02.08
2017

Escócia: Glasgow Mural Trail

Na minha visão, sempre considerei Glasgow uma das cidades mais alternativas e diferentes da Escócia. Enquanto Edimburgo tem aquele ar de cenário de filme, Glasgow sempre foi mais moderna e atualizada em vários aspectos.

IMG_3111_Fotor

Glasgow sempre teve ligada a movimentos artísticos fortes na Escócia, como Glasgow Boys, Charles Rennie Mackintosh, entre outros. Mas no momento, um dos maiores destaques da cidade são os seus murais. 

IMG_3052_Fotor

Em outubro do ano passado (2016) a Prefeitura de Glasgow lançou uma rota pra quem quiser conhecer os murais da cidade. A maioria deles estão localizados no centro da cidade, então é super fácil de achá-los.

IMG_3053_Fotor

Alguns deles já existiam na cidade ainda na época que eu morava em Edimburgo ou até mesmo na minha ultima viagem a Escócia, em setembro de 2014. Mas como desde então surgiram muitos outros murais legais, eu tirei um tempinho nos dias que passei em Glasgow agora em junho de 2017 pra conhecer mais alguns desses murais de perto.

IMG_3058_Fotor

IMG_3055_Fotor

Se você tiver pique e quiser fazer a rota por completo, ela tem 9 km, passa por todos os 22 murais e leva mais ou menos (uma estimativa) umas 3 horas pra ser percorrida por completo. Nesse trajeto você vai passar por ruas principais, becos, pontes, areas meio esquisitas, entre outros lugares.

IMG_3079_Fotor

Meu preferido!!

Eu comecei meu trajeto pela George Square, a principal praça da cidade. É ali por essa região onde estão alguns murais legais. Segui até a Catedral de Glasgow só pra fotografar o meu mural preferido (lindooo!!) e depois caminhei em direção ao rio Clyde e fui meio que me perdendo pelas ruas até chegar perto da região onde está a estação de trem de Glasgow Central.

IMG_3069_Fotor

Eu fiz esse trajeto na chuva (era uma chuvinha beeeem mequetrefe!) e de guarda chuva e só por esse motivo, da a impressão de que madruguei, pq ao olhar as fotos parece que não tinha ninguém na rua.

IMG_3067_Fotor

Eu não vou reescrever o trajeto mural por mural, pq não teria sentido. No site de turismo da cidade de Glasgow tem um mapinha bem legal, com a foto de cada mural e um numero, ai é só olhar no mapinha e seguir até lá pra fotografar. Super simples!

IMG_3100_Fotor

Eu não passei por toooodos os murais (sempre é bom deixar um motivo pra voltar, né?), mas ao menos os que achei mais bonitos eu consegui fotografar dessa vez!

Para baixar o mapa Glasgow Mural Trail, clique aqui. E se quiser saber mais sobre cada mural, clique aqui.

Ah!! Diz que a prefeitura criou até um Mural Fund pra dar suporte a artistas interessados em participar. Legal, né?

IMG_3104_Fotor

Adoro esse tipo de arte! Muito melhor do que aquelas pichações sem sentido que a gente vê por ai, né?!?!

** Solicite seu roteiro personalizado para a Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Glasgow - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Escócia: Glasgow Mural Trail"
  1. Italo   05/09/19 • 02h17

    Olá, boa noite!

    Preciso de uma ajuda de você. Meu tio bisavô faleceu em Glasgow, Escócia em 1955. Eu gostaria de obter o registro de óbito dele se possível. Como funciona o sistema de registros públicos na escócia? É pela prefeitura ou há cartórios? Você saberia me dizer?

    Agradeço desde já!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
Contando as Horas