A maioria das pessoas que vão a São Petersburgo acabam não conhecendo o seu metro. Ao contrário de Moscou, em São Petersburgo os lugares são mais próximos e nada é tão enorme ou gigantesco a ponto de tornar uma caminhada de um ponto turístico ao outro cansativo.
Como nós ficamos 9 dias na cidade, para ir a algumas atrações do nosso roteiro, foi necessário usar transporte publico e nós escolhemos andar no Metro de St Petersburgo ou Петербургский метрополитен ou Peterburgskiy Metropoliten.
Se o metro de Moscou tem toda aquela fama maravilhosa, o mesmo não vale pro metro de São Petersburgo. Ele é muito menor, menos muvucado, tem informações e placas em inglês, então é tudo muito tranquilo.
O metro de São Petersburgo é o segundo maior da Rússia, ficando atras somente do metro de Moscou. Ele foi inaugurado em 1955 e as primeiras estações a entrarem em funcionamento seguem o mesmo padrão de beleza das estações de metro de Moscou.
Atualmente o metro de São Petersburgo tem 5 linhas e 67 estações e com ele, é possivel chegar a todas as principais atrações turísticas da cidade, quando necessário.
→ Identificando as estações de metro
Se andar no metro de São Petersburgo foi fácil, o mesmo eu não posso dizer sobre achar as suas estações. hahaha Acho que eu tenho uma séria deficiência, pq toda vez que tinha que pegar o metro em algum lugar, levava séculos até encontrar a porta de entrada do metro. A identificação não é algo tão chamativo.
As estações de metro são identificadas com uma placa pequena grudada na parede de um prédio ou em alguma parte de um acesso subterrâneo. Sempre junto com o símbolo do metro (as vezes me parece uma letra V enfeitada, as vezes tive a impressão de ser uma letra M mais diferentona) vem a cor da linha que por ali passa, com o simbolo do metro seguido do numero da linha. Parece meio complexo, mas vendo a foto dá pra entender melhor.
→ Comprando o ticket
Existem diversos tipos de tickets, mas os mais comuns para os turistas são os tokens (tipo umas moedinhas) ou um cartão magnético. Ambos podem ser comprados em máquinas ou nos guiches de atendimento.
Nos optamos por comprar um cartão pra cada um nos guiches de atendimento. Na verdade, fomos meio que obrigados a comprar no guiche, pq as máquinas estavam em manutenção naquele momento.
Entre todos os tipos de cartão, nos optamos por comprar o “10 journey pass” para ser usado em 7 dias. O valor do cartão é 55 RUB (2,75 reais) e o passe para 7 dias custou 330 RUB (16,50 reais) para cada pessoa.
Como nos ficamos 9 dias na cidade, no ultimo dia precisamos comprar um token cada um, que custou 35 RUB (1,75 reais).
Se prepare psicologicamente para comprar o ticket no guiche. Apesar de ter uma placa com as informações em ingles grudadas na janela, as atendentes não falam UM UNICA palavra em inglês. A gente achou aquilo inacreditável. A solução que encontramos na primeira vez foi tirar uma foto dessa placa e apontar para atendente. Na segunda vez, quando fomos comprar o token, o Raul colocou no tradutor e mostrou a tela do celular pra atendente.
→ Como andar no metro de St Petersburgo
O metro de São Petersburgo segue o mesmo esquema dos metros de qualquer outra grande cidade européia, exceto por um ou outro detalhezinho.
Depois de comprar o ticket, é so se dirigir as catracas. Repare que as catracas ficam abertas, ao tocar o cartão (ou inserir o token) vc passa livremente. Se tentar passar sem pagar, a catraca fecha. Nunca tinha visto isso em outro lugar, exceto em Moscou. Achei estranho, mas pelo visto funciona bem. Nem tente dar uma de espertinho e passar sem pagar, pq tem guardas que ficam junto as catracas de olho em tudo.
Tirando uma unica estação de metro, todas as demais tem apenas uma ou duas linhas que passam na mesma estação. Então dependendo de qual estação você estiver, apos passar a catraca, será necessário ver pra qual lado está a linha que você precisa pegar.
O metro de São Petersburgo tem 5 linhas, cada uma é identificada por uma cor:
Linha 1 – Vermelha
Linha 2 – Azul
Linha 3 – Verde
Linha 4 – Laranja
Linha 5 – Roxa
Depois de escolher qual linha pegar, é só descer as escadas rolantes. Dependendo do destino, é só olhar as placas e ver em qual lado da plataforma está a próxima estação. Ai é só aguardar o metro chegar. Simples, não?
Repare que na maioria das estações do metro o lugar que dá acesso ao vagão é fechado com uma porta de ferro. Quando o metro chega, essa porta abre, as pessoas desembarcam/embarcam, essa porta fecha e o metro parte. É meio estranho, mas é isso mesmo. Pra quem já esteve em Londres, é tipo a estação de Waterloo, que tem aquelas portas transparentes, só que em São Petersburgo elas são de ferro, não dá pra ver o outro lado.
A frenquencia do metro costuma ser muito boa, acho que nunca ficamos mais do que uns 4 ou 5 minutos ali na plataforma esperando o metro chegar.
No quesito muvuca, eu achei bem tranquilo. Tem um certo movimento, mas nada exagerado ou comparado com o metro de Moscou, por exemplo.
Ah, e antes que eu me esqueça… Se em uma estação de metro passar mais de uma linha, em cada linha essa estação vai ter um nome diferente. Então, por exemplo, a mesma estação tem o nome de Nevsky Prospekt se a linha for a numero 3 cor verde, já se a linha for a 2 cor azul, ela se chamará Gostiny Dvor. Então é bom ficar ligado!
→ Tour pelas estações do metro de St Petersburgo
As estações de metro mais famosas do mundo ficam em Moscou, mas São Petersburgo também tem algumas que merecem destaque.
Eu não cheguei a fazer um tour especifico pra conhecer as estações mais bonitas, mas indo ou vindo de algum lugar, a gente acabou passando por algumas.
Vale dizer que as estações mais bonitas são as que fazem parte da linha 1 cor vermelha, já as estações que fazem parte da linha 4 cor laranja são as mais modernas e as da linha 5 cor roxa e linha 3 cor verde, são as que tem alguns painéis referentes a URSS.
→ Segurança
Se o metro de Moscou tem um controle mais rigido de segurança, com inspeçoes tipo as de aeroporto, revista de mochilas e guardas ao montes andando pra lá e pra cá, o mesmo não vale pra São Petersburgo. Existem alguns guardas perto das catacras e só. No geral, achei tudo muito tranquilo.
→ Dicas importantes
– Geralmente as estações funcionam das 06:00 as 01:00, mas se quiser saber ao certo o horário de abertura e fechamento de uma em especifico, sempre próximo a escada rolante, ao lado das guaritinhas dos guardas que ficam de frente para as escadas rolantes, tem uns avisos informando.
– Quando estiver organizando a viagem, anote o nome da estação de metro mais próxima de cada atração que for visitar. Anote o nome em inglês e em russo e a cor da linha. Facilita muito a vida!
– Salve algum mapa do metro de São Petersburgo que tenha o nome das estações tanto em inglês como em russo.
→ Curiosidades
– Depois que Stalin morreu, as demais estações do metro tiveram decoração mais simples.
– A estação de Admiralteyskaya (perto do museu Hermitage) é a mais profunda, fica a quase 90 metros abaixo do nível da rua.
RESERVE PELO BLOG:
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre São Petersburgo
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020