Junto com Bucareste e Sinaia, Brasov é uma das cidades mais visitadas da Romênia. Ela é considerada a porta de entrada para a Transilvânia, região que ganhou fama mundial com o livro Dracula, escrito pelo irlandes Bram Stoker.
Brasov está localizada no meio dos Montes Cárpatos e mesmo sendo considerada uma das cidades mais importantes da Transilvânia, ela tem aproximadamente 285 mil habitantes.
Antes de qualquer coisa, Brașov se procuncia Braxóv (em romeno, essa letra ș tem som de x). A gente leva um tempo até se acostumar, mas depois é tranquilo de pronunciar assim.
Com certeza, toda e qualquer visita a Brasov, vai ter inicio na Piata Sfatului, a Praça da Camara, considerada a principal praça da cidade. Ela tem uma localização ótima, fica exatamente no meio do caminho pra qualquer outra atração da cidade. É ali onde fica a Prefeitura da cidade, que hoje em dia abriga um museu, o Museu Municipal Histórico, que conta a história da cidade e exibe alguns achados arqueológicos encontrados nessa região. Eu não visitei o museu, mas fiquei um bom tempo ali na praça vendo o movimento. O clima é super agradável, cheio de crianças brincando e de pessoas sentadas nos restaurantes.
Ali do ladinho fica outra grande atração da cidade, a Biseria Neagră, a Igreja Negra, a principal igreja da cidade. Segundo a guia que me acompanhou nessa visita, ela recebeu esse nome pq sofreu um incêndio e ficou praticamente destruida. A visita é rapida, acho que levei uns 20 minutos. O principal destaque dessa igreja são as tapeçarias feitas na Turquia, que estão em exibição ao longo dos corredores. Além disso, também existem icones de santos da Igreja Ortodoxa Romena. Infelizmente não dá pra bater foto lá dentro. Mas achei a igreja super bonitinha. Valeu a visita!
No trajeto até a Strada Sforii, a rua mais estreita da Romênia (e da Europa!!!), a gente passa por algumas torres da cidade, como a Torre Negra e a Torre Branca. Se quiser cortar caminho até a base do Monte Tâmpa, dá pra atravessar essa rua. Mas preste bem atenção enquanto estiver caminhando por ali, pq ela é tão estreita, que se a guia não fala, eu nem tinha notado a sua existência.
O Monte Tâmpa, com seus 865 metros é a montanha mais alta da cidade. É lá onde está o famoso letreiro estilo Holywood, com o escrito B R A S O V lá no alto da montanha. O acesso ao topo pode ser feito de 2 formas: a pé ou via teleférico. Eu optei por ir de teleférico.
A subida é super rapida, acho que não leva nem 5 minutos. Se comprar o ticket de ida e volta para andar no teleférico, fica mais barato. Mas também dá pra combinar as opções de ir de teleférico e voltar a pé, se quiser economizar.
Existem algumas trilhas para conhecer melhor a montanha, mas nós fizemos apenas a trilha que leva até o letreiro. Ela é super curtinha, coisa de 10 a 15 minutos de caminhada. Repare que lá no alto da montanha também tem uma bandeira gigante da Romênia, considerada uma das maiores do país.
E pra terminar minha visita a cidade, eu caminhei lado a lado ao longo de uma parte do que restou de uma muralha que circundava a cidade antiga de Brasov.
Ah, a quem interessar, também existe uma fortaleza do século 16, a Cetatuia Brasvului, que pode ser visitada. Quando eu estive lá, a guia me disse que ela estava fechada pq estavam fazendo alguns reparos. Não visitei, mas consegui avistá-la do alto do Monte Tâmpa. Fica a dica!
E claro, antes de pegar o ônibus que me levaria até a estação de trem, eu aproveitei pra sair andando sem rumo pelas ruazinhas do Centro Antigo. Uma mais bonita que a outra.
Para ir até Brasov, existem várias possibilidades: alugar um carro, ir de ônibus ou de trem. Eu optei por ir de trem a partir de Sinaia. O trajeto é super tranquilo e leva 1 hora.
Para ir da Gara Brasov (a principal estação de trem da cidade) até o Centro Antigo é só pegar o ônibus numero 4. Os tickets de ônibus são vendidos em máquinas, guiches ou com o motorista. É preciso validar o ticket em uma máquina amarela dentro do ônibus. Ah, todos os tickets de ônibus locais são vendidos ida e volta, não tem como comprar apenas 1 trecho, ok? Mas o preço é super baratinho, não se preocupe.
** Solicite seu roteiro personalizado para Romênia aqui.
** Reserve seu hotel na Romênia aqui.
** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.
** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Romênia
Todos os posts sobre Bucareste
Todos os posts sobre Constanta
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi, pode me falar o melhor local para tirar foto do letreiro escrito BRASOV?
Oi, Juliana
Vc consegue tirar fotos de qualquer lugar da cidade, mas se quiser ir la perto, precisa pegar o teleférico ou subir a pé o Monte Tâmpa.
Obrigada pela visita aqui no blog!