10.08
2017

Escócia: Comidas e bebidas típicas

Não sei vocês, mas sempre quando viajo coloco no roteiro alguns restaurantes, bares, pubs e até supermercados no roteiro. E claro, sempre procuro aproveitar a ida a todos esses lugares pra provar algumas coisas tipicas do país visitado.

IMG_1492_Fotor

Made in Scotland

A Escócia nunca foi nenhum pouco famosa pela sua gastronomia (mas acredite, a coisa tem melhorado bastante nos ultimos anos!), mas existem algumas coisas que acho que valem a pena serem provadas. 

→ Haggis

A comida numero 1 da Escócia é o Haggis. Muitos torcem o nariz pra provar esse prato super tipico do país. E eu entendo perfeitamente!

Ninguém é obrigado a achar que bucho de carneiro recheado com visceras, farinha de aveia e temperos seja apetitoso, né?!?! haha :D Mas acreditem, é muito bom! Como acompanhamento, ele é servido com neeps and tatties, que nada mais são do que nabo e batata em forma de purê. Delíííciaa!!

Eu levei muito tempo pra provar, mas desde quando provei a primeira vez, sempre que volto a Escócia eu como pelo menos 1 (as vezes, várias) vezes. Aposto que se você não soubesse do que era feito, iria provar!

IMG_3135

→ Angus beef

São as melhores carnes produzidas no norte da Escócia. Praticamente todos os restaurantes tem no cardapio as opções de Aberdeen Angus ou Red Angus. Essas carnes costumam ser caras, mas valem cada centavo!

IMG_2388

→ Cullen skink

É uma sopa beeem fácil de encontrar em todas as partes da Escócia. Ela é feita de peixe defumado (normalmente o peixe é o Haddock), batata e temperinhos. Muitos podem achar estranho sopa de peixe, mas juro, não tem cheiro de peixe e é ótima. E pra acompanhar, sempre vem junto um pão de aveia.

IMG_2935

→ Salmão

Pra quem gosta de salmão, a Escócia é um prato cheio nesse sentido. Dificil, muuuito dificil, um restaurante que não tenha no menu algum prato feito com salmão. O salmão mais famoso é o que vem das ilhas Shetland, mas existem muitos outros que vem de vários “lochs” (lagos, na Escócia).

IMG_2747

No mercado, tipo Tesco ou Salisbury, eles são vendidos tipo um carpaccio defumado. Vem umas 4 ou 5 fatias em cada pacotinho. É muuuito bom!

IMG_1519_Fotor

→ Smokies

Smokies são peixes defumados muito populares na costa leste da Escócia, em especial os Arbroath Smokies (Haddock defumado). Eu ainda não tive a oportunidade de provar. Até iria fazer isso nessa ultima viagem, quando iria visitar o vilarejo de Arbroath, mas quando vi que a igreja estava em reforma (toda coberta por tapumes), desisti. Mas fica a dica!

→ Shortbreads

São bolachinhas de manteiga. Elas são super populares pela Escócia inteira. Muito fácil de achar no supermercado, lojinhas de souvernirs das atrações, entre outros lugares.

IMG_1736_Fotor

→ Oatcakes

São umas bolachinhas de aveia muito famosas nas ilhas Orkney, no norte da Escócia. Tem pra vender em todos os lugares, é bem fácil de achar. Muitas pessoas acham sem graça, mas eu adoro! Sempre tinha um pacotinho na bolsa.

IMG_2661_Fotor

→ Scones

São bolinhos feitos com farinha, sal, manteiga, ovo, açucar e leite, servidos com geléia de frutas (jam) e nata (clotted cream). São muito populares nos Chás da Tarde servidos na Escócia. São uma delicia!

IMG_1332

→ Deep fried Mars Bar

Já passei pelo lugar onde essa iguaria foi inventada, mas não quis provar o original. Pra quem nunca ouviu falar nesse doce, os escoceses resolveram fritar uma barra de chocolate Mars. Consegue imaginar uma coisa dessas? Já foi mais famosos, hj em dia é bem dificil de encontrar.

DSC_3227_Fotor

→ Scottish tablets

São óóótimos! Imagine um doce feito de açucar, leite condensado e manteiga e adicione alguma coisa como castanhas, frutas, whisky, chocolate. Esses sãos os tablets, as vezes também chamados de fudges.

edimbra-2011-1242_Fotor

→ Chocolates

Chocolates escoceses não tão famosos como os suiços ou os belgas, mas existem muita coisa boa produzida lá. Um dos meus preferidos (e suuuper dificil de encontrar) é o da marca Mackies. Eles também vendem batata frita e sorvetes (que são ótimos também!). Nessa ultima viagem a Escócia, so encontrei esse chocolate da Mackies na lojinha do Doune Castle (comprei 2 barras!).

Além disso, ainda existem as maisons de chocolate. Uma das mais famosas é a Iain Burnett, mas existem muitas outras espalhadas pelo país.

IMG_3372_Fotor

→ Scottish breakfast

N-u-n-c-a tive coragem de provar! hahaha Não consigo me imaginar comendo lorne sausage, black pudding, bacon, ovo, pão, tomate e cogumelos as 07:00 da manhã. Além disso, tudo isso é temperado com sal, pimenta e oleo. Um dia ainda provarei, mas ainda não achei nenhum lugar que sirva isso como brunch. Faria mais sentido comer isso no almoço, né?

IMG_4218_Fotor

Outra coisa super comum de ver no café da manhã dos escoceses é o Porridge, é tipo um mingau de aveia. Eu provei agora nessa minha ultima viagem a Escócia e achei horrivel!

IMG_2030_Fotor

Não deixe de provar os iogurtes escoceses, eles são ótimos. Um que eu recomendo é o da marca Rowan Glen, vende em todos os mercados.

IMG_4048_Fotor

E claro, não posso deixar de mencionar as famosas berries (raspberry, blueberry, blackberry, strawberry, entre outros), que são uma delíííciiiaaa! Quase fui a falencia comprando caixinhas dessas frutas quase todos os dias. São muito doces!

IMG_4726_Fotor

Pra quem gosta de queijos, existem alguns queijos escoceses muito bons (outros nem tanto), como Dunlop  (um dos meus preferidos), Clava Brie, entre outros (se lembrar de mais algum nome atualizo o post). Dois lugares que indico pra quem quiser comprar esses queijos são: IJ Mellis (tem uma loja em Stockbridge e outra na Old Town, em Edimburgo) e Cranachan & Crowdie (tem uma loja na Old Town, em Edimburgo).

IMG_4094_Fotor

→ Whisky

Dispensa qualquer apresentação, né?! O whisky é a bebida nacional da Escócia e os escoceses tem muito orgulho disso. Se não quiser comprar uma garrafa de whisky para provar, existem pubs que se dizem especialistas em servir whiskies. O menu é longo, alguns shots podem custar carissimos, mas existem os baratinhos também.

IMG_1840_Fotor

Se quiser provar (ou até mesmo comprar) um bom whisky, eu sempre indico o Glenfiddich, não tem erro! Não é tão caro, tem whiskies de todas as idades e é bem fácil de ser encontrado em qualquer lugar da Escócia.

→ Irn Bru

Pra quem não é chegado em bebida alcoolica, Irn Bru é o refrigerante numero 1 da Escócia. Ele tem cor laranja e um gostinho super bom. Vale a pena provar! Em 2014 quando estive na Escócia, eles tinham lançado o picolé de Irn Bru. E obvio que comprei e achei ótimo. Não sei se vende ainda, mas se alguém encontrar, vale provar!

IMG_5011_Fotor

→ Gin

De uns tempos pra cá, o Gin tem se tornado cada vez mais popular na Escócia. Existem diversas destilarias de gin abrindo suas portas para visitas, além de alguns pubs especialistas no assunto, entre outras variaveis.

Eu tinha como opção no meu roteiro de junho de 2017 conhecer alguns lugares relacionados ao gin, mas acredita que não deu tempo? Mas irei numa proxima viagem, com certeza!

Algumas destilarias de gin escocesas: Gordon’s, Hendrick’s, Tanqueray, Dunnet Bay, Pickering’s Gin, Edinburgh Gin, Isle of Harris, entre outras. Essas são as mais populares, mas claro, existem muitas outras.

IMG_7163_Fotor

→ Cervejas

Em qualquer ida a uma loja de whisky ou até mesmo ao supermercado tenho certeza que as cervejas escocesas vão chamar atenção. Os dois tipos de cerveja mais famosas na Escócia são: a Shilling e a Ale, que por lá eles chamam de Scottish Ale (deve ser pra diferenciar das ales inglesas e americanas, acredito eu).

Entre elas, as mais populares são: BrewDog (tem pubs em algumas cidades como Edimburgo e Aberdeen), Caledonian, Stewart Brewing, Islay Ales, isle of Skye , entre outras.

IMG_2744

→ Outros

Apesar de nao ser tipicamente escoces, mas são comidas ou bebidas britânicas, você ainda pode provar: black pudding, fish and chips, sunday roast, steak pie (especialmente a shepherd’s pie, a melhor!), entre outras coisas.

IMG_2004_Fotor

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dunbar, Dunblane, Dunfermline, Edimburgo, Escócia, Fort William, Glasgow, Glenfinnan, Hebrides, Highlands, Ilha de Skye, Inverness, Kyle of Lochalsh, Linlithgow, Mallaig, North Berwick, Oban, Perth, Pitlochry, St Andrews, Stirling, Stonehaven - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "Escócia: Comidas e bebidas típicas"
  1. Nick   11/08/17 • 09h48

    Oi Bruna tudo bem ? Adorei o post….Em 2012 quando estive em Edimburgo comprei uma lata de fudge de whisky, uma delícia. E em relação ao típico Scottish Breakfast, no hotel que eu fiquei eles serviam. No primeiro dia não tive coragem de pedir, mas no dia seguinte encarei um “completão”, já que eu poderia pedir por itens. Devo confessar que adorei principalmente os tomates assados com cogumelos, mas é realmente um exagero…nesse dia nem almocei !!!! abraços….

    • Contando as Horas   12/08/17 • 15h59

      Oi, Nick

      Opaaa!! Uma visita sua por aqui.. :D
      A maioria dos hotéis servem, mas sempre no esquema de café da manhã mesmo, não um brunch ou algo pra ser encarado mais tarde. Não deve ser ruim (tirando o black pudding, que acho que deve ser horrivel), mas isso não é comida para as 07:00 – 08:00 da manhã! Se eu chego a comer um negocio desses, nem janto! haha :D

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  2. […] Pertinho desse rio fica o Carron Fish and Chips Shop, que antigamente tinha o nome de Haven Fish Bar, conhecido por ter sido onde o Deep Fried Mars Bar foi criado. Não sabe o que é isso? Leia esse post aqui: Escócia: Comidas e Bebidas típicas. […]

  3. Bruno Carneiro   17/10/17 • 12h15

    Bom dia,estou a procura de uma agencia para fazer um tour pela Highlands,lago Ness,Ilha Skye…a princípio estou sozinho ou com mais dois amigos,vcs possuem indicações para mim?

    • Contando as Horas   21/10/17 • 00h53

      Oi, Bruno

      Você precisa de uma agência com guia em português ou pode ser em inglês?

  4. Taty   07/07/18 • 16h06

    Oi Bruna,
    estou morando aqui em Edinburgh e adorei suas dicas. Varias ja tive a oportunidade e outras farei depois de ver aqui!

    Mas vim te dar um dica, o The Golf Tavern em Bruntsfield tem o café da manha escocês no menu, e serve durante o dia! Então na sua proxima vinda vc já pode pedir!!

    Cheers!!

    • Contando as Horas   11/07/18 • 14h32

      Oi, Taty

      Ahhh, que legal! Nunca tinha ouvido falar nesse lugar, vou anotar. Obrigadaa!

      Aproveite Edimburgo!! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas