04.10
2016

Andando no metro de Bruxelas

Toda capital ou grande cidade que visito durante minhas viagens a Europa, sempre, sempre mesmo, eu dou preferencia pra andar de metro. Em Bruxelas, até então, eu nunca tinha precisado andar de metro, mas nessa ultima viagem, sim. Então nesse post vou aproveitar para compartilhar a minha experiência.

Metro Bruxelas 13

A estação de metro tem acesso pelo lado de fora da Estação Central de Trem, lado esquerdo

A empresa responsável pelo transporte público de Bruxelas é a STIB. É essa empresa que regula e vende os ticket pra andar no metro, no tram ou em ônibus. Inclusive, o mesmo ticket da direito a andar em qualquer uma dessas opções de transporte publico. 

Metro Bruxelas 12

Acesso livre as plataformas

→ Comprando o ticket

Quem optar por andar de metro em Bruxelas, pode comprar o ticket nas máquinas ou nos guiches de atendimento.

Metro Bruxelas 11

Nós andamos apenas 2 vezes no metro, o trecho de ida compramos no guiche (as máquinas não estavam funcionando) e o trecho da volta compramos nas máquinas. Foi tudo super tranquilo. Os vendedores falam inglês e nas máquinas existe versão em inglês também.

Existem basicamente dois tipos de situação: os viajantes frequentes que usam um cartão chamado MOBIB e os viajantes esporádicos (meu caso!) que usam os tickets de papel.

Metro Bruxelas 1

Como comprei o ticket de papel chamado de paper ticket na configuração single, atualmente (valor de setembro de 2016) estava custando 2,10 euros.

→ As estações de metro

As estações de metro de Bruxelas são facilmente identificadas por uma placa azul com uma letra M gigante na cor branca. Geralmente é necessário descer escadas ou andar em rampas para ter acesso as estações.

Metro Bruxelas 6

No geral, as estações de metro são bem organizadas, limpas e atualmente, com muitos policiais. Além disso, existem muitas placas informando tudo que é necessário saber.

→ Como andar no metro de Bruxelas

O metro de Bruxelas tem 6 linhas que cobrem boa parte da cidade. Cada uma dessas 6 linhas são identificadas por uma cor:

Mapa Metro Bruxelas

Linha 1: cor roxa

Linha 2: cor laranja

Linha 3: cor verde

Linha 4: cor rosa

Linha 5: cor amarela

Linha 6: cor azul

Metro Bruxelas 4

Metro Bruxelas 8

O mais engraçado, na minha opinião, é o seguinte: essas linhas do metro são duplas. Então por exemplo, a linha 1 e 5 começam em lugares distintos, se juntam em uma certa altura e depois apenas a linha amarela continua. O mesmo acontece com as linhas 2 e 6. E a linha 3 e 4 são uma incógnita, pq elas praticamente andam lado a lado o trajeto todo, não entendi pq elas não são uma linha só. Nunca tinha visto algo parecido até então. Sei lá, achei esse metro de Bruxelas meio esquisito!

Metro Bruxelas 10

Os cartões MOBIB precisam ser validados antes de entrar no metro (em umas máquinas vermelhas), já os paper tickets não precisam ser validados. Em algumas estações o acesso é do tipo chegou, vai entrando. Já na saída é necessário passar o ticket pra liberar a catraca.

Metro Bruxelas 9

Metro Bruxelas 2

Todas as estações são equipadas com um painel que eu achei bem legalzinho. Esse painel mostra todas as estações das linhas duplas em questão. Pelo que decifrei, as luzinhas laranjas indicam por onde o trem está passando e logo abaixo, informa também quanto tempo falta para o próximo metro de cada uma das linhas duplas chegarem.

Metro Bruxelas 7

→ Segurança

Como andamos pouco no metro de Bruxelas, obviamente eu não andei por todas as linhas e estações. Nas duas vezes que andamos no metro, foi preciso fazer uma troca pelo caminho, com isso, conhecemos mais uma estação, além da estação que pegamos o metro e a estação de destino.

Em algumas estações vi muitos (muitos mesmo) policiais armados até os dentes, atentos a tudo e a todos. Inclusive quando parei pra pedir informação pra um deles, os outros ao redor ficaram de olho em mim. Por um lado achei otimo, dá muita segurança, mas por outro lado, dá um medinho danado (a gente sempre vai ficar na duvida se aquilo é preventivo ou se tem alguma ameaça de fato), mas enfim.. infelizmente essa parece ser a nova realidade da Bélgica e a gente precisa se acostumar com isso.

Metro Bruxelas 5

→ Outras informações

O metro de Bruxelas tem um aplicativo chamado de STIB Mobile. Eu cheguei a baixar esse app, dei uma olhada, mas não precisei usá-lo. Consegui me virar bem apenas com o mapinha que baixei da internet.

** Precisando de hotel em Bruxelas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bruxelas - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
17 comentários em "Andando no metro de Bruxelas"
  1. Davi Monteiro de Medeiros   14/05/17 • 20h35

    Excelentes dicas. E como você explica bem!!! Parabéns!!! Além de uma escrita perfeita.
    Estou indo para Bruxelas. De lá, penso em ir à Paris e à Londres, além de outras cidades da Bélgica. Suas dicas serão consideradas!!!
    Vou fazer as reservas via seu site ou citá-lo na reserva.

    Att,

    DAVI

    • Contando as Horas   15/05/17 • 22h43

      Oi, Davi

      Muito obrigada pelo comentário, fiquei feliz. :D

      Qualquer coisa que precisar, é só me escrever.

  2. Luiz Antonio   22/07/17 • 18h59

    Boa noite Bruna,
    Excelente dicas no seu site. Não me canso de revê-las. Uma dúvida: vc informou que o tiquete de metro comprado pelo turista não precisaria ser validado ao entrar ou ao passar nas catracas. Li, em outro site de que há necessidade de validação, vc poderia me esclarecer melhor? Grato.

    • Contando as Horas   23/07/17 • 16h36

      Oi, Luiz

      Obrigada pelo comentário! :D

      Então, tbm já li sobre isso. Qdo fui não vi maquina pra validar tickets. Será que mudou algo no procedimento? Eu estive na Bélgica ano passado.

  3. Guilherme   30/08/17 • 18h50

    Vou chegar em Bruxelas vindo de Paris na estação Midi. Como faço para ir até a estação central, mais perto do meu hotel?

  4. Guilherme   31/08/17 • 21h28

    Tenho que comprar ticket do metro ou posso usar a passagem do trem?

    • Contando as Horas   31/08/17 • 22h29

      Oi, Guilherme

      Se vc comprou a passagem de trem “Any other Belgian station”, vc pode usar a passagem do trem. Caso contrário, precisa comprar uma passagem para andar no metro.

  5. Luciano   21/03/18 • 10h58

    Otimas dicas.

    So um help!
    Comprar bilhete de trem entre ParisxBelgica é tranquilo?
    Pretendo fazer um dia de belgica para ver poucos lugares, experimentar a gastrônomia e a tão cobiçada cerveja belga agora em abril 2018.

    Desde já obrigado.

    • Contando as Horas   28/03/18 • 14h59

      Oi, Luciano

      Sim, tranquilo. Vc pode comprar direto no site do Eurostar. Mas não aconselho fazer um bate-volta, a Bélgica merece pelo menos, no mínimo, uns 4 a 5 dias.

  6. Mariana   27/05/18 • 18h03

    Olá, um pergunta: o metrô oferece acessibilidade para cadeirantes?

    • Contando as Horas   27/05/18 • 22h14

      Oi, Mariana

      Eu acredito que sim, não lembro com 100% de certeza, mas na Europa normalmente tudo costuma ser acessível, e no transporte também.

  7. Diana Macedo   14/06/18 • 12h03

    Ola.
    Exelentes dicas.Muito bem explicado.
    Vou a Bruxelas com a minha cadelinha.
    Os animais são primitidos nos transportes públicos?
    Obrigado

  8. Carlos Umberto Pereira   16/07/18 • 15h33

    Vou passar dois meses em Bruxellas fazendo um curso na Clinique Universitaire. Estava com dificuldades sobre o metro e suas linhas. Foram uteis as suas informações

  9. Jorge Lopes   20/02/19 • 21h43

    Boa noite:
    Irei em breve a Bruxelas. Queria saber se o ônibus 12 que sai do aeroporto, é o único transporte publico que nos leva ate ao centro de Bruxelas e se comprando o bilhete diário também dá para este ônibus.
    Obrigado

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas