18.07
2016

Vale dos Vinhedos: Vinícolas Miolo, Lidio Carraro e Cave de Pedra

Na primeira parte da viagem a região de Bento Gonçalves, eu fiquei hospedada no Hotel & SPA do Vinho Autograph Collection (para ver o post, clique aqui), localizado bem no meio do Vale dos Vinhedos.

Miolo 00

Quem se hospeda nesse hotel, tem algumas opções de vinícolas ali pertinho, que podem ser facilmente alcançadas a pé, como por exemplo: 

Vinícola Miolo

A Miolo é a maior fabricante de vinhos do Brasil e obviamente, é uma das vinícolas brasileiras mais conhecidas e uma das mais visitadas no Vale dos Vinhedos.

Miolo 9

Miolo 8

Miolo 7

Miolo 5

Existem dois tipos de visitas: tour e mini curso de degustação. Eu optei por fazer o tour apenas (pois faria um mini curso de degustação na Casa Valduga).

Miolo 4

Miolo 3

Ao chegar na Miolo, é necessário se identificar na portaria e depois seguir até a recepção. A recepção fica ao lado da loja, não tem erro. É só deixar o nome e quantas pessoas vão fazer o tour, que a funcionária vai dizer qual é o horário do próximo tour. Quem quiser, pode aguardar ali mesmo na recepção ou pode aproveitar pra conhecer os jardins da vinícola, que ficam logo atras desse prédio da recepção. Foi isso que eu fiz. Os jardins são bem bonitos, tem um lago (com peixes) e rende boas fotos.

Miolo 2

Miolo 11

A visita começa no Lote 43, o primeiro pedaço de terra comprado por Giuseppe Miolo. Nessa área estão plantadas diversos tipos de uva e é a parte mais nobre de toda a vinícola. Depois de algumas explicações sobre a história e particularidades de cada uva e cultivo, seguimos para a fabrica, onde podemos ver os tanques onde os vinhos estão sendo produzidos e para as caves, onde os vinhos ficam armazenados em barris de carvalho e/ou já prontos para consumo nas garrafas.

Miolo 1

Por fim, vamos a sala de degustação, onde podemos provar três tipos de produtos produzidos na vinícola: vinho branco, vinho tinto e espumante. No final da visita, quem se interessar, pode ir ate a lojinha comprar vinhos e produtos relacionados.

Miolo 12

Visita: Como já mencionei, existem 2 tipos de visita: o tour e o mini curso de degustação. Eu optei por fazer o tour, que não precisa de agendamento antecipado. Abre todos os dias, as visitas acontecem a cada 1 hora e tem duração de 1 hora. A degustação está incluída no final da visita. Valor de 20,00 reais, mas pra quem está hospedado no Hotel SPA do Vinho, é gratuito (a gente recebe um voucher na hora do check-in).

Miolo 6

Miolo 14

Localização: A vinícola fica na RS-444, km 21 literalmente em frente ao Hotel SPA do Vinho e a uns 20 minutos de carro a partir do centro de Bento Gonçalves.

Miolo 13

Vinícola Miolo vista do Hotel Spa do Vinho

Vinícola Lidio Carraro

Considerada a primeira Vinícola Boutique brasileira, ficou bem conhecida por ter sido escolhida para elaborar os vinhos oficiais da Copa do Mundo de 2014 que aconteceu aqui no Brasil.

ld 2

A visita é um pouco diferente das outras visitas que fiz nas vinícolas do Vale dos Vinhedos, isso pq a gente não visita o local de produção, nem as caves, nada disso. A visita nada mais é do que apenas uma apresentação da vinícola e dos seus vinhos, que acontece na casa da família Carraro mesmo.

ld 1

O grande destaque da vinícola ficam por conta dos vinhos da linha Faces, que foram elaborados pra Copa do Mundo. Foram feitas 3 versões diferentes: um vinho branco, um tinto e um rosé.

ld 3

ld 4

Além de ouvir um pouco da história e do processo de elaboração, dá pra degustar e comprar os vinhos.

Dois grandes destaques no modo de produção desses vinhos são: a mistura de cortes de uvas de diferentes temporadas e o processo de envelhecimento que acontece dentro de tanques de aço inox (e não nos barris de madeira).

ld 5

Visita: Abre todos os dias. A visita é relativamente rápida, coisa de uns 30 a 40 minutos, dependendo muito do grau de interesse, número de pessoas e curiosidade sobre o assunto. No final tem a degustação. É gratuita. Dá pra comprar vinhos lá, os preços são mais baratos. Precisa agendar visita. Quem se hospeda no Hotel Spa do Vinho ganha um voucher de desconto e não precisa agendar a visita, é só chegar lá na recepção e começar a visita.

ld 6

Localização: A vinícola fica na RS-444, km 21. Está localizada ao lado da Vinícola Miolo e pertíssimo da Cave de Pedra.

ld 7

Vinhos da Lidio Carraro para degustar

Vinícola Cave de Pedra

Seguindo o trajeto, um pouquinho mais adiante fica a Vinícola Cave de Pedra. Essa vinícola chama atenção por parecer um castelo medieval (totalmente construído em pedra basalto) bem no meio do Vale dos Vinhedos. Essa vinícola é pequena e com isso, tem produção limitada. Dizem que os destaques são os espumantes e os vinhos Merlot e Cabernet Sauvignon.

cp 1

Chegando na recepção é só aguardar o próximo tour. O tour é guiado e passa pelo interior e torres do castelo (de onde se tem uma boa vista de toda a região), passa pelas caves subterrâneas e pelos vinhedos. No final da visita também tem degustação de vinhos brancos, tintos e espumantes.

cp 3

Visita: O tour dura 1 hora. Valor de 30,00 reais (ganha uma taça de vinho personalizada).

cp 2

Localização: A vinícola fica na RS-444, km 22. Passando o Hotel SPA do Vinho, a Miolo, a Lidio Carraro, ela é a próxima vinícola.

cp 4

Posts relacionados:

Próxima viagem: Serra Gaúcha

Serra Gaúcha sem carro: Sim, é possível!

Todos os posts sobre Gramado

Todos os posts sobre Canela

Todos os posts sobre Bento Gonçalves

Todos os posts sobre Garibaldi

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bento Gonçalves, Brasil, Rio Grande do Sul - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
3 meses em Portugal. 😄
.
Semana passada, pela primeira vez, enquanto esperava o sinal fechar para poder atravessar a rua, me dei conta que estava há algum tempo andando com a bolsa meio aberta pendurada no ombro e celular (telemóvel) na mão.
.
Não sei se essa foi a primeira vez que andei tranquilamente, sem medo de ser assaltada (só quem ja foi assaltado sabe o pânico que da nesse momento - ja fui assaltada 3x), mas fiquei muito feliz de ter percebido que aqui não preciso me preocupar taaanto com isso.
.
Nunca imaginei que já iria estar “vivendo assim” em tão pouco tempo.
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #liberdade #vidaemportugal
Verão, estamos te esperando!!😅
⛱👙☀️
.
Lisboa fica perto de varias praias, muitas delas acessíveis de transporte publico.
.
Pra quem vem morar aqui, o cartão Navegante metropolitano custa 40,00 euros/mes (tem a versão municipal também, custa 30,00 euros/mes) e da acesso ao metro, ônibus (autocarro) e trem (comboio) em toda a região. Super facil ir a qualquer lugar nas redondezas!!
.
📍Praia do Guincho, Portugal 🇵🇹
.
#praiadoguincho #cascais #lisboa #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #praia #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Junho é o mês das Festas dos Santos Populares em Portugal.
.
13/06 Dia de Santo Antonio
24/06 Dia de São João
29/06 Dia de São Pedro (hoje!)
.
Aqui em Lisboa (Festas de Lisboa), pelo que pude ver, a parte mais historica e tradicional da cidade fica toda enfeitada, com varias barraquinhas vendendo comidas e bebidas típicas, e ainda acontecem alguns desfiles e procissões.
.
Quem quiser vir a Portugal em uma época super animada e com temperaturas bem amenas, junho parece ser a melhor opção!
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#santospopulares #festasdelisboa #diadesantoantonio #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #lisboa_pt #amoviajar
Hoje faz 2 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹🇵🇹
.
Ao mesmo tempo que parece que ja fiz muita coisa, cada vez que vou ao contador (contabilista) descubro mais coisas que precisam ser feitas. 😅😅
.
Na foto: Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa. ✔️
.
📍Cabo da Roca, Portugal 🇵🇹
.
#cabodaroca #caperoca #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Quase completando dois meses que estou aqui em Portugal. 😲😅
.
Algumas pessoas me pediram para falar sobre outros assuntos além de viagens (inclusive, pra que eu aparecesse mais por aqui também 😳😅).
.
Ao poucos vou tentar começar a falar sobre outras coisas, como por exemplo, as burocracias para morar aqui, como alugar apartamento, preço de móveis, dicas gerais (me pediram dicas.. mas nao sei exatamente sobre o que falar hehehe). Se alguém tiver alguma sugestão, curiosidade ou dica (hahaha).. Me manda?!? 😁
.
Ahh! Pra quem gostou/pediu sobre o colar e o anel, eles são da Morana e da Pandora, respectivamente.
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #selfie #lisboa_pt #amoviajar #moraremportugal
Nunca tinha vindo a Portugal na primavera.. Lisboa está lindíssima toda florida! 💜💜
.
Obs.: O que a gnt não faz por uma foto? Parei no meio de um cruzamento de quatro ruas e por pouco não fui quase atropelada. 😅
.
Hoje completou 1 mes que estou aqui em Portugal! 😲☺️
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #jacarandas #praçadorossio #lisboaportugal #lisbonportugal  #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #primavera #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #lisboa_pt #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal
Contando as Horas