29.12
2016

Retrospectiva: As minhas viagem em 2016

Ano passado foi a primeira vez que fiz uma retrospectiva das viagens que fiz em 2015. Achei muito legal a experiencia de relembrar cada uma dessas viagens, que esse ano resolvi repetir a dose.

2017

Seja muito bem-vindo 2017!!

Comparado com os últimos anos, esse ano foi meio fraco em quantidade de viagens, é bem verdade, mas foi especial no quesito “riscar da listinha” lugares que eu realmente queria muito conhecer (Rússia e o Nordeste). E ainda, pra completar, eu tive que cancelar duas viagens, mas isso eu explico na sequencia. 

Obs.: Clique nos nomes das cidades em vermelho pra ler os respectivos posts sobre esse destino!

Minha primeira viagem de 2016 aconteceu no ultimo final de semana de janeiro. O destino era aqui perinho, Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Fui para um evento de família. Ficamos lá por 4 dias e apesar de não ter tido muito tempo de passear, deu pra rever algumas coisinhas.

I-Love-BC

Bal. Camboriú

Em fevereiro foi o mês que o Raul foi fazer intercâmbio na França. Antes de começar as aulas propriamente ditas, ele passou quase uma semana em Courchevel. A cidade onde ele passou o restante das semanas de intercâmbio foi Annecy e a partir dali, todo final de semana ele ia para uma estação de ski diferente da região dos Alpes Franceses.

Courchevel-1

Courchevel

annecy-1

Annecy

DCIM102GOPROG0684109.

Alpes Franceses

Em fevereiro seria o mês em que eu iria pela primeira vez para a Colômbia. Quem lembra que no inicio deu um surto gigantesco de Zika em vários lugares aqui no Brasil (especialmente no Nordeste) e em outros países da América do Sul? Poisé, como essa doença ainda é meio uma incógnita (síndromes, micro cefalia, entre outras coisas), eu achei mais sensato cancelar a minha viagem. Bogotá não era alvo de grandes focos dessa doença, mas Cartagena, sim.

Se a viagem a Colômbia tive dado certo, eu teria ficado apenas 5 dias em casa e logo já embarcaria para a minha proxima viagem, que aconteceu na ultima semana de fevereiro, onde eu estive no Rio Grande do Sul, visitando a Serra Gaucha e o Vale dos Vinhedos. Passei 4 dias em Gramado e Canela e depois segui para Bento Gonçalves e Garibaldi.

DSC_0726

Gramado

Canela-1-1

Canela

Miolo-00

Bento Gonçalves

c13

Garibaldi

Em março eu não fiz nenhuma viagem, pois fiquei em função da minha mudança pra voltar a Curitiba.

Cheguei em Curitiba na primeira segunda-feira do mês de abril. Eu estive lá pra fazer um curso, que durou até agosto. Esse curso era sempre as quartas e sextas-feiras a noite, o que não me permitiu viajar nenhum final de semana. Mas isso não foi nenhum problema, pois eu aproveitei pra conhecer e revisitar alguns lugares de Curitiba.

cwb

Curitiba

Em agosto eu voltei a Chapecó, e aproveitei esses dias pra terminar de organizar a próxima viagem a Europa.

IF

Chapecó

Em setembro eu desembarquei na Europa, no aeroporto de Charles de Gaulle em Paris e segui de trem para a Bélgica.

Fui direto a Bruxelas. Foi minha terceira vez na capital da Bélgica. O que me levou até lá foram dois festivais, o Festival da Cerveja Belga (mais conhecido por lá como Weekend de la Bière) e o Festival de Histórias em Quadrinhos (chamado de Fête de la Bande Dessinée – esse post será publicado no próximo ano!).

Festival-00

Grand Place, em Bruxelas

Em Bruxelas alugamos um carro e seguimos em direção a parte francesa do país, onde fizemos um roteiro passando por algumas cervejarias. A primeira parada foi em Dinant, onde conhecemos a cervejaria Leffe.

dinant-4

Dinant

Depois seguimos para duas cervejarias trapistas belga, a Rochefort e a Orval. No meio do caminho passamos por diversas cidadezinhas muito bonitinhas e finalizamos esse dia em Bouillon.

DSC_0681

Rochefort

DSC_0790

Orval

IMG_7855

Bouillon

De Bouillon seguimos para a terceira cervejaria trapista dessa viagem, a Chimay. A estrutura dessa cervejaria é muito legal, tem até um hotel e nós ficamos hospedados lá.

IMG_7890

Chimay

No dia seguinte conhecemos outras cidadezinhas belgas no caminho ate Waterloo.

DSC_1293

Waterloo

E essa viagem a Bélgica não terminou por ai, nós ainda fomos de trem para a região de Flandres, no norte do país, onde visitamos Gent, Antuérpia e Bruges (ainda não escrevi os posts sobre esses três destinos, mas em breve eles estarão aqui no blog!).

DSC_1361

Gent

DSC_1707

Antuérpia

DSC_1835

Bruges

Depois desses 10 dias na Bélgica, foi vez de voltar ao aeroporto de Charles de Gaulle em Paris pra encontrar o restante da família, pois a gente seguiria viagem para um destino MUITO aguardado por todos nós aqui de casa: a Rússia.

DSC_2536

Moscou

Ficamos 16 dias em território russo. Os 7 primeiros dias foram reservados para Moscou e a partir de lá, fizemos um bate-volta a cidade de Sergiev Possad, local onde está localizado o Vaticano Russo.

russia-17

Sergiev Possad

De lá nos seguimos no trem de altíssississima velocidade russo Sapsan até St Petersburgo, onde ficamos por 9 dias. Nesses 9 dias, além de conhecer St Petersburgo, nós fizemos 3 bate-voltas: Peterhof, Tsarskoye Selo e Strelna.

IMG_9783

Sapsan

DSC_3775

Museu Hermitage, em St Petersburgo

DSC_4183

Peterhof

DSC_4730

Palácio de Catarina, em Tsarskoye Selo

russia-24

Residência de Verão do Presidente da Rússia, em Strelna

Fiquei 13 dias contados em casa e na metade de outubro dei inicio a mais uma grande viagem. Estive no feriado de outubro em Floripa, apesar do clima nublado e com chuva, deu pra rever alguns lugares.

floripa

Floripa

Também tive tempo de incluir no roteiro 2 dias em Blumenau, onde fui pela primeira vez na vida na Oktoberfest.

DSC_5495

Blumenau

De Floripa eu já embarquei pra o Nordeste, um destino que fazia MUITO tempo que estava na minha listinha. Finalmente essa oportunidade apareceu. O que me levou a terras nordestinas pela primeira vez foi uma Feira de Turismo em João Pessoa, na Paraíba.

Jampa-01

João Pessoa

praia-de-coqueirinho

Costa do Conde

Aproveitando a proximidade, achei que seria interessante conhecer outro estado ali do ladinho, Pernambuco. Fiquei uma semana inteirinha lá, onde pude conhecer as praias de Cabo de Santo Agostinho, Praia dos Carneiros, as Praias de Ipojuca (entre elas, Porto de Galinhas) e terminei meu roteiro em Olinda.

DSC_7088

Cabo de Santo Agostinho

praia-dos-carneiros

Praia dos Carneiros, em Tamandaré

DSC_8339

Porto de Galinhas

DSC_8686

Olinda

E pra finalizar o ano, a minha ultima viagem seria em novembro, onde eu iria embarcar novamente para a região Norte do Brasil. Nessa viagem eu iria conhecer o Pará (Belém e Marajó), mas ela acabou não acontecendo. Eu tive que cancelar essa viagem nos 45 minutos do segundo tempo.

Já tenho duas viagens programadas para 2017, algumas em fase de pesquisa (com possibilidade de se tornarem reais muito em breve) e muitas outras que, como sempre, eu ainda vou continuar sonhando!

Feliz 2017 para todos que acompanham o blog! Muita saúde e viagens pra todos nós!

** Precisando de hotel? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Retrospectiva: As minhas viagens em 2015

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Retrospectivas - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas