Na minha visão, sempre considerei Glasgow uma das cidades mais alternativas e diferentes da Escócia. Enquanto Edimburgo tem aquele ar de cenário de filme, Glasgow sempre foi mais moderna e atualizada em vários aspectos.
Glasgow sempre teve ligada a movimentos artísticos fortes na Escócia, como Glasgow Boys, Charles Rennie Mackintosh, entre outros. Mas no momento, um dos maiores destaques da cidade são os seus murais.
Em outubro do ano passado (2016) a Prefeitura de Glasgow lançou uma rota pra quem quiser conhecer os murais da cidade. A maioria deles estão localizados no centro da cidade, então é super fácil de achá-los.
Alguns deles já existiam na cidade ainda na época que eu morava em Edimburgo ou até mesmo na minha ultima viagem a Escócia, em setembro de 2014. Mas como desde então surgiram muitos outros murais legais, eu tirei um tempinho nos dias que passei em Glasgow agora em junho de 2017 pra conhecer mais alguns desses murais de perto.
Se você tiver pique e quiser fazer a rota por completo, ela tem 9 km, passa por todos os 22 murais e leva mais ou menos (uma estimativa) umas 3 horas pra ser percorrida por completo. Nesse trajeto você vai passar por ruas principais, becos, pontes, areas meio esquisitas, entre outros lugares.
Meu preferido!!
Eu comecei meu trajeto pela George Square, a principal praça da cidade. É ali por essa região onde estão alguns murais legais. Segui até a Catedral de Glasgow só pra fotografar o meu mural preferido (lindooo!!) e depois caminhei em direção ao rio Clyde e fui meio que me perdendo pelas ruas até chegar perto da região onde está a estação de trem de Glasgow Central.
Eu fiz esse trajeto na chuva (era uma chuvinha beeeem mequetrefe!) e de guarda chuva e só por esse motivo, da a impressão de que madruguei, pq ao olhar as fotos parece que não tinha ninguém na rua.
Eu não vou reescrever o trajeto mural por mural, pq não teria sentido. No site de turismo da cidade de Glasgow tem um mapinha bem legal, com a foto de cada mural e um numero, ai é só olhar no mapinha e seguir até lá pra fotografar. Super simples!
Eu não passei por toooodos os murais (sempre é bom deixar um motivo pra voltar, né?), mas ao menos os que achei mais bonitos eu consegui fotografar dessa vez!
Para baixar o mapa Glasgow Mural Trail, clique aqui. E se quiser saber mais sobre cada mural, clique aqui.
Ah!! Diz que a prefeitura criou até um Mural Fund pra dar suporte a artistas interessados em participar. Legal, né?
Adoro esse tipo de arte! Muito melhor do que aquelas pichações sem sentido que a gente vê por ai, né?!?!
** Solicite seu roteiro personalizado para a Escócia aqui.
** Reserve seu hotel na Escócia aqui.
** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.
** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre as Highlands
Todos os posts sobre Inverness
Todos os posts sobre a Ilha de Skye
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Olá, boa noite!
Preciso de uma ajuda de você. Meu tio bisavô faleceu em Glasgow, Escócia em 1955. Eu gostaria de obter o registro de óbito dele se possível. Como funciona o sistema de registros públicos na escócia? É pela prefeitura ou há cartórios? Você saberia me dizer?
Agradeço desde já!
Oi, Italo
Uma vez li sobre isso, mas agora não consigo lembrar ao certo como é essa questão. Infelizmente vou ficar te devendo essa info.