27.09
2017

Escócia: Vilarejo de Culross, Cranesmuir em Outlander

A Escócia é um país cheio de pequenas (e ótimas) surpresas, como por exemplo, o vilarejo de Culross (a pronuncia é algo como “Coorus”, dando uma leve escorregada no “r”, juro! Sotaque escocês, né gente! haha :D). Esse antigo royal burgh (mesmo sem nenhum rei da Escócia ter vivido aqui, esse local rendia muitos impostos a coroa e por isso foi transformado em um royal burgh) está localizado na região de Fife, de frente para o Firth of Forth, bem pertinho da cidade de Dunfermline (para ver o post clique aqui: Escócia: Dunfermline, a antiga capital da Escócia).

culross

O vilarejo ja foi muito importante nessa região, seu porto era muito importante, ja foi o centro da produção de carvão na Escócia, também já se destacou pela produção de sal, até quase virar uma cidade fantasma. De uns anos pra cá, o National Trust for Scotland tem feito vários trabalhos de restauros na cidade. Mas foi em 2014 que Culross apareceu pro mundo, essa cidade de atmosfera super tranquila (aqui vivem apenas 400 pessoas!), virou parada obrigatória para fãs de Outlander, desde que a série estreiou na tv em 2014. 

culross (16)

Pra quem ainda não sabe, Culross ou em gaélico escoces Cuileann Ros, é o vilarejo de Cranesmuir em Outlander. É aqui onde Geillis Duncan vive com seu marido, é aqui onde fica o quarto de Claire e Jamie depois que eles se casam e é aqui também onde fica o jardim que Claire colhe suas plantas e ervas no Castelo Leoch.

culross (4)

Se você quiser ir direto ao ponto das locações de Outlander, vá até o Culross Palace and Garden e a Mercat Cross. Separe pelo menos 1 hora pra ver esses dois lugares. Agora, se quiser aproveitar e conhecer o vilarejo, que é muito bonitinho, aconselho reservar pelo menos 2 horas pra isso.

culross (23)

Se você chegar de ônibus ou de carro a Culross, o ponto de ônibus e o estacionamento ficam bem em frente a principal praça da cidade, localizada bem em frente ao Culross Palace and Garden. Impossivel não ver esse lugar, pq sua fachada amarelo mostarda chama atenção de imediato. Mas não vá direto até lá!

culross (15)

Se quiser visitar o palácio e o seu jardim, você deve ir até um edificio que parece uma igreja, a Culross Town House (que antigamente era uma prisão), numa porta no lado esquerdo vai ter uma placa indicando o lugar onde comprar o ticket. O valor agora em junho de 2017 era de 10,50 libras.

culross (5)

A visita no Culross Palace and Garden começa com um video que explica um pouco sobre a cidade, o castelo, entre outras coisas. Confesso que achei meio chatinho e assisti os primeiros 5 minutos e depois resolvi sair explorar o palácio eu mesma, sozinha.

culross (6)

É possivel visitar 12 salas e em cada comodo do palácio tem uma plaquinha com informações gerais sobre o lugar, além disso, quando houver alguma cena de Outlander filmada em algum desses lugares, também sempre vai ter uma placa indicando. Achei isso super legal!

culross (25)

culross (7)

culross (14)

culross (18)

culross (17)

Fotos não são permitidas dentro do palácio, mas como eu sai antes do video acabar, eu estava sozinha andando pelo palácio e claro, aproveitei pra fotografar algumas coisas. Logo que as0 funcionárias apareceram, me disseram que fotos eram proibidas!

culross (20)

culross (19)

O Culross Palace foi construido durante o século 16 a mando de Sir George Bruce, Laird of Carnock. Como ele era um comerciante muito influente e bem sucedido na região, ele investiu pesado na construção de seu palácio. O interior está muito bem preservado (repare nas pinturas no teto, nos movéis, no piso de madeira, nas janelas antigas, entre outros), tanto que alguns comodos foram usados na gravação de Outlander.

culross (8)

culross (22)

culross (9)

culross (13)

culross (12)

Depois de visitar o palácio, que tem a visita toda coordenada em apenas um sentido, logo a gente chega no jardim, o Mary Luke Garden. Esse jardim também aparece em Outlander, pois eram os jardins do Castelo Leoch, onde Claire colhia suas ervas.

culross (10)

culross (11)

Depois de visitar o Palácio e o Jardim, procure pelas ruazinhas Back Causeway e Tanhouse Brae. Ali estão diversas casinhas super bonitinhas, todas enfeitadas com flores. Você vai ter a impressão de que voltou no tempo!

culross (3)

culross (1)

Essas mesmas ruazinhas vão até a Mercat Cross, local onde ficava a casa de Geillis Duncan, em Outlander. Apesar de na série as casas estarem azul, ali, na “vida real”, elas são brancas.

culross (2)

culross (24)

E pra quem quiser deixar o tour completo, a ultima atração da cidade é a Culross Abbey, fundada durante o século 13 por Malcolm I, Earl of Fife. Essa igreja, pare da Church of Scotland, fica no alto de uma pequena colina e diz ter uma vista legal da cidade. Eu não visitei, mas fica a dica! Essa igreja fica na  Kirk Street, continuação da Back Causeway e Tanhouse Brae.

Para ir até Culross é muito simples. Se estiver em Edimburgo ou Glasgow, é só pegar um trem até a cidade de Dunfermline ou Falkirk e a partir dessas cidades, pegar um onibus da Stagecoach até Culross. Se puder, prefira Dunfermline, a frequencia dos onibus 8 ou 28 são maiores e o trajeto dura uns 25 minutos.

culross (21)

Importante: Pra facilitar a vida de todo mundo, aos poucos eu estou escrevendo sobre cada locação de Outlander. Por esse motivo, eu criei uma categoria “Outlander” aqui no blog, para reunir todos esses posts. Clique aqui para ver -> Todos os posts sobre Outlander.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Culross, Escócia, Outlander - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Escócia: Vilarejo de Culross, Cranesmuir em Outlander"
  1. […] Ah! E quem quiser aproveitar bem o dia, dá pra combinar uma visita a Dunfermline com o vilarejo de Culross. Fãs de Outlander vão reconhecer alguns lugares nesse vilarejo, afinal, ali foram gravadas as cenas referentes a Cranesmuir. Para ver o post sobre Culross, clique aqui -> Escócia: Vilarejo de Culross, Cranesmuir em Outlander. […]

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas