São Petersburgo é formada por diversas ilhas interligadas por pontes. Historicamente, a Ilha Hare é a mais importante, pois foi ali que o Czar Pedro, o Grande fundou a cidade de São Petersburgo em 1703, através da construção da Fortaleza de São Pedro e São Paulo.
É possível ir até lá de diversas formas, mas nós optamos por ir de metro e voltar caminhando. Se você resolver fazer o mesmo que nós, ao sair da estação de metro de Gorkovskaya ou Горьковская (linha 2 cor azul), desvie um pouco o caminho e siga para os fundos da estação, local onde está o Jardim Aleksandrovskiy.
Nesse local tem uma área que ficou conhecida por Mini-São Petersburgo, onde estão reunidas todas as principais atrações da cidade em tamanho miniatura. Achei muito legal!
Infelizmente não é possivel entrar e caminhar por essa região, apenas avistar as atrações a partir das grades. Maaaaas, nós tivemos a sorte de conhecer uma moça que conversou com o guardinha e ele liberou a nossa entrada! Imperdível! Eu nunca tinha lido nada sobre esse lugar, acabei descobrindo muito por acaso. Então, fica a dica!
Depois de atravessar o parque e uma avenida, a gente chegou em uma das pontes que dá acesso a Fortaleza de São Pedro e São Paulo. Quem entrar por esse lugar especifico, no lado esquerdo vai ter a bilheteria e logo ao lado, uma lojinha de souvenirs.
Vale dizer que existem diversos tipos de tickets, mas nos compramos o ticket que dava acesso apenas a Catedral de Pedro e Paulo e ao Panorama de São Petersburgo.
A Fortaleza de São Pedro e São Paulo ou Петропавловская крепость ou Petropavlovskaya Krepost está localizada em uma ilha de formato hexagonal, de frente para o rio Neva e muito perto do acesso ao Golfo da Finlândia e Mar Báltico.
Essa fortaleza foi construída para proteger a cidade dos ataques de suecos, que na época, ocupavam as terras finlandesas e tinham o controle de todo o mar Báltico. Mais tarde, também foi usada de alojamento e prisão para presos políticos.
Existem milhares de coisas pra visitar na Fortaleza, mas as mais importantes, na minha opinião, são:
– Estátua do Czar, Pedro o Grande: essa estátua está localizada no trajeto entre o acesso principal a Fortaleza e a lateral da Catedral de São Pedro e São Paulo.
– Catedral de Pedro e Paulo ou Петропавловский собор ou Petropavloskii Sobor: essa igreja ortodoxa russa é a principal atração da Fortaleza. Ela tem uma localização central e é bem fácil de ser identificada, afinal, com seus 123 metros de altura, ela pode ser facilmente vista de qualquer lugar, devido a altura da sua torre.
É lá onde estão enterrados os Czares desde Pedro, o Grande até Nicolau II e seus familiares (exceto os Czares Pedro II e Ivan VI). É possivel ver os túmulos de Catarina I e Catarina II (Czarina Catarina, a Grande), entre outros Czares.
Outro grande destaque fica para o seu altar principal, todo coberto de ouro. UAU, é realmente impressionante! Não deixe de reparar também nos ícones dos santos russos, todos muito bonitos!
E ainda, dentro dessa igreja fica a Capela de Santa Catarina, local onde estão enterrados os membros da Família Romanov, assassinados por Bolcheviques em Ecaterimburgo, em julho de 1918. Apenas dois deles não estão enterrados ali, pois nunca foram encontrados. Essa cerimonia de enterro aconteceu em 1998, na presença do então presidente da Rússia, Boris Yeltsin e outras autoridades.
Desde então, a Igreja Ortodoxa Russa canonizou todos os membros da família Romanov que foram assassinados e hoje em dia eles são considerados santos. E ainda, dois anos depois, o Patriarca ainda os reconheceu como Martirs. Impressionante essa história, hein!
– Panorama de São Petersburgo é uma espécie de mirante, onde é possivel percorrer uma parte das muralhas da Fortaleza. A parte aberta para visita é imperdível, afinal, ela fica de frente para o rio Neva, onde da outra margem do rio estão o Museu Hermitage, do lado esquerdo a Ponte da Trindade e no lado direito, a Ilha Vasilievsky. Não deixe de conhecer, a vista la do alto é espetacular!
– Outras atrações: Pra quem se interessar, também é possivel visitar as Prisões, o Museu que conta a História de São Petersburgo, o Museu que conta a história da Fortaleza, Museu da Artilharia e Museu da Exploração Espacial.
A entrada na Fortaleza é de graça, mas para visitar cada uma das atrações é necessário pagar. Os tickets podem ser comprados em separado ou um passe, que dá direito a visitar todas as atrações.
Dica: Não visite a Fortaleza as quartas-feiras, a maioria das atrações estão fechadas.
E por fim, quando terminamos de visitar a Fortaleza, fomos caminhar pelo restante da ilha. Existe um calçadão bastante convidativo para caminhar ou apenas sentar e apreciar a vista.
Se quiser ver as muralhas da Fortaleza, é possivel. Contorne toda a ilha por esse calçadão (no caminho vc vai parar pra bater milhares de fotos, afinal, dá pra ver o Hermitage no outro lado do rio Neva).
Existe uma praia pequena, onde dá pra caminhar e fotografar as muralhas dessa Fortaleza.
É um passeio muito legal! Vale a pena separar um dia para esse passeio!
RESERVE PELO BLOG:
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre São Petersburgo
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020