Quem estiver com planos de vir pra Santa Catarina, pode incluir Pomerode na viagem. A cidade pode ser facilmente incluída no roteiro de quem vem a Blumenau, Balneário Camboriú ou Floripa.
A cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, está situada na região chamada de Vale Europe. Até pouco tempo atrás Pomerode fazia parte de Blumenau, quando em janeiro de 1959 foi emancipada.
Se Pomerode fizer parte do seu roteiro, eu fortemente aconselho pelo menos um dia inteiro na cidade para conhecer com calma as principais atrações. Se estiver com crianças, reserve pelo menos 2 dias.
→ Portal Sul
Inaugurado em 1991, o Portal Sul é o principal cartão postal de Pomerode. É uma tipica construção enxaimel. No primeiro andar está localizado o Centro de Informações Turísticas de Pomerode. Já no segundo andar, tem uma loja gigante, ideal para comprar artesanato local e souvernirs.
→ Praça Jorge Lacerda
É a pracinha que fica nos fundos do Portal Sul. Ali tem um coreto, letreiro de Pomerode e a Estátua da Imigração, que homenageia os alemães vindos da região da Pomerânia.
→ Prefeitura de Pomerode
Na próxima quadra fica a prefeitura de Pomerode. Se não fosse Páscoa, provavelmente seria uma construção que eu passaria batido. Mas durante as comemorações da Osterfest, em frente a prefeitura está localizado o Bosque das Osterbaüme, que como o próprio nome já indica, é um lugar cheio de árvores de Páscoa, todas feitas por alguma instituição municipal.
→ Igreja Evangélica Luterana do Brasil
É considerada a principal igreja da cidade e está localizada na principal rua de Pomerode, a rua 15 de Novembro. Tem uma torre que chega a 35 metros de altura, que pode ser vista de praticamente todos os cantos da cidade. Eu queria ter visitado a igreja, pois li que ela tem dois vitrais de figuras bíblicas junto ao altar que são muito bonitos, mas sempre encontrei as portas fechadas.
→ Rio Testo
Rio Testo atravessa a cidade de Pomerode. É nos arredores da ponte localizada bem no centrinho da cidade onde estão as principais lojas de comércio da cidade. Em época de Páscoa, a ponte também é enfeitada com algumas árvores de Páscoa.
→ Museu Pomerano
A primeira atração depois de atravessar o rio é o principal museu da cidade. Quem tiver interesse em saber mais sobre a história, esse é o melhor lugar para isso. A maior parte do acervo do museu foi doada por Egon Tiedt. Atraves de diversos objetos e fotos é possivel saber mais sobre a chegada dos primeiro imigrantes alemães a região. Fechado as segundas-feiras. Valor de 6,00 reais.
→ Cervejaria Schornstein
Bem em frente ao Museu Pomerano fica a principal cervejaria da cidade, a Schornstein. Fundada em junho de 2006, não demorou muito até que ela caísse no gosto dos catarinenses (e dos brasileiros em geral).
A Schornstein faz parte da Rota das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina. Além de Pomerode, as cidades de Blumenau, Brusque, Indaial, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó. Todas essas cervejarias seguem a Lei da Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, criada em 1516, que diz que a cerveja alemã só pode ser produzida usando quatro ingredientes: água, lúpulo, malte e fermento.
A Schornstein é formada por 2 partes: O prédio onde ficava o antigo Mercado Weege, atualmente abriga a fábrica e a loja da marca, o Armazen Schornstein (vende de tudo, cervejas, copos de cerveja, artigos de decoração, souvenirs, pão feito com cerveja, entre outros). E bem ao lado está localizado a Schornstein Kneipe, o restaurante oficial da cervejaria, que pode ser facilmente identificado pela sua chaminé de mais de 30 metros de altura, afinal, é ele que dá nome a cervejaria, já que schornstein significa chaminé em alemão. Era nesse local onde estava localizada a primeira fabrica da cervejaria.
É possivel visitar a fábrica, mas eu acabei não visitando. Apenas conheci a lojinha e almoçar no sábado de meio dia no restaurante (serve buffet de comidas tipicas alemãs, com marreco, salsichas, chucrute, entre outras coisas). No restaurante dá pra provar os 6 tipos de cerveja produzidos: Bock, Weiss, Pilsen, Witbier, Ipa e Stout.
→ Monumento a Imigração Alemã
O monumento está localizado na Praça de Torgelow, ao lado do restaurante da Cervejaria Schornstein e de frente para o Centro Cultural de Pomerode e Teatro Municipal de Pomerode. Esse monumento foi construído para celebrar os 180 anos da chegada dos imigrantes alemães em Santa Catarina.
→ Centro Cultural de Pomerode
É onde acontece todos os anos a Osterfest. O complexo é aberto, cercado por pequenos pavilhões onde estão as lojas e oficinas de produção de Árvores de Páscoa, Cestinhas de Páscoa e Pintura dos Ovos de Páscoa.
→ Teatro Municipal de Pomerode
O principal teatro da cidade fica entre a Rodoviária e o Centro Cultural da cidade. O teatro foi construído em 2009, em parceria com a prefeitura e o governo do estado. Tem capacidade para 498 pessoas e eventualmente tem apresentações.
→ Outras atrações
Pomerode tem mais algumas atrações que eu não visitei, mas quem tiver interesse, fica a dica: Zoo de Pomerode (considerado o primeiro zoológico de Santa Catarina) e a Vila Encantada (um parque temático, para crianças).
Ambas as atrações ficam no centro da cidade. Ao chegar na ponte que atravessa o rio Testo, ao invés de dobrar a direita para ir pro lado onde está o Museu Pomerano e demais atrações, vire a esquerda. Já vai da pra ver as placas indicando os acessos a essas duas atrações. Não tem erro!
Ah.. E se por acaso for seguir viagem ao norte de Santa Catarina ou até mesmo, se for seguir viagem a Curitiba, certamente você vai passar pelo outro portal da cidade, o Portal Norte. Esse portal tem saída pra quem vai em direção a Jaraguá do Sul.
** Reserve seu hotel em Pomerode aqui.
** Reserve seu Seguro Viagem aqui.
** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Santa Catarina
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Muito bom Bruna, ótimas informações!
Oi, Marisa
Obrigada pelo comentário e visita aqui no blog!!
muito util as informações
Oi, Patricia
Obrigada!! :D