21.07
2017

Romênia: Brasov, a porta de entrada para a região da Transilvânia

Junto com Bucareste e Sinaia, Brasov é uma das cidades mais visitadas da Romênia. Ela é considerada a porta de entrada para a Transilvânia, região que ganhou fama mundial com o livro Dracula, escrito pelo irlandes Bram Stoker.

brasov

Brasov está localizada no meio dos Montes Cárpatos e mesmo sendo considerada uma das cidades mais importantes da Transilvânia, ela tem aproximadamente 285 mil habitantes. 

DSC_9766_Fotor

brasov (7)

brasov (3)

Antes de qualquer coisa, Brașov se procuncia Braxóv (em romeno, essa letra ș tem som de x). A gente leva um tempo até se acostumar, mas depois é tranquilo de pronunciar assim.

brasov (6)

brasov (4)

brasov (5)

Com certeza, toda e qualquer visita a Brasov, vai ter inicio na Piata Sfatului, a Praça da Camara, considerada a principal praça da cidade. Ela tem uma localização ótima, fica exatamente no meio do caminho pra qualquer outra atração da cidade. É ali onde fica a Prefeitura da cidade, que hoje em dia abriga um museu, o Museu Municipal Histórico, que conta a história da cidade e exibe alguns achados arqueológicos encontrados nessa região. Eu não visitei o museu, mas fiquei um bom tempo ali na praça vendo o movimento. O clima é super agradável, cheio de crianças brincando e de pessoas sentadas nos restaurantes.

DSC_9671_Fotor

DSC_9663_Fotor

DSC_9764_Fotor

DSC_9664_Fotor

DSC_9666_Fotor

Ali do ladinho fica outra grande atração da cidade, a Biseria Neagră, a Igreja Negra, a principal igreja da cidade. Segundo a guia que me acompanhou nessa visita, ela recebeu esse nome pq sofreu um incêndio e ficou praticamente destruida. A visita é rapida, acho que levei uns 20 minutos. O principal destaque dessa igreja são as tapeçarias feitas na Turquia, que estão em exibição ao longo dos corredores. Além disso, também existem icones de santos da Igreja Ortodoxa Romena. Infelizmente não dá pra bater foto lá dentro. Mas achei a igreja super bonitinha. Valeu a visita!

brasov (1)

brasov (2)

brasov (3)

No trajeto até a Strada Sforii, a rua mais estreita da Romênia (e da Europa!!!), a gente passa por algumas torres da cidade, como a Torre Negra e a Torre Branca. Se quiser cortar caminho até a base do Monte Tâmpa, dá pra atravessar essa rua. Mas preste bem atenção enquanto estiver caminhando por ali, pq ela é tão estreita, que se a guia não fala, eu nem tinha notado a sua existência.

DSC_9698_Fotor

rua estreita brasov (1)

rua estreita brasov (2)

rua estreita brasov (3)

O Monte Tâmpa, com seus 865 metros é a montanha mais alta da cidade. É lá onde está o famoso letreiro estilo Holywood, com o escrito B R A S O V lá no alto da montanha. O acesso ao topo pode ser feito de 2 formas: a pé ou via teleférico. Eu optei por ir de teleférico.

DSC_9726_Fotor

DSC_9752_Fotor

A subida é super rapida, acho que não leva nem 5 minutos. Se comprar o ticket de ida e volta para andar no teleférico, fica mais barato. Mas também dá pra combinar as opções de ir de teleférico e voltar a pé, se quiser economizar.

DSC_9748_Fotor

DSC_9734_Fotor

DSC_9732_Fotor

Existem algumas trilhas para conhecer melhor a montanha, mas nós fizemos apenas a trilha que leva até o letreiro. Ela é super curtinha, coisa de 10 a 15 minutos de caminhada. Repare que lá no alto da montanha também tem uma bandeira gigante da Romênia, considerada uma das maiores do país.

DSC_9735_Fotor

DSC_9746_Fotor

DSC_9744_Fotor

DSC_9737_Fotor

DSC_9741_Fotor

DSC_9742_Fotor

E pra terminar minha visita a cidade, eu caminhei lado a lado ao longo de uma parte do que restou de uma muralha que circundava a cidade antiga de Brasov.

DSC_9717_Fotor

DSC_9720_Fotor

DSC_9713_Fotor

DSC_9723_Fotor

DSC_9755_Fotor

DSC_9758_Fotor

Ah, a quem interessar, também existe uma fortaleza do século 16, a Cetatuia Brasvului, que pode ser visitada. Quando eu estive lá, a guia me disse que ela estava fechada pq estavam fazendo alguns reparos. Não visitei, mas consegui avistá-la do alto do Monte Tâmpa. Fica a dica!

DSC_9722_Fotor

E claro, antes de pegar o ônibus que me levaria até a estação de trem, eu aproveitei pra sair andando sem rumo pelas ruazinhas do Centro Antigo. Uma mais bonita que a outra.

brasov (1)

brasov (2)

Para ir até Brasov, existem várias possibilidades: alugar um carro, ir de ônibus ou de trem. Eu optei por ir de trem a partir de Sinaia. O trajeto é super tranquilo e leva 1 hora.

brasov

Para ir da Gara Brasov (a principal estação de trem da cidade) até o Centro Antigo é só pegar o ônibus numero 4. Os tickets de ônibus são vendidos em máquinas, guiches ou com o motorista. É preciso validar o ticket em uma máquina amarela dentro do ônibus. Ah, todos os tickets de ônibus locais são vendidos ida e volta, não tem como comprar apenas 1 trecho, ok? Mas o preço é super baratinho, não se preocupe.

DSC_9695_Fotor

** Solicite seu roteiro personalizado para Romênia aqui.

** Reserve seu hotel na Romênia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Romênia

Todos os posts sobre Bucareste

Todos os posts sobre Sinaia

Todos os posts sobre Brasov

Todos os posts sobre Bran

Todos os posts sobre Rasnov

Todos os posts sobre Constanta

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasov, Romênia - , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Romênia: Brasov, a porta de entrada para a região da Transilvânia"
  1. Juliana Guerra   28/07/18 • 16h35

    Oi, pode me falar o melhor local para tirar foto do letreiro escrito BRASOV?

    • Contando as Horas   13/08/18 • 17h12

      Oi, Juliana

      Vc consegue tirar fotos de qualquer lugar da cidade, mas se quiser ir la perto, precisa pegar o teleférico ou subir a pé o Monte Tâmpa.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas