Jamais imaginei que algum dia iria precisar fazer a carteira de motorista internacional pra usar em uma viagem a Europa.
Quem já leu meia duzia de posts aqui no blog, já sabe: eu sempre dou preferencia para viajar de transporte publico (ônibus ou trem) na Europa.
Acontece que, ao começar a planejar o roteiro da primeira parte da próxima viagem, não tivemos muitas opções de transporte para ir até alguns lugares, e alugar um carro acabou se tornando a melhor opção.
Uma duvida bastante frequente pra quem está com uma viagem marcada para outro país é sobre a necessidade de fazer ou não a Carteira de Motorista Internacional, também chamada de Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou International Driving Permit (IDP). Em alguns países a lei é bem explicita e diz que é obrigatório ter a PID, já outros não. Na duvida, achei melhor fazer!
Esse documento nada mais é do que uma tradução da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para vários outros idiomas, como alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo, para poder ser usada em mais de 130 países.
Por ser apenas uma tradução da CNH, ela não possui uma validade especifica. Na verdade, o que acontece é o seguinte: a PID tem a mesma validade da CNH.
** Importante: Ao alugar um carro no exterior, é necessário ter a CNH e a PID para poder dirigir.
A PID é emitida pelo Departamento Estadual de Transito, o Detran do estado onde você mora. Eu fiz a minha PID aqui em Santa Catarina, então as informações que vou fornecer a seguir são referentes a minha experiência, que aconteceu no dia 01 de agosto de 2016.
No site tem uma lista de documentos exigidos, mas na prática, foi solicitado o seguinte:
– Uma cópia da CNH
– Uma cópia de um comprovante de residência (pode ser conta de luz, água, telefone) expedidas no prazo máximo de 3 meses.
– Os documentos originais também devem ser apresentados.
No site também pedia uma copia da Carteira de Identidade, eu levei, mas a funcionária disse que não era necessário. Na duvida, melhor levar!
Não é necessário levar foto e nem tirar nenhuma foto lá.
Chegando no Detran, tive que preencher um formulário com o meu nome, endereço completo, profissão, documentos (Identidade e CPF), grau de escolaridade, email, telefone e assinar.
A funcionária conferiu os dados com os documentos originais. Ela ficou com as cópias dos nossos documentos. E por fim, emitiu um comprovante de solicitação da PID, que tenho que apresentar na hora de retirar a carteira quando ela estiver pronta.
Ela nos pediu para ir no Banco Popular, que pelo que entendi, faz parte da rede do Banco do Brasil. No dia seguinte, a gente foi até o Banco Popular, só foi necessário fornecer o numero do CPF e o boleto foi emitido. Pagamos o boleto e foi só. A taxa aqui em Santa Catarina é de 74,20 reais (valor de agosto de 2016).
Depois de feito tudo isso, a funcionária falou que enviariam um email ou ligariam dizendo quando era pra retirar a PID. Não recebemos nada. Então, no dia 24 de agosto eu resolvi passar lá pra ver se já estava pronta e estava. Só precisei apresentar a CNH original pra retirar a PID. Super tranquilo!
Obs. 1: A taxa da PID varia de estado para estado, é recomendado pesquisar no Detran do seu estado qual é o valor atual dessa taxa.
Obs. 2: Em alguns estados também é possível preencher o formulário e emitir o boleto online, diretamente no site do Detran, mas aqui em Santa Catarina a coisa ainda não evoluiu.
Muitos países da Europa a Permissão Internacional para Dirigir não é obrigatória, mas como já ouvi/li casos de pessoas que precisaram apresentar esse documento a policiais, achei mais sensato fazer. Prefiro gastar 74,20 reais com isso, do que me incomodar durante a viagem!
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Dicas de Viagem
Todos os posts sobre Aluguel de Carro
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi Bruna. Eu moro na Irlanda e to precisando da IDP. Quando saí do Brasil tava tranquilo quanto a usar a minha habilitação aqui pq todos diziam que era válido por um ano, mas chegando aqui vi que não é simples assim… Sabe dizer se consigo tirar daqui ou preciso voltar pro Brasil pra isso?
Oi, Felipe
Pelo que sei vc consegue através da embaixada ou consulado do Brasil. No site do Itamaraty deve ter informações de como fazer. Desculpa a demora em responder!