Ano passado foi a primeira vez que fiz uma retrospectiva das viagens que fiz em 2015. Achei muito legal a experiencia de relembrar cada uma dessas viagens, que esse ano resolvi repetir a dose.
Seja muito bem-vindo 2017!!
Comparado com os últimos anos, esse ano foi meio fraco em quantidade de viagens, é bem verdade, mas foi especial no quesito “riscar da listinha” lugares que eu realmente queria muito conhecer (Rússia e o Nordeste). E ainda, pra completar, eu tive que cancelar duas viagens, mas isso eu explico na sequencia.
Obs.: Clique nos nomes das cidades em vermelho pra ler os respectivos posts sobre esse destino!
Minha primeira viagem de 2016 aconteceu no ultimo final de semana de janeiro. O destino era aqui perinho, Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Fui para um evento de família. Ficamos lá por 4 dias e apesar de não ter tido muito tempo de passear, deu pra rever algumas coisinhas.
Bal. Camboriú
Em fevereiro foi o mês que o Raul foi fazer intercâmbio na França. Antes de começar as aulas propriamente ditas, ele passou quase uma semana em Courchevel. A cidade onde ele passou o restante das semanas de intercâmbio foi Annecy e a partir dali, todo final de semana ele ia para uma estação de ski diferente da região dos Alpes Franceses.
Courchevel
Annecy
Alpes Franceses
Em fevereiro seria o mês em que eu iria pela primeira vez para a Colômbia. Quem lembra que no inicio deu um surto gigantesco de Zika em vários lugares aqui no Brasil (especialmente no Nordeste) e em outros países da América do Sul? Poisé, como essa doença ainda é meio uma incógnita (síndromes, micro cefalia, entre outras coisas), eu achei mais sensato cancelar a minha viagem. Bogotá não era alvo de grandes focos dessa doença, mas Cartagena, sim.
Se a viagem a Colômbia tive dado certo, eu teria ficado apenas 5 dias em casa e logo já embarcaria para a minha proxima viagem, que aconteceu na ultima semana de fevereiro, onde eu estive no Rio Grande do Sul, visitando a Serra Gaucha e o Vale dos Vinhedos. Passei 4 dias em Gramado e Canela e depois segui para Bento Gonçalves e Garibaldi.
Gramado
Canela
Bento Gonçalves
Garibaldi
Em março eu não fiz nenhuma viagem, pois fiquei em função da minha mudança pra voltar a Curitiba.
Cheguei em Curitiba na primeira segunda-feira do mês de abril. Eu estive lá pra fazer um curso, que durou até agosto. Esse curso era sempre as quartas e sextas-feiras a noite, o que não me permitiu viajar nenhum final de semana. Mas isso não foi nenhum problema, pois eu aproveitei pra conhecer e revisitar alguns lugares de Curitiba.
Curitiba
Em agosto eu voltei a Chapecó, e aproveitei esses dias pra terminar de organizar a próxima viagem a Europa.
Chapecó
Em setembro eu desembarquei na Europa, no aeroporto de Charles de Gaulle em Paris e segui de trem para a Bélgica.
Fui direto a Bruxelas. Foi minha terceira vez na capital da Bélgica. O que me levou até lá foram dois festivais, o Festival da Cerveja Belga (mais conhecido por lá como Weekend de la Bière) e o Festival de Histórias em Quadrinhos (chamado de Fête de la Bande Dessinée – esse post será publicado no próximo ano!).
Grand Place, em Bruxelas
Em Bruxelas alugamos um carro e seguimos em direção a parte francesa do país, onde fizemos um roteiro passando por algumas cervejarias. A primeira parada foi em Dinant, onde conhecemos a cervejaria Leffe.
Dinant
Depois seguimos para duas cervejarias trapistas belga, a Rochefort e a Orval. No meio do caminho passamos por diversas cidadezinhas muito bonitinhas e finalizamos esse dia em Bouillon.
Rochefort
Orval
Bouillon
De Bouillon seguimos para a terceira cervejaria trapista dessa viagem, a Chimay. A estrutura dessa cervejaria é muito legal, tem até um hotel e nós ficamos hospedados lá.
Chimay
No dia seguinte conhecemos outras cidadezinhas belgas no caminho ate Waterloo.
Waterloo
E essa viagem a Bélgica não terminou por ai, nós ainda fomos de trem para a região de Flandres, no norte do país, onde visitamos Gent, Antuérpia e Bruges (ainda não escrevi os posts sobre esses três destinos, mas em breve eles estarão aqui no blog!).
Gent
Antuérpia
Bruges
Depois desses 10 dias na Bélgica, foi vez de voltar ao aeroporto de Charles de Gaulle em Paris pra encontrar o restante da família, pois a gente seguiria viagem para um destino MUITO aguardado por todos nós aqui de casa: a Rússia.
Moscou
Ficamos 16 dias em território russo. Os 7 primeiros dias foram reservados para Moscou e a partir de lá, fizemos um bate-volta a cidade de Sergiev Possad, local onde está localizado o Vaticano Russo.
Sergiev Possad
De lá nos seguimos no trem de altíssississima velocidade russo Sapsan até St Petersburgo, onde ficamos por 9 dias. Nesses 9 dias, além de conhecer St Petersburgo, nós fizemos 3 bate-voltas: Peterhof, Tsarskoye Selo e Strelna.
Sapsan
Museu Hermitage, em St Petersburgo
Peterhof
Palácio de Catarina, em Tsarskoye Selo
Residência de Verão do Presidente da Rússia, em Strelna
Fiquei 13 dias contados em casa e na metade de outubro dei inicio a mais uma grande viagem. Estive no feriado de outubro em Floripa, apesar do clima nublado e com chuva, deu pra rever alguns lugares.
Floripa
Também tive tempo de incluir no roteiro 2 dias em Blumenau, onde fui pela primeira vez na vida na Oktoberfest.
Blumenau
De Floripa eu já embarquei pra o Nordeste, um destino que fazia MUITO tempo que estava na minha listinha. Finalmente essa oportunidade apareceu. O que me levou a terras nordestinas pela primeira vez foi uma Feira de Turismo em João Pessoa, na Paraíba.
João Pessoa
Costa do Conde
Aproveitando a proximidade, achei que seria interessante conhecer outro estado ali do ladinho, Pernambuco. Fiquei uma semana inteirinha lá, onde pude conhecer as praias de Cabo de Santo Agostinho, Praia dos Carneiros, as Praias de Ipojuca (entre elas, Porto de Galinhas) e terminei meu roteiro em Olinda.
Cabo de Santo Agostinho
Praia dos Carneiros, em Tamandaré
Porto de Galinhas
Olinda
E pra finalizar o ano, a minha ultima viagem seria em novembro, onde eu iria embarcar novamente para a região Norte do Brasil. Nessa viagem eu iria conhecer o Pará (Belém e Marajó), mas ela acabou não acontecendo. Eu tive que cancelar essa viagem nos 45 minutos do segundo tempo.
Já tenho duas viagens programadas para 2017, algumas em fase de pesquisa (com possibilidade de se tornarem reais muito em breve) e muitas outras que, como sempre, eu ainda vou continuar sonhando!
Feliz 2017 para todos que acompanham o blog! Muita saúde e viagens pra todos nós!
** Precisando de hotel? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Retrospectiva: As minhas viagens em 2015
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020