Os posts de roteiros de Edimburgo estão entre os mais visitados aqui no blog. Como já faz um tempinho que escrevi esses posts com sugestões do que fazer em um Roteiro de 24 horas e outro, com dicas para um Roteiro de 2 dias, achei que seria legal escrever um Roteiro de 3 dias em Edimburgo.
Na minha opinião, quem estiver com viagem marcada a Escócia, o ideal é separar pelo menos 3 dias pra conhecer Edimburgo (mas ainda acho que a cidade merece um pouco mais, talvez uns 4 ou até, 5 dias!).
Edimburgo vista do alto de uma das trilhas no Holyrood Park
Mesmo sendo a capital da Escócia, Edimburgo é uma cidade super pequena. Turisticamente falando, é tudo muito perto, dá pra fazer tudo a pé sem o menor problema. Pouquíssimas atrações exigem pegar transporte publico. É muito fácil desbravar essa cidade, vocês vão ver!
Obs.: Para saber mais detalhe sobre alguma atração turística, clique nos links em vermelho que vão aparecer ao longo do texto.
Dia 01
Eu começaria o meu primeiro dia na cidade no alto do Calton Hill. Por ser uma atração que não tem horário pra abrir ou fechar, dá pra ir logo cedo. O legal de ir lá por primeiro é que dá pra ter uma boa noção da cidade lá do alto.
The Mound em primeiro plano, Scott Monument, Hotel Bamoral (torre com relógio) e ao fundo, Calton Hill vistos do Castelos de Edimburgo
Saindo do Calton Hill, o legal é ir direto para o Princes Street Gardens. Ele “começa” na altura onde está o Scott Monument. Caso você não tenha se contentado em ver Edimburgo apenas do alto do Calton Hill, outra boa opção é subir o Scott Monument. Faça isso de manhã, horário que o sol está favorável para as fotos.
Princes Street Gardens
Caminhando por dentro do Princes Street Gardens, logo você vai chegar ao The Mound, local onde estão a Royal Scottish Academy e a Scottish National Gallery. A Royal Scottish Academy só vale a pena conhecer se tiver alguma exposição que interesse, caso contrario, não tem nada de muito interessante lá dentro. Já a Scottish National Gallery vale a visita, tem diversas obras de pintores escoceses e britânicos, além de obras de pintores mundialmente conhecidos.
Mapa Google Maps – Clique na imagem para ampliar
Atravesse a rua e continue caminhando pelo Princes Street Gardens. Nessa parte é onde se tem as melhores vistas do Castelo de Edimburgo. Caminhe pelo meio do parque e não apenas pelo caminho principal que corre paralelo com a rua. Se você pegar caminhos alternativos, logo chegara a Ross Fountain, St Cuthbert’s Church e a St John’s Church.
Dean Village e o rio Water of Leith
Em frente a St John’s Church tem um cruzamento beeem movimentado, procure pelo restaurante Ryan’s (tem a fachada em azul), ali do lado esquerdo passa a Queensferry Street, que leva até as regiões de Dean Village e Stockbridge.
Se quiser, é possível visitar a Scottish National Gallery of Modern Art e o Royal Botanic Garden (se for no inverno, não vale muito a pena ir lá não).
Stockbridge
Pra terminar o dia, dá pra ir em algum pub/restaurante em Stockbridge mesmo.
Dia 02
O segundo dia eu reservaria inteiro para a Old Town. Eu sugiro começar o passeio pelo Castelo de Edimburgo, percorrer toda a Royal Mile até chegar no Parlamento Escocês e no Palácio de Holyrood (residência da rainha Elizabeth II).
Royal Mile e a Catedral de St Giles
Eu acho legal terminar o roteiro no nessa região, pq ali fica o Holyrood Park, com o Salisbury Crags e Arthur’s Seat, onde é legal fazer algumas trilhas e claro, se o tempo colaborar (o que é raro em Edimburgo hehe), ver o por do sol!
Mapa Google Maps – Clique no mapa para ampliar
Eu não descrevi esse dia nos mínimos detalhes, pq eu já escrevi um post bem completinho sobre essa região da cidade, clique aqui -> Edimburgo: Um tour pela Royal Mile.
E por fim, dá pra terminar o dia na Grassmarket, uma rua cheia de pubs e restaurantes. Para ir do Holyrood Park até lá, pegue a rua que passa pela lateral esquerda de quem estiver olhando para o Parlamento Escoces. Aquela rua muda de nome ao longo da sua extensão, passando de Holyrood Road para Cowgate para Grassmarket.
Dia 03
O ultimo dia em Edimburgo eu reservaria para ir em alguns lugares que ficaram faltando ou até mesmo para ir em outras áreas fora do centro turistico. Aqui eu posso sugerir duas alternativas:
Museu Nacional da Escócia – National Museum of Scotland
1) Voltar a Old Town e conhecer o National Museum of Scotland, a atração mais visitada do país. Ali pertinho, do outro lado da rua, fica a Greyfriars Kirk. E já que estamos aqui por essa região, dá pra conhecer o primeiro campus da Universidade de Edimburgo, o Old College e a região de Quartermile e o The Meadows Park.
2) Quem quiser ir as compras, o ideal é percorrer a Princes Street, George Street e arredores da St Andrew Square. Ali pertinho fica a Scottish National Portrait Gallery. E dá pra terminar o dia explorando a região de Leith, onde fica o Royal Yacht Britannia e diversos pubs e restaurantes legais.
** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Olá Bruna,
Estou indo agora no inicio de novembro passar férias no Reino Unido. Terei 5 dias em londres e mais 4 dias em Edimburgo. Quais excursões de um dia você me recomendaria para Edimburgo? Quero fazer ao menos 2 e passar 2 dias explorando a cidade. Obrigado
Desculpe Bruna, excusões de um dia pela Escócia ok? Passarei dois dias explorando Edimburgo.
Oi, Gustavo
Depende muito do que vc gosta. Tem castelos, destilarias de whisky, cidadezinhas bonitinhas, entre outros. O passeio mais classico é ir as Highlands (com Lago Ness), mas existem milhares de outros passeios. Se vc me der mais detalhes, fica mais facil sugerir alguma coisa.
Ola Bruna,
Highlands (com Lago Ness) com certeza é um dos passeios que irei fazer, porém estou em duvidas com qual agencia ir, pois vi que algumas não vão até inverness. O que você sugere?
Quanto ao outro passeio minha intenção é natureza e castelos.
Oi, Gustavo
É verdade, poucas ou quase nenhuma empresa vai até Inverness nesse passeios as Highlands e Lago Ness. Se vc faz questão de conhecer Inverness, vc pode ir de trem ou onibus, dormir uma noite la e fazer algum passeio pela região com alguma empresa local.
Sobre castelos, existe uma rota dos castelos no norte da Escocia, nos arredores de Aberdeen. Pra paisagens bonitas, qualquer lugar das Highlands, vc não vai se decepcionar.
O seu blog me ajudou muito! Peguei várias dicas antes de ir para Edimburgo. Obrigada!
Oi, Yuri
Legal! Aproveiteee! Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Amo seu blog, sempre me ajuda nos nossos roteiros.Ótimas dicas.Obrigada
Oi, Gelma
Obrigada! :D
Qqer coisa que precisar, é só me escrever!
Bom dia Bruna, gostaria de saber qual o melhor site para comprar passagens de trem de Edimburgo para Londres.
Obrigada
Oi, Márcia
Nesse post tem todas as informações:
http://contandoashoras.com/2013/06/18/passo-a-passo-pra-comprar-uma-passagem-de-trem-entre-londres-e-edimburgo/
Se vc quiser ver como é a viagem:
http://contandoashoras.com/2013/01/13/como-ir-de-londres-a-edimburgo-de-trem/
Se precisar saber de outras formas de transporte entre as duas cidades:
http://contandoashoras.com/2012/12/27/todas-as-opcoes-de-transporte-entre-londres-e-edimburgo/
Muito obrigada por suas dicas e orientações. Irei no final de setembro e inicio de outubro, ficarei 4 dias em londres, 4 em Endiburgo e 5 em Dublin. Agradeço mesmo, porque seus roteiros serão os que farei, Muito obrigada por compartilhar suas viagens. Mas a frente tomarei a liberdade de lhe escrever novamente caso em tenha alguma dúvida.
Maria Cristina
Oi, Maria Cristina
Super legal!! Obrigada pelo comentário! Se precisar de alguma coisa, é só me escrever! Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna! Adorei o site! Parabéns!
Agora, a dúvida, Edimburgo em janeiro?! Vou com meu marido e filho de 5 anos, o que fazer em 3 dias? ou melhor nem ir? kkkk Vou visitar meu irmão em Londres e como já conheço bem os outros países por perto, gostaria de ir até a Escócia, mas estou com medo do frio….
Oi, Camila
Depende! Depende do que vc vai fazer na Escócia. Tem coisas que acho que vale a pena, tem coisas que seriam muito melhor aproveitadas em outra estação do ano. Eu ja escrevi um post sobre ir pra lá no inverno, os prós e contras. Vc já viu?!?!
http://contandoashoras.com/2015/04/23/vale-a-pena-viajar-para-a-escocia-no-inverno/
Oi Bruna , estou com viagem marcada de 19 a 31/05/17 entre Irlanda e escocia , e estou na duvida como divido esses dias entre os dois países , qual sua sugestão ?outra coisa, quais cidades valem a pena conhecer na escocia e quantos dias em cada ?qual a melhor região para se hospedar em Edimburgo ? onde fica o burburim?
Oi, Guilherme
Depende. Depende muito do que vc quer ver em cada país. Se for só o principal, Irlanda (Dublin e Cliffs) e Escócia (Edimburgo e Inverness), vc pode se hospedar nessas cidades e fazer os passeios tranquilamente por essas regiões, exceto os Cliffs, que vc pode fazer um bate-volta a partir de Dublin pra ganhar tempo (eu fiz isso).
Em Edimburgo, vc pode se hospedar na Princes Street ou na Royal Mile e arredores dessas duas ruas. Estará muito bem localizado.
Oi Bruna
Vou em setembro para o Reino Unido e passarei 2 dias e meio em Edimburgo.
Sera que vale a pena ir ate Stirling ou explorar melhor a cidade? Obrigada pelo site muito util
Oi, Simone
Depende muito de cidade vc tem mais vontade de conhecer e quais atrações vc vai visitar. Faz uma listinha do que vc quer conhecer e analisa. Teoricamente ate daria tempo, mas ficaria bem corrido (levando em consideração que vc só vai visitar o principal).
Olá Bruna seus posts estão me ajudando muito a me planejar. Vou em outubro, última semana, é muito complicado o frio já em outubro? Chove muito? Outra coisa, sei que não é um país barato, por isso queria pegar dicas econômicas contigo kk. Do tipo preço de museus e castelos, passeios, onde é quanto custa comer em lugares acessíveis, compra lanche como nós parques, quanto custa água, suco e cerveja enfim, ter noção de valores, se for jantar qto custa etc. Pra montar um roteiro mega acessível. Como vc morou lá, deve ter muita noção desses custos. Bjo e tks
Oi, Vanessa
Não. Em outubro o tempo costuma ser mais amigavel, mas claro que, nao da pra garantir nada ultimamente. Mas no geral nao costuma ser muuuuito frio. Fica ligada ba previsao do vento. Se tiver muito vento, com certeza vai estar frio.
A maioria dos museus (pra falar bem a verdade, acho que todos) sao gratuitos. O castelo e o palacio de Holyrod sao os que custam mais caros (vc pode ver o preço atual de cada um no seu respectivo site oficial).
No mercado, garrafas de agua custam na faixa de 1,50 – 2,00 libras, cerveja por volta de umas 3,00 a 5,00 libras, frutas 2,00 a 3,00 libras, mas td depende da marca, da quantidade, esses valores são so pra vc ter uma ideia. Sobre restaurantes, depende tbm! Prato principal + sobremesa fica numa faixa de 15,00 libras (as vezes, um pouco mais).