A Rua XV de Novembro (também conhecida por Rua das Flores) é uma das principais ruas de comércio do centro de Curitiba.
A parte mais turística da rua, basicamente vai da Praça Osório até a Praça Santos Andrade, chegando a ter um pouco mais de 3 km de extensão.
Antigamente essa rua se chamava rua da Imperatriz, uma homenagem a Imperatriz Thereza Cristina, esposa de Dom Pedro II. Mas isso durou pouco tempo, até a Proclamação da Republica e a visita de Dom Pedro II e toda a corte a cidade durante o século 19, quando o nome da rua foi alterado para o atual.
Essa rua é um calçadão para pedestres, com muitos casarões antigos, onde alguns foram transformados em lojas e restaurantes.
Ainda é possível ver nessa rua diversos artistas (músicos, homens/estátuas, caricaturistas, entre outros).
Na parte mais próxima a Praça Osório é onde fica a Boca Maldita, local onde diversas pessoas se reunem pra conversar e discutir assuntos do momento.
Um pouquinho mais adiante fica a Galeria Tijucas considerada uma das primeiras galerias comerciais de Curitiba, e inclusive, chegou a ser um dos prédios mais alto no centro da cidade.
Seguindo o passeio, mas no outro lado do calçadão, fica o Palácio Avenida, famoso por ser o local onde acontece uma das apresentações de Natal mais famosas do Brasil.
Praticamente em frente fica o Bondinho da XV, também conhecido por Bondinho da Leitura, local onde fica uma mini-biblioteca administrada pela Fundação Cultural de Curitiba.
Daqui em diante, repare nos casarões antigos e coloridos que abrigam diversas lojas. Quem quiser incluir no roteiro a visita ao dois lugares mais antigos dessa rua que ainda estão em funcionamento, deve visitar a Casa das Canetas (do lado da C&A) e a Confeitaria das Famílias (tem toldo verde e fica em frente a Riachuelo).
E por fim, esse trecho mais comercial da rua termina na Praça Santos Andrade, onde está localizado a Universidade Federal do Paraná, a primeira universidade do Brasil e no outro lado da praça, o Teatro Guaíra.
Ah, não deixe de reparar nas flores, fontes, canteiros de flores e nas luminárias dessa rua!
Dicas:
Antes de visitar a Rua XV de Novembro, dá pra conhecer ali pertinho a Rua 24 Horas. Pra isso, é só atravessar a Praça Osório (sentido quem vai ao Batel) e ao chegar na rua Visconde de Nacar, virar pro lado esquerdo, a Rua 24 Horas fica na metade da quadra.
Depois de visitar a Rua XV de Novembro, ao chegar na agência do Banco Itau, que fica na esquina com a rua Monsenhor Celso, uma quadra adiante fica a Praça Tiradentes, local onde está a Catedral Metropolitana de Curitiba e onde está o ponto inicial da Linha Turismo.
Posts relacionados:
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020