13.11
2016

6 coisas que eu só vi na Rússia!

Toda vez que nós viajamos pra outro país sempre tem uma ou outra coisa que acaba chamando a atenção por ser diferente ou até por nem existir aqui no Brasil.

DSC_4036

Nesses 16 dias que ficamos na Rússia, a gente já esperava ver algumas coisas diferentes, então nesse post eu reuni as 6 coisas que mais me chamaram atenção por lá: 

1) Quando eu tava organizando essa viagem para a Rússia, ao contrario do que todo mundo recomendava, eu já sabia que não iria decorar o alfabeto. Com isso, resolvi me precaver e levei tudo anotado em português, inglês, russo e como se fala em russo. Alguns (poucos) lugares tem placas em russo e inglês, mas praticamente ninguém fala inglês, nem mesmo nas atrações turisticas. Se quiser pedir alguma informação, apenas mostre a anotação em russo ou fale a versão escrita do russo e depois complemente com alguma mimica! Ajuda bastante!

DSC_3633

Esse ai tá fácil!

2) Andamos muitas vezes de metro em Moscou e algumas vezes em São Petersburgo e uma coisa que me chamou atenção é que, ao contrario de todas as outras vezes que andei de metro em outras cidades europeias, lá as catracas ficam abertas. Então por exemplo, se vc passar o cartão no leitor magnético, ok, a catraca permanece aberta e você entra na estação, agora se você não tiver a passagem, ai sim, a catraca fecha. Achei isso muito estranho!

IMG_8892

3) Toda vez que a gente chegava em um restaurante, uma das primeiras coisas que fazíamos era pedir uma garrafa de água enquanto a gente olhava o cardápio e decidia o que iria comer. O que achei estranho nesse caso é que, toda santa vez que a gente pedia uma água, vinha 18 mil perguntas do tipo: Vocês querem garrafa de água grande, média ou pequena? Com gás ou sem gás? Gelada ou quente? Entre outras coisas, que sério.. as vezes eu queria apenas responder: Sei lá, me traz logo qualquer garrafa de água! hahaha Minha dica, nem perca tempo pedindo água, já chegue dizendo: Eu quero uma garrafa grande de água com gás gelada. Facilita muito!

IMG_0374

4) Em Moscou não vi com tanta frequência, mas em São Petersburgo eles tem uma mania estranha de fazer propaganda no chão. Tipo.. Vc tá andando pela Nevsky Prospekt e ao longo da calçada/rua você vai ver diversas propagandas grudadas ou pintadas na calçada/rua. Pena que a gente não entende nada, pq tá tudo escrito em russo. No inicio achei aquilo tudo muio esquisito, mas depois pensando melhor, achei uma ótima ideia. Em cidade grande, a maioria das pessoas andam de cabeça baixa, olhando pro chão, né?!?!

IMG_0338

5) Não conheço todos os países e cidades do mundo, mas posso afirmar que até agora, entre todos os lugares que já estive, Moscou, sem duvida alguma, foi a cidade mais limpa que já visitei. Na verdade, acho que Moscou fica lado a lado com as cidades suíças. Dá a impressão de que vc pode tomar banho e sair dar uma voltinha pela cidade de pés descalços e voltar com os pés limpíssimos. Depois de passar 1 semana inteirinha na cidade, eu desvendei o mistério dessa limpeza toda. Eles lavam as ruas! Sério! Todo santo dia vimos caminhões especiais que jogavam água e com umas escovinhas já iam limpando as ruas. Achei isso sensacional!! hahaha :D

DSC_2640

6) Em Moscou não lembro de ter visto, mas em São Petersburgo me chamou muito atenção. Ao caminhar nas ruas, em todas elas, existiam flechas na faixa de pedestre. Sabe o que isso indica? Que vc deve atravessar a rua na parte da faixa de pedestres que as flechas estiverem apontando. Interessante, né? Assim evita aquela muvuca desnecessária e todo mundo se desviando um dos outros o tempo todo.

IMG_0144

Se você for a Rússia, repare nessas coisas. E se caso voltar de lá com novas descobertas, volta aqui e me conta, tá? :D

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Rússia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre São Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Moscou, Peterhof, Rússia, Sergiev Posad, St Petersburgo, Strelna, Tsarskoye Selo - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "6 coisas que eu só vi na Rússia!"
  1. Monica Castelhano   14/11/16 • 13h21

    Sem conhecer ainda Moscovo, diria que Singapura onde já estive é das cidades mais limpas e conhecida por tal.

    • Contando as Horas   16/11/16 • 00h41

      Oi, Monica

      Eu ainda não conheço Cingapura, mas já ouvi falar que lá é tudo muitíssimo organizado e limpíssimo. Me referi mais as cidades que já conheci, entre todas, certamente Moscou e as cidades Suíças foram as mais limpas que já estive.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  2. angela   12/01/17 • 11h46

    Olá, e para comprar passagens de trem ou ônibus por la? é tranquilo? ou melhor comprar antes? estamos indo para lá mês que vem! vamos para Helsinki, depois São Petersburgo, depois Moscou, e de la vamos seguir para Minsk, na Bielorrússia!

    Obrigada! e parabéns pelo Blog

    • Contando as Horas   27/01/17 • 16h53

      Oi, Angela

      Eu te aconselho a comprar pelo site, pq vc pode traduzir no google, se necessário. Lá é bem complicado, ninguém fala inglês, nem mesmo em lugares turísticos.

  3. Kalebe   14/02/17 • 23h21

    Olá Bruna, morei na Rússia por 4 anos e as setas nas faixas de pedestre havia visto apenas em São Petersburgo. Aquela publicidade escrito na rua indica o contato para excursões que podem ser feitas pelos tetos dos prédios históricos de Piter. Me surpreendo por você ter achado Moscou a cidade mais limpa que visitou até então =D
    Parabéns pelo blog! Curti bastante.

    • Contando as Horas   15/02/17 • 17h46

      Oi, Kalebe

      Ah, é? Que legal! Eu adorei a Rússia. Não fosse o idioma, até cogitaria morar lá hehe Vc não achou Moscou super limpa? Nossa, eu achei. Achei que não perde em nada para a Suíça ou Noruega, por exemplo, outros dois lugares que achei limpíssimos. Obrigada pelo comentário e visita aqui no blog! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas