Quem vem a Curitiba, com certeza vai acabar visitando algum parque da cidade. Existem vários parques legais, mas se puder incluir no roteiro uma paradinha no Parque Tingui, local onde está localizado o Memorial Ucraniano, faça isso!
Esse memorial é recente, foi inaugurado em 1995, ano em que foi celebrado o centenário de chegada dos imigrantes ucranianos ao Brasil. Curitiba tem uma forte presença desses imigrantes (assim como imigrantes poloneses, japoneses, entre outros), então nada mais justo do que essa homenagem.
A melhor forma de ir até lá é com o ônibus da Linha Turismo. Já de dentro do ônibus mesmo a gente consegue ver todas as atrações do Memorial Ucraniano.
** Quem quiser ver o post sobre a Linha Turismo, é só clicar aqui -> Como andar no ônibus Linha Turismo de Curitiba.
O complexo tem 6 atrações principais:
Existe um portal de madeira na entrada, dando as boas vindas aos turistas.
Reto com esse portal fica a Igreja de São Miguel Arcanjo, réplica da igreja original, localizada em Marechal Mallet, uma cidade do interior do Paraná. Essa igreja tem estilo bizantino, tradicional em igrejas ortodoxas eslavas. Apesar de não ter função religiosa, no local é possível saber mais sobre a cultura ucraniana, além de ver algumas exposições de pêssankas (ovos pintados a mão) e ícones religiosos (o equivalente as estátuas de santos nas igrejas católicas).
Em frente a igreja fica uma cruz vazada, que homenageia as vitimas do Holodomor, o Genocídio Ucraniano, onde milhares de ucranianos morreram de fome durante esse período. Dizem que essa cruz é uma réplica da original, localizada em Kiev, a capital da Ucrânia.
No lado esquerdo da igreja fica um campanário, de onde se pode ter uma vista de outra perspectiva do parque.
Logo atras fica uma pêssanka gigante, obra do artista Jorge Seratiuk. Super bonita!
E por fim, no lado direito da igreja fica uma replica de uma construção típica ucraniana, uma casa onde fica uma lojinha vendendo produtos típicos, artesanatos e souvenirs.
Não deixe de reparar que todas essas atrações são feitas de madeira encaixada, típicos da arquitetura ucraniana.
Em resumo, é isso! A visita é relativamente rápida, coisa de no máximo 1 hora, não mais que isso. Ao menos foi esse o tempo que eu levei pra conhecer tudo.
O Memorial Ucraniano fica na rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, dentro do Parque Tingui. Quem for com a Linha Turismo, o ponto de ônibus fica bem em frente, é só atravessar a rua. Importante: Se não quiser caminhar pelo Parque Tingui, desça exatamente na parada “Memorial Ucraniano”. Entrada é gratuita.
Posts relacionados:
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
11/04/2018-Hoje e Terca-Feira. Eu estou com vontade de conhecer a Cidade de Curitiba. A Cidade e maravilhosa. Melhor do que a Capital de Sao Paulo. Eu quero ver a Catedral a Boca Maldita o Parque Tangua Museu Oscar Niemeyer Bosque do Alemao tambem quero ver a Torre que tem 109,5 metros de altura Opera de Arame e em geral passear por la. E andar com o onibus turistico. Eu acho que da para fazer tudo isso em 2 dias para ver tudo. Meu telefone para contacto e 43-9645-4870. E da Tim. Eu moro em Londrina no centro da cidade. Por em quanto e so. Lembrancas e Abracos do Roberto Popper
Oi, Roberto
Em dois dias consegue visitar esses lugares, sim.
Esse lugar é lindo! Uma pena que o dia que você foi não estava florido. Fui em abril e estava coberto de flores! Um espetáculo.
Oi, Guilherme
Verdade! Já vi fotos com flores, realmente, muito bonito. Obrigada pela visita aqui no blog!