Praticamente todo mundo que vai a Edimburgo inclui no roteiro uma visita ao Palácio de Holyroodhouse, a residencia oficial da rainha Elizabeth II em Edimburgo.
E sempre quando me perguntam se vale a pena conhecer, eu sempre respondo a mesma coisa: claro que sim!
Esse palacio começou a ser construido durante o século 12 e tinha como primeira finalidade servir como um mosteiro. Alguns séculos depois o rei James IV transformou esse mosteiro em um palácio real.
E desde então, o palácio tem sido residencia de reis e rainhas por muitos anos. Inclusive, foi aqui onde Queen Mary, Queen of Scots viveu por muitos anos. Foi na Abadia de Holyrood onde ela se casou pela segunda vez com o Lord Darnley. E foi também onde seu secretario italiano David Rizzo foi assassinado com 56 punhaladas a mando de seu próprio marido. Esse lugar é um prato cheio pra quem gosta de história!
O complexo é formado por diversas atrações. É possivel visitar:
→ Palácio de Holyroodhouse
O palácio em si está quase sempre aberto para visitação do publico em geral, exceto em dias em que a Rainha Elizabeth II ou qualquer outro membro da realeza britânica esteja no palácio e durante a Holyrood Week (sempre nos ultimos dias do mês de junho e primeiros dias do mês de julho). Portanto, sempre recomendo verificar as datas no site oficial, pra evitar surpresas.
A visita no palácio não é demorada, leva em torno de 1 hora. Existem audio-guides (tem em português do Brasil!!!). A visita começa na entrada principal do palácio, onde está localizada a Holyrood Fountain, construida a mando da rainha Victoria (ela imita a fonte que fica na parte central do Palácio d eLinlithgow), depois segue para o jardim interno, para a ala publica do palácio (sala de jantar onde a rainha recebe seus convidados, salas onde acontecem eventos, bailes e entrega de premios (aqui nessa parte da visita da pra saber mais detalhes sobre a história da Order of the Thistle, a maior honraria concedida pela Escócia a escoceses que fizeram ou estão fazendo alguma coisa importante para o país) e por fim, termina em uma das torres onde estão os aposentos relacionados a Queen Mary (inclusive, tem vários objetos dela em exibição lá).
→ Abadia de Holyrood
Seguindo a visita, após visitar o palácio, a visita termina na Abadia de Holyrood. E apesar da Abadia estar em ruinas, por anos ela foi o lugar onde aconteciam os batizados, casamentos e coroações de reis e rainhas da Escócia. Vale a pena dar uma voltinha por ali!
→ Os jardins do palácio
Quem estiver em Edimburgo durante os meses de verão vai poder continuar a visita até os jardins privados do palácio. Quem for em outros meses não tem acesso aos jardins, mas dá pra dar uma olhadinha a partir das janela da sala dos retratos (quando acontecem comemorações, eventos e condecorações no palácio ou até mesmo eventos onde a rainha está presente, é a partir dessa sala que ela tem acesso aos jardins).
A visita aos jardins segue em trajeto unico e não dá pra sair do trajetinho. Aproveite pra fotografar o Palácio, a Abadia e Holyrood Park de um outro angulo.
→ Queen’s Gallery
A Queen’s Gallery do Palácio de Holyroodhouse fica junto a lojinha do Palácio. Essa galeria foi inaugurada pela Rainha em 29 de novembro de 2002 como parte das celebrações do seu Julibeu de Ouro. É ali onde estão em exibição uma pequena parte dos objetos, obras de arte e mobiliarios que fazem parte da Coleção Real. E também, algumas exibições e exposições especiais tem acontecimento por ali ultimamente. Eu nunca visitei, mas meus pais já foram e falaram que gostaram. Tem muita coisa bonita lá!
→ Queen Mary’s Bath House
Na lateral esquerda, mais ao fundo do palácio, mas com acesso só pelo lado externo, fica a casinha onde a Queen Mary costumava tomar seus banhos. Dizem que ela tomava banho com vinho branco doce. Nem gosto de imaginar como era isso! Devia ficar um grude só depois!! :D
Vou procurar a foto nas minhas milhares de pastinhas de fotos da Escócia, qdo achar atualizo aqui!
→ Outras infos
– Fotos só são permitidas na Abadia e nos jardins. Dentro do palácio nem adianta tentar pq em cada sala tem funcionarios de olho. Eles são bem chatinhos e não deixam bater foto de jeito nenhum.
– Existem 2 tipos de tickets: um para visitar o Palácio e outro para visitar a Queen’s Gallery. Quem tiver interesse em visitar os dois pode comprar o ingresso que dá acesso as duas atrações, sai um pouco mais barato.
– Se você comprar apenas o ingresso para visitar o Palácio, esse mesmo ingresso também da acesso a Abadia e aos Jardins.
– Para saber o horário de abertura, preço dos ingressos e pra comprar seu ticket adiantado (recomendo somente no verão, as filas são enooormes), clique aqui: Plan you visit.
– E por fim, se você estiver morando em Edimburgo e quiser visitar o palácio novamente em até 1 ano, ao terminar a visita, é necessário ir até o caixa na Lojinha do Palácio e pedir um carimbo. Legal, né? Eu já estive lá três vezes, sendo que em uma delas foi usando esse carimbo.
** Solicite seu roteiro personalizado para a Escócia aqui.
** Reserve seu hotel na Escócia aqui.
** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.
** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Todos os posts sobre Inverness
Todos os posts sobre a Ilha de Skye
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020