14.04
2017

O que fazer em 1 dia em Pomerode

Quem estiver com planos de vir pra Santa Catarina, pode incluir Pomerode na viagem. A cidade pode ser facilmente incluída no roteiro de quem vem a Blumenau, Balneário Camboriú ou Floripa.

DSC_8922

A cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, está situada na região chamada de Vale Europe. Até pouco tempo atrás Pomerode fazia parte de Blumenau, quando em janeiro de 1959 foi emancipada. 

DSC_8946

Se Pomerode fizer parte do seu roteiro, eu fortemente aconselho pelo menos um dia inteiro na cidade para conhecer com calma as principais atrações. Se estiver com crianças, reserve pelo menos 2 dias.

→ Portal Sul

Inaugurado em 1991, o Portal Sul é o principal cartão postal de Pomerode. É uma tipica construção enxaimel. No primeiro andar está localizado o Centro de Informações Turísticas de Pomerode. Já no segundo andar, tem uma loja gigante, ideal para comprar artesanato local e souvernirs.

DSC_8915

DSC_9040

DSC_8916

DSC_9041

→ Praça Jorge Lacerda

É a pracinha que fica nos fundos do Portal Sul. Ali tem um coreto, letreiro de Pomerode e a Estátua da Imigração, que homenageia os alemães vindos da região da Pomerânia.

DSC_8923

DSC_8927

→ Prefeitura de Pomerode

Na próxima quadra fica a prefeitura de Pomerode. Se não fosse Páscoa, provavelmente seria uma construção que eu passaria batido. Mas durante as comemorações da Osterfest, em frente a prefeitura está localizado o Bosque das Osterbaüme, que como o próprio nome já indica, é um lugar cheio de árvores de Páscoa, todas feitas por alguma instituição municipal.

DSC_8939

DSC_8931

→ Igreja Evangélica Luterana do Brasil

É considerada a principal igreja da cidade e está localizada na principal rua de Pomerode, a rua 15 de Novembro. Tem uma torre que chega a 35 metros de altura, que pode ser vista de praticamente todos os cantos da cidade. Eu queria ter visitado a igreja, pois li que ela tem dois vitrais de figuras bíblicas junto ao altar que são muito bonitos, mas sempre encontrei as portas fechadas.

DSC_8940

→ Rio Testo

Rio Testo atravessa a cidade de Pomerode. É nos arredores da ponte localizada bem no centrinho da cidade onde estão as principais lojas de comércio da cidade. Em época de Páscoa, a ponte também é enfeitada com algumas árvores de Páscoa.

DSC_8950

DSC_8952

→ Museu Pomerano

A primeira atração depois de atravessar o rio é o principal museu da cidade. Quem tiver interesse em saber mais sobre a história, esse é o melhor lugar para isso. A maior parte do acervo do museu foi doada por Egon Tiedt. Atraves de diversos objetos e fotos é possivel saber mais sobre a chegada dos primeiro imigrantes alemães a região. Fechado as segundas-feiras. Valor de 6,00 reais.

IMG_6976

→ Cervejaria Schornstein

Bem em frente ao Museu Pomerano fica a principal cervejaria da cidade, a Schornstein. Fundada em junho de 2006, não demorou muito até que ela caísse no gosto dos catarinenses (e dos brasileiros em geral).

DSC_9047

A Schornstein faz parte da Rota das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina. Além de Pomerode, as cidades de Blumenau, Brusque, Indaial, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó. Todas essas cervejarias seguem a Lei da Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, criada em 1516, que diz que a cerveja alemã só pode ser produzida usando quatro ingredientes: água, lúpulo, malte e fermento.

IMG_6973

IMG_6974

A Schornstein é formada por 2 partes: O prédio onde ficava o antigo Mercado Weege, atualmente abriga a fábrica e a loja da marca, o Armazen Schornstein (vende de tudo, cervejas, copos de cerveja, artigos de decoração, souvenirs, pão feito com cerveja, entre outros). E bem ao lado está localizado a Schornstein Kneipe, o restaurante oficial da cervejaria, que pode ser facilmente identificado pela sua chaminé de mais de 30 metros de altura, afinal, é ele que dá nome a cervejaria, já que schornstein significa chaminé em alemão. Era nesse local onde estava localizada a primeira fabrica da cervejaria.

DSC_9046

IMG_6992

IMG_6998

IMG_6991

É possivel visitar a fábrica, mas eu acabei não visitando. Apenas conheci a lojinha e almoçar no sábado de meio dia no restaurante (serve buffet de comidas tipicas alemãs, com marreco, salsichas, chucrute, entre outras coisas). No restaurante dá pra provar os 6 tipos de cerveja produzidos: Bock, Weiss, Pilsen, Witbier, Ipa e Stout.

IMG_6971

→ Monumento a Imigração Alemã

O monumento está localizado na Praça de Torgelow, ao lado do restaurante da Cervejaria Schornstein e de frente para o Centro Cultural de Pomerode e Teatro Municipal de Pomerode. Esse monumento foi construído para celebrar os 180 anos da chegada dos imigrantes alemães em Santa Catarina.

DSC_9013

DSC_9015

→ Centro Cultural de Pomerode

É onde acontece todos os anos a Osterfest. O complexo é aberto, cercado por pequenos pavilhões onde estão as lojas e oficinas de produção de Árvores de Páscoa, Cestinhas de Páscoa e Pintura dos Ovos de Páscoa.

IMG_6910

→ Teatro Municipal de Pomerode

O principal teatro da cidade fica entre a Rodoviária e o Centro Cultural da cidade. O teatro foi construído em 2009, em parceria com a prefeitura e o governo do estado. Tem capacidade para 498 pessoas e eventualmente tem apresentações.

DSC_9022

→ Outras atrações

Pomerode tem mais algumas atrações que eu não visitei, mas quem tiver interesse, fica a dica: Zoo de Pomerode (considerado o primeiro zoológico de Santa Catarina) e a Vila Encantada (um parque temático, para crianças).

IMG_6981

IMG_6980

Ambas as atrações ficam no centro da cidade. Ao chegar na ponte que atravessa o rio Testo, ao invés de dobrar a direita para ir pro lado onde está o Museu Pomerano e demais atrações, vire a esquerda. Já vai da pra ver as placas indicando os acessos a essas duas atrações. Não tem erro!

IMG_6999

Ah.. E se por acaso for seguir viagem ao norte de Santa Catarina ou até mesmo, se for seguir viagem a Curitiba, certamente você vai passar pelo outro portal da cidade, o Portal Norte. Esse portal tem saída pra quem vai em direção a Jaraguá do Sul.

IMG_7002

** Reserve seu hotel em Pomerode aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Santa Catarina

Todos os posts sobre Pomerode

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Pomerode, Santa Catarina - , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "O que fazer em 1 dia em Pomerode"
  1. Marisa   05/12/17 • 14h51

    Muito bom Bruna, ótimas informações!

  2. patricia ribeiro frança   26/06/19 • 07h57

    muito util as informações

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas