12.07
2017

Romênia: Informações práticas

A Romênia (em romeno, România) está longe de ser um dos destinos mais populares entre brasileiros, mas isso deveria mudar!

Eu estive lá por 6 dias na metade do mês de maio de 2017, antes de iniciar meu Cruzeiro Fluvial pelo rio Danubio (que começou em Giurgiu, uma cidade localizada a 1 hora de distancia de Bucareste), e de certa forma, me surpreendi muito com tudo que vi.

bandeira romenia

Além de conhecer Bucareste, a capital do país, eu também estive na famosa região da Transilvânia (quem lembra das historias de vampiros e do Conde Dracula?). Mas antes de falar sobre cada lugar que conheci, aqui vai um post com informações mais gerais sobre a Romênia. 

→ Localização

A Romênia está localizada no Leste Europeu. Faz fronteira com 5 países (Ucrânia, Moldávia, Hungria, Sérvia e Bulgária) e com o Mar Negro.

É interessante notar que, toda a extensão da fronteira com a Sérvia e uma boa parte da fronteira com a Bulgária é feita através do rio Danúbio (esse rio começa na Alemanha e desagua no mar Negro), considerado o rion mais importante do país.

mapa romenia

→ Visto, Vacina e Seguro Viagem

Brasileiros não precisam de visto pra ir a Romênia a turismo por até 90 dias, mas o passaporte deve estar valido por pelo menos 6 meses a partir da data de saida do país.

Pelas pesquisas que fiz, não é obrigatório nenhuma vacina. Na prática, na imigração, o oficial nao me pediu nada sobre isso.

Seguro viagem é sempre importante ter, nunca sabemos quando será necessario usar. O blog tem uma parceria com a empresa Seguros Promo. Inclusive eu emiti meu seguro viagem por esse site, super fácil de comprar. Para cotar seu seguro viagem com a Seguros Promo, clique aqui -> Seguro Viagem com a Seguros Promo.

DSC_0217_Fotor

Bucareste

→ Melhor época

A Romênia tem as 4 estações do ano bem definida, portanto, eu acho que pode ser uma boa ideia ir em qualquer época. Eu estive lá na primavera/quase inicio de verão e achei otimo. Peguei dias mais frios na Transilvania, mas em Bucareste estava mais quente.

Dependendo dos passeios ou se alguém estiver pensando em alugar carro, talvez não seja tão legal ir no inverno, pois neva bastante lá por esses lados.

DSC_9805_Fotor

Sinaia

→ Como ir até a Romênia

Obviamente não existem voos direto entre Brasil e Romênia, portanto, será necessário fazer conexão pelo caminho. Entre as opções eu tinha ir com a Air France (via Paris), Alitalia (via Roma), KLM (via Amsterdã) ou Lufthansa (via Frankfurt). Quando comprei a minha passagem no inicio do ano, a melhor opção de horário (queria chegar de dia na Romênia) era com a Lufthansa. Eu cheguei lá por volta das 17:30, tive tempo de passar na imigração, pegar minha bagagem e ainda esperei um pouco até o horário do proximo transfer partir para a Transilvânia as 19:00. Foi super tranquilo!

DSC_9667_Fotor

Brasov

→ Aeroporto Internacional Henri Coanda (IATA: OTP)

Esse é o principal aeroporto do país. Ele também é chamado de Otopeni, pq está localizado a 17 km ao norte de Bucareste, na cidade vizinha de Otopeni.

otopeni (1)

O aeroporto é super pequeno, tem apenas 1 terminal dividido em três partes: uma para voos internacionais, outra para voos domesticos e outra para chegadas.

otopeni (2)

otopeni (3)

Como eu ainda não sabia se ficaria a primeira noite em Bucareste antes de partir pra Transilvania, eu acabei pesquisando as formas de ir do aeroporto até o centro. Existe algumas opções, mas as melhores, na minha opinião, são: ônibus da empresa RATB rota 783 ou táxi. Eu li na internet que, antes de pegar o táxi, é necessário retirar um ticket em uma máquininha localizada no sagua de desembarque. É verdade! Enquanto eu esperava o horário do transfer, vi várias pessoas retirando esses tickets em uma máquinha amarela perto de uma loja de flores.

otopeni (4)

Eu optei por pegar um transfer com uma empresa local, a M&M Express e ir direto para a Transilvania. Esse transfer tem frequencia de várias vezes ao dia e geralmente liga o Aeroporto de Bucareste / Centro de Bucareste a Brasov, podendo fazer paradas no caminho, como foi o meu caso, eu fiquei em Sinaia.

otopeni (6)

otopeni (5)

→ Imigração

Essa foi minha primeira vez na Romênia. Achei a imigração super tranquila. O oficial apenas me pediu quantos dias eu iria ficar no país e quais lugares visitaria. Carimbou meu passaporte e pronto. Não me fez mais nenhuma pergunta e também não pediu para ver nenhum documento.

Claro que eu tava com a minha pastinha de documentos em mãos, com passagem de volta, hotéis, reserva do cruzeiro fluvial, entre outros. Mas não precisei mostrar nadinha! Adoro imigração desse tipo!!

DSC_9850_Fotor

Bran

→ Idioma

O idioma oficial da Romênia é o romeno, obviamente. É uma lingua latina, lembra muito o italiano.

Uma coisa que me surpreendeu bastante positivamente é que eu não tove dificuldade de me comunicar por lá, 95% das pessoas com quem falei sabiam falar inglês.

DSC_9904_Fotor

Rasnov

→ Dinheiro

A Romênia já faz parte da União Européia, mas ainda não adota o Euro como moeda oficial (os planos pra que entre em vigor é a partir de 2020).

A moeda oficial do país é o Leu Romeno (Lei Romeno, no plural), abreviado por RON. Tem notas de 1, 5, 10, 50, 100, 200 e 500 lei e moedas de 1, 5, 10 e 50 banes (Ban, no singular e Bani, no plural em romeno).

moeda romenia

→ Gorjetas

Não há nenhuma obrigatoriedade em deixar gorjetas no que quer que seja, mas claro, se você gostar muito do serviço, não vejo nada de mais nisso. Quando sou muito bem atendida (além das minhas expectativas, eu sempre deixo uma gorjetinha), mas qdo o serviço é ok, arredondo o valor pra cima e deu. E se o serviço foi muito demorado ou pessimo, nao deixo nada. Isso é uma politica que adoto em qualquer lugar, independente de ter ser cultural ou não deixar gorjeta.

DSC_0119_Fotor

Constanta e o Mar Negro

→ Diferença de Fuso Horário

Existe diferença de fuso horário entre Brasil e Romênia. Agora nos meses de verão na Europa, a diferença é de 6 horas, ou seja, 6 horas a mais na Romênia. Quando lá é inverno, a diferença cai para 4 horas, lá na Romênia são 4 horas a mais.

DSC_0169_Fotor

Bucareste

→ Tomadas e Adaptadores

As tomadas são iguais as antigas de dois pinos redondos que existiam aqui no Brasil. Se você tiver eletronicos com essas (malditas) tomadas novas de 3 pinos aqui do Brasil, não esqueça de levar um adaptador espeficio pra isso e mais um adaptador universal, pq o adaptador universal não tem essa configuração dessa nossa nova tomada.

DSC_0009_Fotor

Sinaia

→ Chip de celular

Eu tinha cogitado em comprar um chip de celular assim que chegasse na Romênia, afinal, iria ficar quase 1 semana. Pedi informações e dicas para as guias que contratei e elas me falaram muito bem dessas 3 operadoras: Orange, Vodafone e Cosmote. Uma delas até tinha me falado que existia um lugar pra comprar chip de celular lá no aeroporto, mas eu nao achei. Em resumo, fiquei sem e me virei com wifi dos hotéis, lojas, restaurantes, wifi publicos, entre outros. Foi relativamente tranquilo até!

DSC_9982_Fotor

Sinaia

→ Taxi x Uber

A fama dos taxistas na Romênia é pessima. Evitei ao máximo pegar táxi ou uber por lá. Sempre que possivel fui a pé ou de transporte publico (trem, onibus ou metro). Apenas 1 dia peguei taxi, pra fazer o trajeto de ida e volta entre o hotel e a Gara de Nord, em Bucareste.

A minha primeira experiencia não foi muito animadora. Eu pedi pra recepção do hotel chamar um taxi e explicar que eu ia até a estação de trem. Quando entrei no táxi falei em ingles com ele e disse “train station” e ele se fez de desentendido. Pensei: Me lasquei! Ai usei meu romeno improvisado pra dizer que queria ir até a estação de trem Gara de Nord, rapido antes que eu perca o trem! hahaha Acho que funcionou, pq ele foi voando até lá. O mais engraçado foi que, na hora de pagar, o taxista (desgraçado!!!), me falou o preço e ainda me explicou onde eu tinha que ir em INGLES!!! Odio mortal dessas pessoas que querem enganar turistas!

Na volta, pedi pra guia que me acompanhou até Constanta, cidade localizada as margens do Mar Negro, pra ir comigo até o taxi e falar com ele pra onde eu ia. Quando estavamos quase chegando lá ele começou a se fazer de porco vesgo dizendo que não dava pra ir naquela rua, que era bloqueada. Obviamente eu ja sabia disso e fui fazendo mimica pra ele dobrar aqui ou ali (ja sabia o trajeto) e me deixar perto de uma parada de taxi proximo a um shopping e de lá eu segui caminhando sozinha. Passei uma raiva, mas deu tudo certo!

Portanto, minha recomendação: evite ao máximo andar de táxi em Bucareste! Ou fique bem ligado pra ninguém te passar a perna.

Já na Transilvania, eu peguei taxi 3 vezes em Sinaia (que foi onde fiquei hospedada) e lá foi super tranquilo. Os taxistas que peguei falam inglês e não tentaram me enganar ou se fazer de morto em nenhum momento.

DSC_9676_Fotor

Brasov

→ Os romenos

Eu tive bastante contato com romenos, o país não é invadido por outras nacionalidades. No geral eu achei eles beeem parecidos com nós aqui no Brasil. São bem falantes e simpáticos. Também achei eles bem prestativos. Exceto os taxistas em Bucareste, pior raça na face da terra!

DSC_9859_Fotor

Rasnov

→ Segurança

Depois que comprei a minha passagem, não vou mentir, mas me bateu um baita medo de ir até lá. Fui beeem apreensiva. Pra ter uma ideia, cheguei a contratar duas guias pra andarem comigo por lá. Melhor prevenir!!

Na realidade a gente tem uma falsa noção do que é a Romênia. Obviamente, é um país pobre, mas no geral, achei infinitamente mais seguro do que o Brasil.

Nos periodos que não estava com as guias, geralmente no final da terde / mais a noitinha, eu sempre tava sozinha. Nunca tive nenhum problema. Sério!

DSC_0260_Fotor

Bucareste

Se estiver com planos de incluir esse país no seu roteiro no Leste Europeu, não pense duas vezes. Vale a pena!

** Solicite seu roteiro personalizado para Romênia aqui.

** Reserve seu hotel na Romênia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Romênia

Todos os posts sobre Bucareste

Todos os posts sobre Sinaia

Todos os posts sobre Brasov

Todos os posts sobre Bran

Todos os posts sobre Rasnov

Todos os posts sobre Constanta

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bran, Brasov, Bucareste, Constanta - Mar Negro, Rasnov, Romênia, Sinaia - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
10 comentários em "Romênia: Informações práticas"
  1. sandra sales   30/08/17 • 11h00

    A Romênia é um país muito seguro, pelo menos nos três meses que estou aqui. Nas cidades da Transilvânia como Sibiu e Sighisoara vi muitos ciganos,mas em Bucareste quase não tem. Vários estabelecimentos como supermercados não fecham. No dia que chegamos, fomos ao supermercado 11:30 h da noite. O transporte público como metrô e ônibus são muito eficientes. Não recomendo táxi porque eles exploram sim, principalmente nas áreas mais turísticas. O que fazemos é chamar o Uber porque aí o preço já debita no cartão, porém locais como a “OLD TOWN”, o Uber não vai. O Metrô funciona só até às 11:00 h da noite. Os romenos são bem atenciosos. O serviço de 10% NÃO vem na conta, alguns atendentes quase que te OBRIGAM a dar a gorjeta e não aceitam menos que 10% (mas não é em todos os lugares). Enfim, vale a pena conhecer a Romênia.

    • Contando as Horas   31/08/17 • 19h16

      Oi, Sandra

      Sabe que também achei muito seguro? Tava beeem preocupada com esse assunto antes da viagem.

      Não estive nessas cidades, mas tbm nao vi muitos ciganos não. Os poucos que vi foram em Bucareste.

      Eu odiei pegar taxi em Bucareste, é uma experiência horrivel ver os caras querendo enganar os turistas. Fiquei com odio mortal deles haha :D

      Obrigada pelas demais dicas, certamente vão ajudar outras pessoas.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. andreia   16/09/17 • 18h15

    Ola adorei as dicas!!
    Me tira uma duvida por favor, voce pagou quanto no transfer com a MM ? estou tentando usar o site deles, mas achei confuso. Minha ideia é ir do aeroporto de Bucareste para Sibiu (2 pessoas).
    Obrigada.

    • Contando as Horas   18/09/17 • 09h01

      Oi, Andreia

      O valor depende muito de onde vc vai partir e o destino. A melhor forma pra saber os valores é mandando um email. O atendimento é bem agilizado. Eles respondem quase sempre na mesma hora que o email foi enviado. E o site é realmente meio confuso mesmo.

  3. Juliana Cândido   12/01/18 • 21h48

    Post muito interessante e esclarecedor. Irei à Bucareste a trabalho e confesso que estava um pouco apreensiva até ler estas dicas. Já tinha lido a respeito dos taxistas em outros sites e vou evitar, devo optar pelo Uber para ir do aeroporto até o hotel e vice-versa.

    • Contando as Horas   14/01/18 • 22h48

      Oi, Juliana

      Não sei como é andar de Uber lá, mas certamente se vc cogitar taxi, fique beeem ligada. Acho q essa mesma empresa de trasfer tbm faz o trajeto do aeroporto até Bucareste. Da uma olhada!

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  4. joão colon   21/05/18 • 16h25

    Oi bruna é melhor levar o dinheiro deles ou trocar o euro la , Qual o preço de uma refeição obrigado estamos indo agora em agosto

    • Contando as Horas   27/05/18 • 22h53

      Oi, João

      Vc pode trocar euros la mesmo, os valores de conversão lá geralmente são bons (eles nao tiram muita vantagem e nao exploram os turistas).

      Sabe q nao lembro mais? Mas as coisas na Romenia nao sao caras, nao se preocupe com isso.

  5. Vinicius   05/01/21 • 04h35

    Olá,bom dia .
    Onde consigo trocar moeda romena para real , difícil achar . Ou caso tenha como fazer isso online por alguma empresa do tipo . Caso saiba ,agradeço.

    • Contando as Horas   26/05/21 • 10h45

      Olá, Vinicius

      Eu acredito que só lá mesmo para trocar. Talvez em grandes cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro vc consiga adquirir essa moeda estando no Brasil, mas acho difícil. O ideal mesmo é ter euros e trocar la pela moeda local, de preferência que não seja no aeroporto, onde as conversões costumam ser piores.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas