A Holanda é um país pequeno, mas com muitas cidades interessantes pra conhecer. Enquanto estava morando em Edimburgo, fiz três viagens pra lá e na ultima delas, resolvi incluir no meu roteiro a cidade de Gouda (a pronuncia é algo como “ráuda”).
Se vc já viu esse nome antes na seção de frios e laticínios no supermercado, é isso ai mesmo, pois foi lá onde o queijo Gouda foi criado. Além do queijo Gouda, foi la onde os Stroopwafels, as famosas bolachinhas de caramelo holandesas, também foram criadas.
Olha o sacrifício que foi incluir essa cidade no meu roteiro! =D
A cidade de Gouda tem uma localização ótima para quem quer fazer um bate-volta, pois ela fica bem no meio das quatro principais cidades da Holanda: Amsterdã, Haia (Den Haag, em holandês), Roterdã e Utrecht.
A cidade tem apenas uma estação de trem, que é super pequena e fica muito perto do centro da cidade. Dá pra ir a pé, em uma caminhada de uns 10 minutinhos.
Como toda cidade holandesa que se preze, Gouda tem canais, moinhos e uma praça central super movimentada.
Existem 4 moinhos na cidade, mas apenas 2 deles estão localizados mais próximos do centro. Eu já tinha visto moinhos na Holanda na viagem que fiz a Zaanse Schans, mas resolvi conhecê-los assim mesmo.
O primeiro moinho que conheci foi o Molen’t Slot (Moinho no Castelo), localizado próximo ao rio Hollandsche Ijssel, que tem esse nome pq antigamente nessa região existia um castelo. Dá pra visitar em algumas épocas do ano, mas quando estive lá, não estava aberto.
O outro moinho que visitei foi o Molen de Roode Leeuw (Moinho Leão Vermelho), localizado as margens do canal Turfsingel e a uns 10 minutos de caminhada a partir do moinho visitado anteriormente. Esse moinho é considerado um dos mais antigos da Holanda, construído durante o século 18. Pode ser visitado.
Depois de visitar os moinhos, voltei ao centro da cidade, onde fui direto a praça principal da cidade, a Markt. É nessa praça onde fica a Prefeitura (Stadhuis), a Casa de Pesagem dos Queijos (The Goudse Waag) e o Mercado de Queijos (Gouda Kaasmarkt).
As fotos ficaram meio ruins pq estava chovendo e eu não vi que tinha molhado a lente da camera
O prédio em destaque nessa praça é a Prefeitura, com seu estilo gótico e suas janelinhas vermelhas, a construção mais alta da cidade. Não deixe de reparar na lateral direita da igreja, que tem um relógio que a cada meia hora faz uma apresentação de 2 minutos, homenageando o Conde Floris V, que concedeu o título de cidade a Gouda durante o século 13.
Ali pertinho, fica a Casa de Pesagem dos Queijos, que como o nome já indica, era onde a produção de queijo era pesada antigamente, mas que atualmente, é onde está o centro de informações turísticas da cidade e um museu que conta um pouco sobre a história e pesagem do queijo Gouda.
A cidade é responsável por produzir aproximadamente 60% dos queijos holandeses. O legal de ter ido a cidade em um sábado era que diversas barraquinhas de produtores da região estavam expondo os seus produtos e com isso, pude provar muita coisa de graça, como queijo gouda e stroopwafel!
Esse Mercado de Queijos é considerado um dos mais tradicionais da Europa, afinal, ele existe a mais de 300 anos. Os produtores da região trazem seus produtos e negociam com os vendedores da cidade, em frente a Casa de Pesagem dos Queijos. Quem quiser, também pode comprar direto nas barraquinhas (mas caso esteja na cidade em dias que o mercado não esteja funcionando, existem algumas lojas especialistas em queijo), ninguém vai sair de lá sem provar o queijo Gouda!
E pra finalizar a minha visita a cidade, fui conhecer a Sint-Janskerk ou St John Church, a principal igreja protestante da cidade, dedicada ao santo padroeiro da cidade, São João Batista. Com seus 123 metros de altura, ela é considerada a maior igreja do país. É famosa por seus vitrais, produzidos entre os séculos 16 e 17, com cenas da bíblia e da história da Holanda.
Na hora de voltar a estação de trem, outra surpresa, queijos Gouda enfeitado toda a cidade! A cidade é pequena, ideal para um bate-volta e pode ser conhecida com tranquilidade em umas 3 horas. Vale muito a pena!
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Keukenhof
Todos os posts sobre Zaanse Schans
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Linda Holanda!
Oi, Daiana
Verdade. Esse é um dos meus paises preferidos na Europa.
Bruna,
Sou curitibano e moro aqui também estamos planejando uma semana na Holanda no mes de Abril,a partir do dia 17, tem alguma dica para dar, estamos pensando em Utrech, Gouda Alkmaar e finalizar em Amsterdam, claro que vamos voltar a Keukhoff! o que acha disso? Agradeço já pela sua atenção.
Oi, Luiz
Legal o teu roteiro. Não conheço ainda Utrech e nem Alkmaar, mas te indicaria Zaanse Schans ou Kinderdijk para ver de perto os famosos moinhos holandeses. Se você gosta de porcelanas, tem Delft também. Além disso, tem Haia, local onde fica a família real holandesa. Lugares não faltam.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D