Eu estive em Floripa no inicio de outubro desse ano, aproveitando que o clima não tava muito pra praia (tava nublado a maior parte do tempo, choveu um pouquinho e tava frio), busquei por programas alternativos. Entre todos os lugares que (re)visitei, um deles foi Ribeirão da Ilha.
Assim como Santo Antonio de Lisboa, Ribeirão da Ilha é um distrito de Florianópolis, criado em 1809 e tem colonização majoritariamente açoriana.
Não deixe de conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806, é considerada o cartão postal de Ribeirão da Ilha. Infelizmente no dia que estivemos lá ela estava fechada. Mas adivinha quem mais já esteve lá? Dom Pedro II, em 1845.
Forte indícios dessa colonização pode ser vistos nas casinhas coloridas, nas lojinhas de artesanato (a maioria delas vende azulejos portugueses e artigos produzidos com rendas de bilro) e nos bares que vendem doces portugueses (pastéis de nata, por exemplo!).
Essa lojinha é muito legal!
Pra quem gosta de ostras, essa região se destaca por ser o maior produtor de ostras do estado de Santa Catarina e do Brasil.
Uma cena super comum é ver diversos criadouros de ostras por toda a extensão de mar que pertence ao Ribeirão da Ilha.
Devido a isso, essa região também se tornou um polo gastronômico da capital, onde a maioria dos restaurantes com pier mar adentro, tem em seu cardápio como grande destaques pratos a base de ostras.
Iemanjá!
Dois restaurantes que eu indico pra provar ostras são: Rancho Açoriano e Ostradamus. Não deixem de ir, ambos são imperdíveis. E o melhor de tudo, ambos tem estacionamento e ficam pertíssimos (dá pra almoçar em um e jantar no outro hehe)!
Nos jantamos no restaurante Ostradamus, pq o Rancho Açoriano estava fechado na quinta-feira a noite. De entrada pedimos uma porção de lula, mais uma porção de bolinho de siri e uma rodada de ostras gratinadas, alem de bebidas (água, caipirinha e cerveja) e a conta deu 180,00 reais.
E claro, se possivel, aproveite pra curtir o por do sol, um dos mais bonitos da ilha. Concordam? :D
Ribeirão da Ilha fica no sul da ilha, a 17 km do Aeroporto Hercílio Luz e a 25 km do centro da cidade.
** Precisando de hotel em Florianópolis? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Santa Catarina
Todos os posts sobre Florianópolis
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020