18.09
2016

Passo a passo para comprar passagem do Sapsan, o trem de alta velocidade da Rússia

** Post atualizado em janeiro de 2018.

Quem estiver pensando em fazer uma viagem a Rússia e quiser andar no trem Sapsan, o trem de alta velocidade russo, terá a oportunidade de fazer isso no trecho entre Moscou e St Petersburgo.

Assim como boa parte dos demais países europeus por onde eu já estive, na Rússia, as passagens de trem estão a venda com 45 dias 90 dias de antecedência da data desejada (o prazo foi aumentado tem pouco tempo, um leitor aqui do blog quem me avisou. Obrigada, Alberto!!).

IMG_9783

Então, nesse post eu vou compartilhar com vocês as dicas pra conseguir comprar essa passagem diretamente no site oficial da Ferrovias Russas ou Russian Railways ou no tranquilissimo idioma russo Российские железные дороги, abreviado amigavelmente de RZD ou em russo РЖД

Antes de começar de fato esse post, eu quero fazer uma observação importantíssima: Existem duas formas de comprar a passagem para o trem Sapsan:

1) No site oficial da RZD, empresa responsável pelos trens da Rússia. Essa empresa é estatal, ou seja, é 100% controlada pelo governo. As passagens estão disponíveis com 45 dias 90 dias de antecedência da data desejada. Tem versão em inglês. É relativamente simples de comprar, apesar de ter alguns detalhes meio confusos (esses detalhes que vou compartilhar nesse post).

2) Agências de Viagens russas, existem algumas empresas que são confiáveis, já vi várias serem indicadas por blogs brasileiros, espanhóis e americanos/britânicos. As passagens podem ser compradas a qualquer momento, ou seja, com 9, 6 ou 3 meses de antecedência, mas tem um porém: o preço.  Os sites de todas essas agências são em inglês, alguns até em português, e realmente, são muito fáceis de lidar.

IMG_9784

Agora vem o detalhe mais importante: o preço! Sério, a diferença é gigantesca. Nós compramos as passagens para a Classe Executiva (Business Class) para viajar em um domingo. No site da RZD o valor da passagem saiu por 289,00 reais enquanto que as agências estavam cobrando 563,00 reais, ou seja, o dobro do preço.

Eu comprei nossas passagens exatamente quando estavam faltando 42 dias pra viagem (minha viagem aconteceu em 2016, e nessa época, as passagens estavam disponíveis com 45 dias de antecedência) e tinham diversos bancos livres em todas as classes, fosse na classe econômica, na classe executiva ou na primeira classe. Sinceramente, não acho que vale a pena pagar o dobro do preço pra garantir uma passagem nesse trem, ainda bem que eu resolvi esperar. Valeu muito a pena!

Mas então, depois dessas informações, vamos ao passo a passo de como comprar a passagem do trem de alta velocidade russo Sapsan diretamente no site da RZD.

1) O site da RZD tem essa cara:

tela 1

2) No lado esquerdo da tela, clique em “Passengers”. Essa página vai abrir em uma nova aba, onde será necessário preencher a cidade de partida (departure) e a cidade de chegada (arrival), a data de ida (e se for o caso, a data de volta). Nós viajamos de Moscou a St Petersburgo, somente com o trecho de ida. As outras informações eu marquei apenas a opção “trains” (trens de longa distância) e “only with tickets”. Ai é só clicar em “Buy tickets”.

tela 2

3) Na próxima tela vão aparecer as opções de todos os trens de longa distância e seus respectivos horários. Olhe apenas para os trens com os escritos Сапсан (Sapsan em russo), que são os trens de alta velocidade. Se quiser confirmar essa informação, repare nos horários, o tempo de viagem do Sapsan é em torno de 3 horas e 40 minutos / 4 horas / 4 horas e 10 minutos. Ai é só escolher o horário de preferencia.

 tela 3

4) Na próxima tela só vai aparecer o horário e trecho escolhido. Depois de confirmar todas as informações (data, destino, tempo de viagem, entre outros), é só clicar em “Continue”.

tela 4

5) A partir desse momento é necessário prestar mais atenção, pois em uma primeira olhada parece tudo meio confuso, mas depois a gente pega o jeito.

– Repare que alguns trechos podem existir de 1 a 10 vagões ou de 1 a 20 vagões, aqui eles são chamados de “car”. A estrutura do trem Sapsan pode ser vista nessa página aqui: High Speed Train Sapsan. O “car 1” sempre será a Primeira Classe / First Class, o “car 2” sempre será a Classe Executiva / Business Class e os demais “car” são destinados para a Classe Economica / Economy Class.

tela 5

– Como a gente queria viajar na Classe Executiva (Business Class), eu me concentrei apenas em entender como essa classe funcionava. Como só existe um vagão destinado a Classe Executiva, foi bem simples de entender. Clique na respectiva classe que aparece ali no esqueminha do trem se quiser ver como é a configuração do vagão. O vagão 2 (car 2) onde está localizada a Classe Executiva é assim:

tela 6

– Depois de analisar o vagão, nós decidimos pegar uma mesa para 4 pessoas (2 pessoas viajam no sentido que o trem se desloca e 2 pessoas vão viajar no sentido contrario, obviamente) e outras 2 pessoas vão viajar em bancos sem mesa. Nós optamos por pegar os assentos 37 e 38 (sem mesa, mas com boa visibilidade na janela e próximo ao lugar de deixar as malas) e os assentos 45, 46, 47 e 48 (com mesa, perto do lugar de deixar as malas, próximo a uma das entradas do vagão e dos banheiros).

tela 12

Assentos 37 e 38 em destaque

– No nosso grupo, a unica pessoa que precisa viajar no mesmo sentido que o trem anda é a minha mãe, portanto, pegamos os assentos 45 e 46 pra ela e pro meu pai. Repare que existem as flechinhas que indicam pra qual lado o trem estará se movendo de acordo com o seu destino, no nosso caso, estamos indo para St Petersburgo, então esses dois assentos estão virados pro mesmo lado que o trem vai estar se movendo.

tela 11

Assentos 45, 46, 47 e 48 em destaque, com mesinha

– O “car 2” destinado a Classe Executiva existe apenas 2 opções de assentos para selecionar: ordinary (assento comum) e at the table (assentos com a mesinha no meio). O site também já indicam quantos ainda estão disponíveis, por isso é importante comprar o quanto antes, principalmente se quiser pegar assentos com mesa e no mesmo sentido do trem, pq geralmente esses são os primeiros que esgotam.

tela 18

– Clique em “car plan” se quiser selecionar o seu próprio assento e clique em “save” para salvar a escolha. Obs.: Eu tentei selecionar os 4 assentos na mesinha ao mesmo tempo, mas não deu certo, portanto, tive que comprar as nossas passagens de 2 em 2, como estávamos em 6 pessoas, tive que fazer esse processo 3 vezes. Praticamente uma especialista em passagens nos trens russos! :D

tela 19

6) A próxima etapa só será possivel após se registrar no site da RZD. O registro é simples e rápido. Depois de criar a sua conta, será necessário ativar o link que foi enviado por email. Demorei um pouco pra entender isso, pq tentava preencher o login e senha e não dava certo. Portanto, é necessário validar o link enviado por email antes de continuar.

tela 9

tela 10

7) Com o registro feito e logado no sistema, a próxima etapa é o registro dos passageiros. Em “Tariff”, se vc for adulto selecione a opção “full price”, se for idoso, criança ou bebê, selecione a opção indicada. Já em “Documento type” selecione Foreign document. Na parte onde fala “Buy insurance” eu não selecionei essa opção, pq as explicações estavam todas em russo e eu não entendi nada. Clique em “continue”.

tela 13

8) Na próxima tela é só confirmar se os dados estão corretos (nome completo, o numero do passaporte, assento selecionado, preço, entre outros).

tela 14

9) E por fim, o pagamento. A página de pagamento está toda escrita em russo, mas por dedução dá pra saber o que deve ser preenchido.

tela 20

10) Ai é só aguardar a confirmação do pagamento.

tela 21

11) Se estiver tudo certo com o pagamento, na próxima página será somente pra confirmar todos os dados.

tela 15

12) Tudo certo com a confirmação dos dados, agora é hora de imprimir as passagens.

tela 16

tela 17

Simples, né? Apesar de ter alguns momentos confusos, no geral, achei o site bem simples e fácil de entender. Levei mais tempo pra fazer a primeira compra, as outras duas foram bem mais rápidas.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Rússia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre São Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Moscou, Rússia, St Petersburgo - , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
58 comentários em "Passo a passo para comprar passagem do Sapsan, o trem de alta velocidade da Rússia"
  1. Allan   03/04/17 • 02h35

    Oi Bruna, muito interessante o seu post, com certeza ajuda muito! Fiquei com uma dúvida: em que época do ano vc foi? Pergunto isso pois estou planejando ir em julho e pretendo esperar até faltar 45 dias para a viagem e comprar pelo site da empresa, como vc fez, mas estou um pouco receoso quanto a isso por ser alta temporada e por ter horário marcado para chegar em São Petersburgo. Obrigado pela ajuda!

    • Contando as Horas   03/04/17 • 21h59

      Oi, Allan

      Fui em setembro. Pelo que entendi, essas outras empresas que revendem antecipadamente também precisam esperar dar os 45 dias, pq eles so te entregam as passagens nesse periodo.

      Uma vez eu li que durante os meses de verão tem vagões extras e horários a mais. Nunca comprovei isso, mas ja li sobre isso.

  2. odair ferraz de campos   17/05/17 • 18h00

    Excelentes suas informações Allan . Obrigado . É possível também comprar na hora do embarque ?

    • Contando as Horas   19/05/17 • 16h49

      Oi, Odair

      Pra esse trem em especifico eu não recomendo. Além de ser necessário resevar a tua poltrona, os preços vão subindo a cada semana.

  3. Renato   22/06/17 • 09h34

    Oi Bruna.
    Muito obrigado pelas suas dicas.
    Estarei indo com esposa e duas crianças em julho agora para Moscou e passaremos dois dias em São Petersburgo. Acabamos de comprar as passagens seguindo suas dicas (30 dias de antecedência – tinham muitos lugares disponíveis) Foi ótimo.

    • Contando as Horas   22/06/17 • 21h24

      Oi, Renato

      Ah é?!? Que legal! Aproveitem! Adorei a Rússia, especialmente Moscou.
      Obrigada pela mensagem! Que bom que deu tudo certo!

  4. Patrícia   29/06/17 • 07h04

    Descobri seu site e estou adorando as dicas!
    Uma dúvida, se puder me responder: temos que imprimir a passagem
    no ato da compra ou ela pode ser salva para impressão posteriormente – ou ela é enviada por e-mail? Pergunto pois não tenho impressora em casa.

    • Contando as Horas   29/06/17 • 22h20

      Oi, Patricia

      Pode salvar e imprimir depois. Não lembro mais se eles enviam as passagens por email também.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Glauco   24/07/17 • 11h28

    Pelo site oficial dá pra comprar os tickets para o trem flecha vermelha?

  6. Glauco   24/07/17 • 11h30

    Vi no post acima que vc não sabe se estão enviando as passagens por e-mail, mas é por onde então?

    • Contando as Horas   25/07/17 • 22h43

      Oi, Glauco

      Vc pode comprar a passagem pelo site oficial sim, mas apenas com 45 dias antes da data da viagem. Esse site aqui: http://eng.rzd.ru

      A passagem vc salva no computador, logo depois de finalizar a compra. A passagem fica disponível na página na sequencia da pagina do pagamento.

  7. edgard   02/10/17 • 10h26

    olá Bruna está sendo muito útil suas dicas, são pessoas como vc que fazem valer o dia. Estarei indo a copa por Kiev, penso em ir a Moscow de trem. No caso da Ucrânia tenho que reservar muito tempo antes as passagens de trem?Você sabe se no site da estatal Russa compro estas passagens? Desde já agradecido. Edgard

    • Contando as Horas   02/10/17 • 21h35

      Oi, Edgard

      Hum.. Sabe que não sei? Nunca pesquisei nada sobre isso relacionado a Ucrania. Tenta simular no site. Se não der, da uma olhada no site da Ukraine Rail: http://www.uz.gov.ua/en/
      Mas esse trajeto é longo, entre Kiev e Moscou, mais de 10 hrs.

      Obrigada pelo comentário e visita aqui no blog! :D

  8. laiza rossi   28/10/17 • 16h10

    Oi, Bruna
    Parabéns pelo blog. É o mais perfeito e prático de todos os blogs de viagem. Não dou um passo sem ler sobre suas experiências ( vc dá muito mais do que dicas). Vc é muito detalhista. A gente já chega procurando o guichê azul, o toldo beje, e está td lá como vc falou.Será que vc seria também virgiana como a Bruna minha filha? rs
    Fui duas vezes à Itália, este ano ao Leste Europeu (Budapeste, Viena e Praga) e foi muito tranquilo porque seguimos seu passo a passo.
    Ano que vem pretendemos ir à Russia e já estou “estudando” aqui com vc como montar minha viagem. Se precisar, peço socorro (mas acho que não ficou nada pendente)
    Parabéns, mais uma vez, e muito obrigada pelo blog. Que vc tenha sempre muitas viagem para fazer.

    • Contando as Horas   30/10/17 • 00h05

      Oi, Laiza

      Hahahaha Obrigada pela mensagem!! Sou escorpião!! Escrevo bastante detalhe pq quando fui morar em Edimburgo, sentia falta desses detalhes. Informações gerais tem em todos os lugares, até na wikipédia.

      Se precisar de qualquer coisa, me escreve! Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  9. Gustavo   31/10/17 • 13h44

    Oi, Bruna! Tudo bem?
    Então, pretendo ir em fevereiro e gostaria de saber se precisarei trocar as passagens lá ou basta apenas levar o bilhete impresso após a compra pela internet. Obg

    • Contando as Horas   07/11/17 • 14h55

      Oi, Gustavo

      Só a passagem impressa que você receber no teu email.
      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  10. anderson   01/12/17 • 06h13

    Bruna, parabéns pelo seu blog! Eu só fiquei com uma pequena dúvida: no item 9 (do pagamento), a tabela do lado direito da tela se encontra dividida em quatro partes, sendo a segunda parte destinada ao Código de Segurança do Cartão de Crédito e a quarta parte destinada à validade do cartão. Porém, eu fiquei na dúvida quanto ao nome impresso no cartão (seria na primeira ou terceira parte? e a parte remanescente, seria para digitar o que?).
    Grato!

    • Contando as Horas   05/12/17 • 08h20

      Oi, Anderson

      Obrigadaaaa!! :D

      Agora não lembro, na época, coloquei no tradutor e pelo q entendi, um campo era o nome e o outro o numero do cartao.

  11. franciele   01/12/17 • 20h22

    Oi Bruna… Muito bom esse seu post.

    No início você mencionou alguns sites em que é possível comprar as passagens antes dos 45 dias. Gostaria que indicasse alguns desses sites.
    Pergunto isso porque vou fazer um bate e volta de moscou pra são petesburgo entre as duas semi-finais da Copa do Mundo e tenho medo que 45 dias antes já não tenha mais passagem.

    muito obrigado
    FRANCIELE

    • Contando as Horas   05/12/17 • 08h26

      Oi, Franciele

      To sem meu laptop aqui (to iniciando minha ultima viagem do ano). Mas se vc procurar no google, existem alguns blogs brasileiros q indicam essas empresas. Alguns deles compraram por essas empresas.

      Mas assim, tanto essas agencias como você só vão poder comprar com 45 dias de antecedência. Se vc se programar e acordar cedo, consegue (leve em consideração a diferença de fuso horário). Eu tbm fui no verao, bem no finalzinho, era setembro e tava cheio de lugares livres ainda. Eles tbm colocam vagões extras.

      Mas claro, fica a teu critério escolher como comprar. Daria um medo mesmo de ficar sem passagem.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  12. Gilberto   06/12/17 • 14h51

    Bruna, obrigado pelas superdicas. Já faz algum tempo que eu venho procurando dicas de viagem sobre Moscou em sites e blogs. Por isso, posso dizer, sem medo de errar, que o seu Blog é, sem dúvida alguma, o melhor, mais completo e detalhado, inclusive com fotos, sobre como viajar para Moscou com tranquilidade, sem passar por apuros desnecessários. Muitíssimo obrigado.

  13. Pedro   18/01/18 • 14h54

    Oi Bruna, não sei se vi errado, mas o valor de 11500 rublos passou para 13900 no pagamento. Há alguma taxa envolvida nisso? Obrigado

    • Contando as Horas   24/01/18 • 11h51

      Oi, Pedro

      Não sei te dizer. Quando eu reservei, o valor que aparecia na busca era o mesmo que paguei no final. Será que isso mudou também?

  14. Joao Hiluy   25/02/18 • 13h40

    Oi Bruna, muito bom o post!

    Acabei de comprar um trecho (Moscou – Sao Petersburgo). O site teve algumas poucas alterações no visual, mas seguem os mesmos passos que você descreveu. Quanto ao valor, paguei exatamente o que apareceu na busca.

    É uma pena só deixarem emitir 4 bilhetes por compra, além de ser em assentos seguidos (não se pode comprar os assentos 58, 59 e 61 na mesma compra, por exemplo).

    O site na versão inglês deveria ser todo em inglês, creio que isso acabaria com a principal dificuldade de navegação no site.

    No mais, parabéns pelo blog!

    • Contando as Horas   28/03/18 • 16h40

      Oi, João

      Verdade! Alguns pequenos ajustes na versão em inglês e ficaria ótimo mesmo. Mas que bom que deu tudo certo. Obrigada pelo comentário e visita aqui no blog! :D

  15. Francielly   03/03/18 • 20h23

    Nossa, muito obrigada por esta dica!

    Estava quase comprando em outro site que provavelmente era de uma agencia, e realizando por este meio saiu muito mais em conta! Parabéns pela dedicação!

    • Contando as Horas   28/03/18 • 16h16

      Oi, Francielly

      Sim, comprar direto com a empresa de trem russa sai muito mais barato mesmo. Obrigada pela visita aqui no blog!

  16. GUSTAVO MELO CASTRO VIANA   09/04/18 • 16h50

    Oi, tudo bem?

    É possivel levar bagagem, se sim , qual o peso que é permitido?

    • Contando as Horas   11/04/18 • 08h54

      Oi, Gustavo

      Sim, claro, vc pode levar bagagens sim. No trem o peso das bagagens nao sao conferidos.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  17. Sabrina Dummer   08/05/18 • 11h55

    Amei as dicas!
    Vou para a copa, chegando por Kiev. Tenho dúvida de como dou a entrada no país. Nas estações de trem? O trem para na fronteira para isso? Como é?

    • Contando as Horas   08/05/18 • 18h05

      Oi, Sabrina

      Hum.. infelizmente não sei te dizer, não tive essa experiência.
      De qualquer forma, obrigada pela visita aqui no blog!

  18. Flávio   19/05/18 • 18h05

    Bruna, boa tarde.
    Acabei de comprar o mesmo trecho que vc para junho, durante a copa.
    Show de bola suas explicações. Segui fielmente e deu tudo certinho. Algumas páginas estão um pouco mais modernas do que as que vc printou, mas seguindo suas dicas, não tem erro. Parabéns! Perfeito e muito útil seu post.
    Obrigado.

    • Contando as Horas   27/05/18 • 23h14

      Oi, Flávio

      Muito obrigada pela mensagem, muito bom saber que te ajudou e deu tudo certo!! Aproveite a Rússia!!!

  19. aluizio lima e silva jr   20/05/18 • 14h59

    Uma duvida: li em algum lugar que vale a pena comprar a passagem executiva pois tem direito a um lounge na estacao com bebidas e comida e wifi. Voce utilizou esse servico ? Parabens pelas infos que sao muito uteis

  20. EDIVAN LUIZ CARDOSO DO NASCIMENTO   24/05/18 • 14h45

    Oi Bruna. Sou gaucho tche. Irei a Moscou em agosto (meu presente de aniversario para mim mesmo). Mas ficarei do 7dias. Queria ir a Sao Petesburgo (acho que é a viagem mais curta) nesse Sapsan, mas quero voltar no mesmo dia(no maximo na madrugada, tipo chegar de manha e voltar a meia noite para chegar na manha seguinte em moscou). Mas quero ver valores (quero o mais barato possivel mas com a tal mesinha. Pode ser classe economica). Qto gastarei? E para Praga, Budapeste e Helsinqui demora qtas horas e quais valores? Desculpe pelas perguntas mas estou indo “no pêlo” sem ajuda. Me ajuda tchê. Abraco. Se puder me ajude pelo whats 051980151399 pois aqui entrei por acaso.

    • Contando as Horas   27/05/18 • 22h43

      Oi, Edivan

      Se me permite, um dia é muito pouco para St Petersburgo, se vc pudesse dormir ao menos uma noite lá, seria melhor.

      Nao sei te dizer o tempo de viagem e os seus respectivos preços, vc pode consultar nos proprios sites das ferrovias desses paises, assim vc ja tem uma ideia.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

    • Christopher   30/05/18 • 09h36

      Oi Edvan, gastei cerca de 115 dólares, uns 430 reais nas passagens, via Sapsan, de ida e volta de São Petersburgo – Moscou. Esse valor é para a classe econômica e ida-volta, tanto faz se nas mesinhas ou não, o valor é o mesmo. O valor tbm varia de acordo com o horário.

      • Contando as Horas   03/06/18 • 22h35

        Oi, Chistopher

        Obrigada pelo comentário, essas infos podem ajudar outras pessoas.

  21. Christopher   25/05/18 • 18h34

    Meu caro, sem esse seu “Manual” seria praticamente impossível comprar essas passagens ! Muito Obrigado ! É nóis !

    • Contando as Horas   27/05/18 • 22h33

      Oi, Christopher

      Obrigada pelo comentário. Que bom que o blog te ajudou. Aproveite a viagem a Rússia, país sensacional!!

  22. Cristiano   04/06/18 • 14h47

    Olá Bruna, obrigado pelo Post, foi de grande utilidade, em algumas etapas o site foi alterado, mas nada que seja muito diferente do que voce explicou. Consegui comprar as passagens com muita facilidade.

    • Contando as Horas   04/06/18 • 14h55

      Oi, Cristiano

      Eu viii, um leitor aqui do blog me avisou. Também achei que não prejudicou o entendimento, mas uma hora dessas quero ver se tiro um tempo para atualizar os prints.

      Obrigada pela mensagem e visita aqui no blog!

  23. Mayara   18/06/18 • 04h27

    Oii.. obrigada pelas dicas do trem russo. Eu quase compro no site de uma empresa caríssima.
    Apesar de estar no site da RZD, ainda não consegui finalizar a compra! Já fiz o registro. Seleciono a passagem, mas na hora de preencher os dados dos passageiros, só aparece a opção de passaporte Russo, não tem “foreign document”. Tá me dando um desespero! Me ajudem

    • Contando as Horas   22/06/18 • 16h29

      Oi, Mayara

      Nossa, que estranho!!! Vou tentar fazer uma simulação aqui para ver o que aparece.

      De qualquer forma, espero que tudo certo em uma nova tentativa e obrigada pela visita aqui no blog! :D

  24. Silvânia   19/06/18 • 22h50

    Oi Bruna, acabei de efetuar compra das passagens, só uma observação, não sei se procede ou foi coincidência, mas quando a pessoa tem idade para “”Sênior” , não completa a compra, tive de alterar para “full” e comprando 06 passagens, tive de comprar de 2 em 2 lugares de cada vez. Parabéns e muito obrigado, seu post esta ótimo.

    • Contando as Horas   22/06/18 • 16h31

      Oi, Silvânia

      Ah é? Esse site da RZD está meio louco, levando em consideração os comentários que venho recebendo.

      Quando fui comprar nossas passagens, também tive que comprar de 2 em 2, muita paciencia haha Mas deu tudo certo.

      OBrigada pela visita aqui no blog! :D

  25. Helder   06/07/18 • 13h20

    Olá Bruna… Vc é ótima com suas dicas no passo-a-passo. A língua russa nos assusta e a sua ajuda é fundamental para comprar as passagens no trem de alta velocidade.
    Estarei viajando pelo SAPSAN no dia 16 de setembro de São Petesburgo para Moscou . Ainda não comprei as passagens mas vou fazer isso agora. Gostaria de saber de posso me cadastrar primeiro no site e depois iniciar o processo de compra. Obrigado. Abraço
    Helder

    • Contando as Horas   11/07/18 • 14h30

      Oi, Helder

      Hummm.. Eu acredito que sim. Eu fiz o cadastro no momento que pediu enquanto estava fazendo a compra. Apenas alertei com relação a essa etapa, pq sem validar o email que eles enviam, não tem como continuar a compra.

      Obrigada pela mensagem e pela visita aqui no blog!

  26. Daiane   30/09/18 • 14h29

    Olá, ótimas dicas ajudou bastante, acabei de comprar as passagens, comprei a passagens que tem refeição incluída, você sabe me dizer se eles servem como no avião ou você precisa pedir a refeição?
    Obrigada!

    • Contando as Horas   13/12/18 • 13h41

      Oi, Daiane

      Obrigada pela visita!

      Sabe que não sei te dizer?!?!? Mas acredito que eles trazem automatico, não acredito que você precise solicitar.

  27. Gilberto Zweili   02/10/18 • 18h21

    Olá Bruna. Seu blog é ferramenta importante para o planejamento de minhas viagens. A próxima será para Nova York, porém não encontro informações no blog.
    Grato.

    • Contando as Horas   13/12/18 • 13h42

      Oi, Gilberto

      Ainda não estive em NYC, por isso não tenho informações sobre essa cidade aqui no blog!

      Obrigada pela visita! :D

  28. WILSON   04/12/18 • 09h23

    Valeu pela dica de compra da passagem do SAPSAN. Eu já estava louco, pois tinha tentado 4 vezes e nada de dar certo. EStava tentando comprar 4 passagens em uma mesinha. Depois que li a dica, fiz duas compras de 2 passagens e deu certo! Muito obrigado!!!

    • Contando as Horas   13/12/18 • 13h43

      Oi, Wilson

      Muito obrigada pela mensagem! Fico feliz que o post tenha ajudado. Eu ainda preciso atualizar os prints das telas, pq o processo de compra pelo site já está diferente e muito mais simples.

      :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Hoje fiz um bate volta para Falkirk para conhecer o Helix Park e as estatuas The Kelpies (foto).
.
Falkirk fica a menos de 40 minutos de trem de Edimburgo. Tem duas estações de trem, mas a melhor opção é desembarcar na Falkirk Grahamston.
.
🌏Falkirk, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#falkirk #thehelix #kelpies #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #viagenscine #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #igscotland #helloescocia #mulheresviajantes #mulheresviajandosozinhas #solotravel #agenciadeviagem #revistaviajar #viagensincriveis #viagemeturismo #escocia2018
Contando as Horas