não é de uso exclusivo dos hospedes, qualquer pessoa pode frequentar.
Como eu não sabia desse detalhe, logo no primeiro dia de hospedagem eu fui ver como funcionava todo esse esquema. Infelizmente não consegui aproveitar o tempo para fazer nenhum tratamento, pq todos os melhores horários já estavam reservados. Mas enfim… o jeito foi me conformar!
Já que não poderia frequentar o SPA, resolvi dar uma volta pra fazer um reconhecimento da região. Caminhei pelos vinhedos, tirei muitas fotos e no final da tarde, queria ir a piscina. Ai veio a segunda surpresa. Quando fui colocar o biquini e pegar o roupão… Cade o roupão? Desci na recepção e a atendente disse que somente os hospedes que fossem fazer algum tratamento no SPA receberiam os roupões. Eu não tinha levado nenhuma saída de praia, afinal, eu não pretendia ficar o dia todo de bobeira na piscina, mas apenas queria aproveitar um pouco o final de tarde. Ok! Nessa hora eu já estava um pouco decepcionada com tudo.
Quem não conseguir horário no spa, não quiser ir na piscina ao ar livre, o hotel tem academia, quadra de tênis e ainda, tem um programa com atividades com horários pré-estabelecidos (caminhadas, ioga e tal). Quem quiser participar, é só aparecer na recepção no horário marcado.
Tirando isso.. O que me restou então?? Conhecer os restaurantes do hotel. Existem dois restaurantes, o Leopoldina e o Bistro Sabrage.
O Bistro Sabrage e o Leopoldina ficam no mesmo ambiente, sendo que o bistro fica um pouco antes do restaurante. O ambiente é bem informal, com mesinhas menores, mesas normais, sofás e tal. Um bar divide os dois ambientes. E no fundo, com vista dos vinhedos e da vinicola Miolo, fica o Restaurante Leopoldina.
O Bistro Sabrage tem um cardápio mais enxuto, serve lanches rápidos e tem alguns pratos mais elaborados. Como eu almocei e jantei ali todos os dias, pude provar diversos pratos diferentes. Gostei bastante do salmão com legumes e castanhas, das bruschettas, sopa de capeletti e do creme brule. Provei alguns vinhos da região (mas no menu também existem vinhos internacionais). Aproveitei pra pedir uma taça em todas as refeições e assim, pude provar vários.
O café da manhã, que está incluído na diária, é servido no Restaurante Leopoldina. Eu não tenho costume de tomar café da manhã, mas como os passeios começavam cedo e sempre tinha alguma degustação de vinho incluída, achei mais conveniente comer alguma coisinha.
O café da manhã é dividido em 3: no balcão do bar ficam os iogurtes, frutas e tal, existe outra mesa com diversas opções de frios, queijos, bolos, pães, entre outros e os pratos quentes são pedidos na mesa diretamente com o garçom, assim como as bebidas (chá, café, sucos e até espumante). Gostei bastante dos bolinhos (cada dia tinham vários diferentes) e de um iogurte com frutas servido em uma taça (numa taça de vinho, sabe?) que era excelente (todos os dias peguei pelo menos 2 dessas tacinhas)!
Ah, e antes que eu me esqueça.. O hotel oferece internet wifi gratuita e funciona super bem em toda a área do hotel.
E por fim… eu não poderia terminar esse post sem falar da vista que o hotel oferece. Dá pra ver os vinhedos, a vinícola Miolo e até a cidade de Bento Gonçalves. Isso sem falar do por do sol.. Sensacional!
Bento Gonçalves
Minha opinião: O local onde o hotel está situado é sensacional. O hotel em si é muito bom, os quartos são ótimos e o restaurante é excelente. Acho que o funcionamento do SPA deveria ser melhor explicado no ato da reserva, afinal, eu fui durante os meses de férias de verão, não sei se o hotel estava lotado ou não, mas tinha muita gente lá. Não consegui aproveitar o SPA e nem a piscina. Também sugiro que durante o check-in os funcionários expliquem / apresentem o hotel. Não sei se foi pq eu cheguei em um momento meio tumultuado, mas fiquei meio sem saber onde era cada coisa. Não sabia onde ficava o Bistro (achei que o bistro e o restaurante ficassem em lugares distintos), não sabia onde era o spa, nem como conseguir o acesso a piscina. Tudo isso tive que perguntar pra garçonete, que foi super simpática e me explicou tudo. O hotel é praticamente uma atração turística, não vejo nada de mal nisso, mas eu particularmente não me senti muito a vontade cada vez que ia entrar no hotel e alguém me perguntava se eu estava hospedada ali pra me deixar entrar em algum lugar.
O Hotel & SPA do Vinho Autograph Collection fica na RS-444, Km 21 bem em frente a Vinícola Miolo, é só atravessar a rua. Fica a 20 minutos de carro do centro de Bento Gonçalves.
** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando hotel em Bento Gonçalves através do site Booking, para iniciar as pesquisas, é só clicar aqui -> Reservar hotel em Bento Gonçalves. Obrigada!!! **
** Importante: Ao reservar um hotel através de um link do site Booking aqui nesse post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas. **
** Não sabe como utilizar o site do Booking? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um hotel. **
Posts relacionados:
Serra Gaúcha sem carro: Sim, é possível!
Todos os posts sobre Bento Gonçalves
Todos os posts sobre Garibaldi
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Olá!
Adorei o seu roteiro pela Serra Gaúcha teve duração de 9 dias, sendo que 5 deles eu optei por me hospedar literalmente no Vale dos Vinhedos. Dividi a minha hospedagem em 2 partes: 3 dias no Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection e os outros 2 dias na Pousada Villa Valduga (tema para outro post).
Poderia compartilhar comigo o investimento (r$ total) realizado?!
grata
Oi, Gilza
Hummm.. Infelizmente nao lembro mais! Mas se vc entrar em cada um dos sites, vc consegue o preço atualizado das hospedagens.