A Escócia é cheia de cidadezinhas bonitinhas. Uma que tem sido muito visitada é Stonehaven (ou em gaélico escoces, Cala na Creige), localizada em Aberdeenshire, a 24 m ao sul de Aberdeen, na costa leste do país.
A cidade, que tem algo em torno de 10 mil habitantes apenas, está localizada na Stonehaven Bay, de frente para o Mar do Norte. Stoney, como é chamada pelos locais, tem se destacado bastante nos ultimos anos, principalmente devido a pesca e com o turismo, muitas pessoas passam pela cidade pra conhecer o Dunnottar Castle (falarei sobre ele no próximo post!).
A cidade em si não tem nenhuma grande atração (exceto o Dunnottar Castle, que está ali pertinho), mas acho que vale a pena reservar umas 2 horas pra conhecer um pouco mais desse lugar.
A principal praça da cidade é a Market Square. É ali (e nos arredores) onde estão algumas lojas, mercados, pubs, restaurantes, entre outros tipos de comércio. É fácil de identificar essa praça, pois é ali onde fica o Market Building, com a sua inconfundivel torre com um relógio.
Seguindo pela rua paralela com o mar, logo se chega na Stonehaven Church, uma igreja presbiteriana que faz parte da Church of Scotland. Ela está localizada as margens de um pequeno rio, o Carron Water.
Pertinho desse rio fica o Carron Fish and Chips Shop, que antigamente tinha o nome de Haven Fish Bar, conhecido por ter sido onde o Deep Fried Mars Bar foi criado. Não sabe o que é isso? Leia esse post aqui: Escócia: Comidas e Bebidas típicas.
Seguindo um pouco mais adiante, logo se chega na principal rua da cidade, a High Street. Ela liga o centrinho de Stonehaven ao porto, a Stonehaven Harbour.
O porto da cidade é pequeno e bem bonitinho. Vale a pena dar uma caminhada por ali. Diz que ele foi construido pela primeira vez durante o século 17, mas foi destruido por tempestades. Somente durante o século 19 que o porto recebeu melhorias significativas, feitas pelo engenheiro escoces Robert Stevenson, avô do famoso escritor Robert Louis Stevenson.
No porto estão alguns pubs, B&B, o Yacht Club e o Tolbooth Museum. O local onde está sediado esse museu já foi usado para armazenamento de grãos e prisão, mas recentemente foi transformado em um museu que conta a história da cidade de Stonehaven.
E pertinho dali fica a Stonehaven Clock House, construida durante o século 18 para ser o local onde estariam o relógio, o sino e um barometro publico. E bem em frente fica o Mercat Cross da cidade.
A partir do Stonehaven Harbour, ainda é possivel conhecer mais duas outras atrações, mas é necessário escolher qual dos dois caminhos seguir:
1) Caminho que leva a Stonehaven Beach (lado esquerdo): uma praia giiiigaaaante, localizada de frente par ao mar, com amplo espaço pra quem quiser caminhar ou andar de bike.
Obs.: Mais no final dessa praia é onde fica o The Bay, o restaurante mais famoso da cidade. Ele é muito conhecido por seu fish and chips. Eu fui lá conhecer e adorei. Recomendo!
2) Caminho que leva ao Dunnottar Castle (lado direito): tem uma pequena trilha que leva até uma estrada e logo aparece a entrada da estradinha que leva ao Stonehaven War Memorial e ao Dunnottar Castle. A trilha é bem tranquila e leva aproximadamente uns 40 minutos cada trecho. Vou falar mais do Dunnottar Castle no próximo post.
Obs.: No caminho para iniciar a trilha que leva ao castelo, existe um pequeno mirante de onde da pra ver toda a cidade de Stonehaven do alto.
Existem alguns eventos legais que acontecem na cidade, como por exemplo: o Stonehaven Beer Festival, sempre em junho. Pra quem gosta de cerveja do tipo Ale, é um evento legal pra colocar no roteiro. Outro evento que acontece na cidade é o Highland Game, sempre em julho. E por fim, o Fireball Festival, que faz parte das comemorações do Hogmanay, o Ano Novo Escoces.
Para ir até lá:
Stonehaven é muito bem servida por transporte publico. Dá pra chegar lá de avião (a partir do Aeroporto de Aberdeen), de trem ou de ônibus. Eu fui até lá de trem a partir de Pitlochry, o tempo de viagem era de 2 horas e 30 minutos, sendo que 30 minutos foi o tempo de conexão que tive que esperar em Perth. Também dá pra ir a partir de Edimburgo, o trajeto dura 2 horas ou de Aberdeen, onde o trajeto leva apenas 20 minutos.
A estação de trem da cidade, a Stonehaven Railway Station (STN) fica a 15 minutos de caminhada da Market Square. Por essa estação passam os trens da ScotRail (unica empresa de trem da Escócia), além dos trens da Virgin Trains East Coast e Caledonian Sleeper que vem / vão para a Inglaterra. Essa estação é super pequena, tem apenas 2 plataformas, uma em cada sentido. Quem estiver indo no sentido de Aberdeen, precisa passar por um corredor subterraneo para ter acesso a plataforma. Se o guiche para venda de passagens estiver fechado, existe uma máquina na plataforma (aceita dinheiro e cartão de crédito).
** Solicite seu roteiro personalizado para a Escócia aqui.
** Reserve seu hotel na Escócia aqui.
** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.
** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Escócia
Todos os posts sobre Edimburgo
Todos os posts sobre Stonehaven
Todos os posts sobre as Highlands
Todos os posts sobre Inverness
Todos os posts sobre a Ilha de Skye
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Oi, Bruna. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi, Natalie
Obrigada pelo destaque no VnV! :D