Um dos passeios que eu ainda tinha um pouco de duvida se faria ou não durante o tempo que ficaria em Porto de Galinhas era justamente esse: Passeio de Jangada as Piscinas Naturais. Eu li algumas coisas na internet, mas ainda assim, não tava convencida de que valia a pena.
Mas ai você chega no destino, conversa com uma pessoa aqui, outra ali e sempre rola: “esse passeio é imperdível”, “tu é louca de deixar esse passeio de fora do roteiro”, “vc vai amar esse passeio” e coisas do tipo. Pra resumir, a gente tava com tempo, resolvemos incluí-lo na nosso roteiro.
→ Quando fazer esse passeio
Esse passeio acontece praticamente todos os dias, em qualquer horário, exceto se tiver desabando o mundo, com um chuvão daqueles.
Mas para aproveitar melhor, o ideal é ficar ligado em duas coisas: nas fases da lua e na tábua das marés, pois ambas interferem no aproveitamento desse passeio.
As fases da lua mais recomendadas para fazer passeio nas piscinas naturais são durante a lua cheia e lua nova. Já a tábua das marés deve marcar sempre menos de 0.5 (quanto menos tiver marcando, melhor).
Salve esse site: Tábua de Marés – Porto de Galinhas no seu email, pois ele será muito útil durante uma viagem a Porto de Galinhas (ou qualquer praias do Nordeste). Mais pro final dessa página, vai ter uma tabela azul chamada “Marés de Porto de Galinhas”, observe a coluna “atividade média”, quanto mais peixinhos tiver ali, melhor. Repare também nas colunas “1 Maré”, “2 Maré”, “3 Maré” e “4 Maré”, onde estiver marcando menos de 0.5 quer dizer que naqueles horários as chances de aproveitar melhor as piscinas naturais são maiores.
Esse assunto de fases da lua e tábua das marés é meio complexo, mas em breve quero escrever um post detalhado sobre isso.
→ Onde comprar o ticket
Existe um quiosque com dois guichê que pertence a Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, localizado no calçadão em frente as piscinas naturais. É ali onde se compra as fichas desse passeio. Cada ficha custa 25,00 reais (valor de outubro de 2016) e eles só aceitam dinheiro como pagamento.
Com as fichas em mãos, é só seguir até a praia, no local onde estão várias jangadas. A primeira que estiver saindo, você entrega a ficha para o jangadeiro e faz o passeio. Super simples!
→ Passeio de Jangada as Piscinas Naturais
As jangadas que fazem o passeio até as piscinas naturais de Porto de Galinhas partem da praia localizada em frente a Vila de Porto, o centrinho comercial da Praia de Porto de Galinhas.
O passeio de jangada ate chegar nos arrecifes é rapidinho, dura uns 5 minutinhos. Chegando lá, o jandadeiro passa todas as instruções de como vai funcionar a visita.
Esse passeio é dividido em 2 partes:
– Caminhada nos arrecifes pra ver a formação das piscinas naturais durante o período em que a maré está baixa. Esses arrecifes são protegidos, logo, não é permitido mergulhar com os peixinhos. E nessa parte do passeio onde vc vai ver o famoso mapa do Brasil esculpido no meio dos arrecifes. Procure prestar atenção, essa área é toda demarcada com cordas, a gente deve ficar sempre dentro do caminho demarcado.
– Mergulho nas piscinas naturais. Existe uma pequena parte dessa área protegida que está liberada para que as pessoas mergulhem (com ou sem snorkel) com os peixinhos.
Cada uma das etapas dura 30 minutos aproximadamente, então, no total, esse passeio tem a duração de 1 hora.
Se você tiver snorkel, leve. É melhor pra mergulhar, ver e interagir com os peixinhos. A gente tem snorkel próprio, mas nesse passeio em especifico eles fornecem a marcara e o cano de respirar pra quem não tem. Como eu não sei como esses equipamentos são lavados, eu comprei um pra mim e sempre levo junto em viagens a destinos com praia. Ah, e eles não cobram nada a mais por emprestar o snorkel, ok?
É importante prestar a atenção a todas as informações que o jangadeiro fala, pois caminhar nos arrecifes e mergulhar nas piscinas naturais exige alguns cuidados. O mais importante deles é tentar ficar longe dos ouriços. Não ande nos arrecifes descalços (eu tava de chinelo havaianas), em alguns lugares existem muitos ouriços.
→ Outras informações
Agora que voltei de viagem, eu posso dar minha opinião sobre esse passeio. Eu gostei muito de ter andado de jangada, de ter conhecido os arrecifes e as piscinas naturais de Porto de Galinhas. Não é atoa que o destino tem a fama que tem, é tudo muito bem organizado. Se você, assim como eu, tiver em duvida se deve ou não fazer, eu te digo apenas uma coisa: FAÇA!
A Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas surgiu para regulamentar a profissão e também, pra fazer com que os arrecifes e piscinas naturais sejam preservados. Eu achei a forma como o passeio é feito bem organizado, o jangadeiro que pegamos, o Guga, era muito extrovertido, nos deu todas as explicações possíveis sobre várias coisas, respondeu todas as perguntas que fiz, enfim, adorei. Valeu muito a pena ter feito esse passeio!
** Precisando de hotel em Porto de Galinhas? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Pernambuco
Todos os posts sobre Porto de Galinhas
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi, Bruna. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi. Natalie
Obrigada pelo destaque no site do VnV! :D
Eu fiz, mas não acordei cedo o suficiente e a maré já estava mais alta. Quando voltar vou ficar mais esperto em relação à tábua da maré.
Oi, Gustavo
Te entendo, ouvi algumas pessoas falarem que não sabiam que a tábua das mares influenciava no passeio. Nos pedimos na recepção do hotel pra confirmação a informação do site que coloquei no post, chegamos um pouco antes e deu tudo certinho.