28.07
2017

Rússia: Os principais Museus e Palácios de São Petersburgo

Sempre quando pensamos em Rússia a primeira coisa que vem a cabeça são suas igrejinhas com cúpulas coloridas, certo? Mas, apesar de não serem tão famosos (exceto por uns 2 ou 3), existem alguns museus e palácios legais para serem visitados lá.

museu hermitage (9)

Em São Petersburgo mesmo, além do Museu Hermitage, existem alguns outros museus e palácios que valem a pena visitar. Eu não visitei todos, outros apenas meus pais e o Raul visitaram. Vamos a listinha? 

→ Complexo do Museu Estatal Hermitage 

Sempre quando se pensa em São Petersburgo, o Museu Hermitage sempre entra na listinha de atrações obrigatória a serem visitadas. E claro, eu concordo 100%! Nos reservamos praticamente um dia inteiro somente para visitá-lo e foi na medida. Obviamente que não vimos tuuuudo, até pq seria impossivel, mas priorizamos algumas coisas que tinhamos interesse em conhecer.

museu hermitage (1)

museu hermitage (2)

Antes de qualquer coisa, vale dizer que dá pra comprar o ticket de forma antecipada no site oficial. Eu altamente recomendo. Nós fizemos isso e foi a melhor coisa. Não pegamos nadinha de fila pra entrar! Quando você estiver comprando o ticket pela internet, será necessário escolher entre 2 tipos de tickets: um valido apenas para as coleções do museu e outro para todos os edificios do complexo. Nós ficamos com a primeira opção.

museu hermitage (3)

museu hermitage (5)

museu hermitage (4)

O Hermitage é considerado um dos maiores museus da Rússia e do mundo. Ele foi fundado por Catarina, a Grande durante o século 18. Tem um acervo gigaaaante, que cobre muito bem arte russa e de outras partes do planeta. Além disso, da pra visitar a Grande Escadaria (lindaaaa!!), Palacio de Inverno (era a residencia de inverno dos Czares Russos até a queda da monarquia), Sala do Trono, uma Igreja, o Teatro, entre outros.

museu hermitage (7)

museu hermitage (6)

museu hermitage (11)

Se você estiver do outro lado do rio Neva ou em alguma das pontes, a ordem dos edificios que compoe o complexo, são: Teatro Hermitage (está localizado mais a esquerda e tem cor verde e branco, atualmente ainda é utilizado – nos assistimos uma apresentação de ballet lá), uma pequena ponte sobre o Canal de Inverno (tem cor amarelinha), o Grande Hermitage (cor amarela e é onde ficam a biblioteca do museu, as duas madonnas de Leonardo da Vinci, as Loggias de Raphael, copias dos afrescos originais do Vaticano e a unica estatua de Michelangelo na Rússia), Pequeno Hermitage (cor verde e branca, é onde está o famoso Peacock Clock), o Palácio de Inverno e o Antigo Hermitage (o mais bonito e famoso, tem cor verde, branco e dourado, onde fica a Sala do Trono, a Galeria Militar) e o Novo Hermitage (está localizado meio escondido atras do Grande Hermitage). Além disso e de todas as outras obras que não citei aqui, não deixe de reparar no teto, nos lustres, no piso, nas janelas (algumas com vistas bem legais da cidade) e nas portas. Tudo super bem decorado!

museu hermitage (14)

museu hermitage (12)

museu hermitage (13)

Quem comprar o ticket que dá acesso a todos os edificios do complexo, ainda pode visitar: o Palácio do Estado Maior (é aquele que tem o Arco do Triunfo no meio e fica as margens do rio Moika),  Novo Hermitage (está localizado meio escondido, atras do Grande Hermitage. Ali é possivel ver coleções de arte antigas, pinturas européias em geral, entre outros), Academia Musical, Palácio Menshikov e o Museu Imperial das Porcelanas.

museu hermitage (16)

museu hermitage (15)

Pra quem comprar o ingresso pela internet, a entrada no complexo é feita pela Shuvalovsky Proezd, na Palace Square. O Museu Hermitage não abre na segunda-feira. Dá pra tirar foto, mas sem flash. Tem audio guide em inglês e espanhol (além de outros idiomas), por exemplo, mas não tem em português.

museu hermitage (8)

Museu Hermitage fica na Palace Square, de frente para o rio Neva. A estação de metro mais proxima é a Admiralteyskaya.

museu hermitage (10)

→ Museu Fabergé

Como o próprio nome já indica, esse museu reune a maior coleção de trabalhos de Carl Fabergé existente no mundo. Ele está localizado dentro do Palácio Shuvalov, uma construção de 2 andares rosinha com janelas brancas.  Além de ter 9 ovos de Páscoa Imperiais Fabergé em exibição, também é possivel ver joias,  peças decorativas, entre outros. Pra quem gosta desse tipo de coisa, vale muito a pena! Sem falar no palácio, que por si só já é uma lindeza!

museu faberge (7)

museu faberge (6)

A visita é super rapida, acho que não chega a levar 1 hora. Dá pra fotografar, mas sem flash. Tem uma lojinha beeem legal, com varias replicas de ovos Fabergé famosos feitos com material de qualidade (portanto, eles custam um pouquinho mais caro do que as copias existentes nas lojas de souvenirs). Eu comprei meus dois Ovos Fabergé lá! :D

museu faberge (5)

museu faberge (1)

museu faberge (4)

O Museu Fabergé fica na Naberezhnaya Reki Fontanki, 21 as margens do rio Fontanka. Fica a uma quadra da Nevsky Prospekt e a uns 10 minutos de caminhada da estação de metro de Gostiny Dvor. Fechado as sextas-feiras. Valor de 300 RUB ou cerca de 15,00 reais (valor referente a setembro de 2016).

museu faberge (2)

museu faberge (3)

→ Museu Estatal Russo 

Fundado pelo Czar Nicolau II no final do século 19, esse é outro museu importante em São Petersburgo e é totalmente dedicado a arte russa. Tem um acervo de mais de 400 itens. Esse museu reune pinturas e esculturas de pintores russos. Vale dizer que o acervo está espalhado por vários lugares que fazem parte desse complexo, como por exemplo: o Palácio Stroganov (onde foi criado o Strogonoff), Palácio Mikhailovsky, Mikhailovsky Castle, Palácio de Mármore, Benois Wing, Summer Palace (estava fechado pra reformas quando fomos), Cabin of Peter the Great e ainda, dois parques: o Summer Garden e o Mikhailovsky Garden. Se quiser ver o post sobre os principais parques e praças de São Petersburgo, clique aqui: Rússia: Os principais parques de São Petersburgo.

museu russo (1)

Entre todos esses palácios, eu visitei apenas o Palácio Mikhailovsky e o Palácio Stroganov, mas o Raul acompanhou meus pais no Castelo de Mikhailovsky e no Palácio de Mármore. Os outros lugares nós não visitamos.

museu russo (4)

– Palácio Mikhailovsky é onde fica o acervo principal desse complexo de museus. É ali onde estão as principais obras de vários artistas russos famosos, como por exemplo, Ilya Repin, Pavel Antokolsky, Andrei Rublev, Marc Chagall, Wassily Kandinsky, entre outros.

Esse palácio fica na Mikhaylovsky Square, perto do Belmond Grand Hotel Europe.

museu russo (2)

museu russo (3)

museu russo (5)

museu russo (6)

– Palácio Stroganov era uma mansão que pertencia a uma familia nobre russa e que ficou famoso por ter sido o local onde o Strogonoff foi inventado. Hoje em dia ele também é um museu, com exibição de algumas obras de pintores mundialmente conhecidos, como Van Dyck, Rembrandt, entre outros. Também tem uma coleção de medalhas, moedas e porcelanas russas.

Esse palácio fica na Nevsky Prospekt, de frente para o canal Moika.

palacio stroganov (1)

palacio stroganov (6)

palacio stroganov (3)

palacio stroganov (4)

palacio stroganov (5)

– Castelo de Mikhailovsky foi construido para servir de residencia para o Czar Paulo I. Hoje em dia abriga uma coleção de arte russa em geral.

O castelo fica na Zambovaya Ulitsa, entre o Mikhailovsky Garden e o Summer Garden.

DSC_4281_Fotor

DSC_4296_Fotor

DSC_4287_Fotor

castelo mikhailovsky

– Palácio de Mármore foi construido por ordem de Catarina II, e hoje em dia é um museu dedicado ao poeta russo Konstantin Romanov.

Esse palácio fica de frente par ao rio Neva, perto do Summer Garden.

palacio de marmore (1)

palacio de marmore (2)

Obs.: É importante verificar os horários de abertura de cada um desses lugares, pq nem todos abrem todos os dias. Existe um ticket combinado, que dá direito a visitar tudo. Mais infos aqui no site oficial -> Museu Estatal Russo.

→ Museu Casa Dostoyevsky 

Em São Petersburgo existem algumas casas de escritores russos famosos que foram transformadas em museus, como Museu Casa Pushkin, Museu Casa Vladimir Nabokov, entre outras… Mas nós optamos por conhecer apenas o Museu Casa Dostoyevsky, inaugurado no aniversário de 150 anos do escritor. Esse museu está localizado no apartamento onde Fiodor Dostoyevsky morou logo no inicio da sua carreira de escritor e nos seus ultimos meses de vida.

IMG_0439_Fotor

IMG_0449_Fotor

IMG_0446_Fotor

O tem duas partes: uma ala onde é possivel visitar o seu apartamento reconstruido de acordo com as lembranças de sua esposa, parentes e amigos e outra ala onde dá pra saber um pouco mais sobre a vida e obra (dá pra ver livros, manuscritos, fotos, entre outros objetos).

IMG_0442_Fotor

IMG_0451_Fotor

Esse museu está localizado em uma esquina entre as ruas Dostoyevski e Kuznechny Pereulok. Estação de metro mais proxima é a Vladimirskaya. Para mais infos, clique aqui: Museu Dostoevsky.

IMG_0452_Fotor

→ Palácio de Yusupov

Esse palácio, como o proprio nome ja indica, pertenceu a familia Yusupov, uma familia com bastante influencia na cidade antigamente. Além da mansão em si já ser uma atração a parte, tem toda a história relacionada ao assassinato muito mistérioso de Grigori Rasputin.

palacio yusupov (3)

palacio yusupov (2)

palacio yusupov (1)

É possível fazer dois tipos de visita, a regular e a que visita os lugar onde Rasputin foi morto. Nós queríamos fazer os dois tours, mas o segundo era mega complexo e acabamos desistindo. O tour regular tem uma guia que acompanha nas primeiras salas e depois o resto da visita é livre. É bem tranquilo, acho que também levamos algo em torno de 1 hora.

palacio yusupov (7)

palacio yusupov (5)

palacio yusupov (6)

palacio yusupov (4)

Esse palácio fica de frente para o rio Moika, perto do Teatro Mariinski.

→ Outras informações

– Mochilas e Jaquetas de inverno devem ser colocadas em guarda-volumes.

– A maioria dos museus da pra tirar foto, mas sem flash.

– Alguns museus tem detectores de metais (estilo aeroporto), vc passa por um lugar e as bolsas e mochilas por outro. Mas é mais geralzão, não há necessidade de tirar nada de dentro das bolsas/mochilas.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em São Petersburgo.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre São Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Rússia, St Petersburgo - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas