** Post atualizado em fevereiro 2018.
Punta del Este é uma das cidades mais visitadas do Uruguai. É muito dificil encontrar alguém que esteja com viagem marcada para lá e não tenha essa cidade no roteiro.
A cidade tem uma localização interessante, pois fica em uma peninsula, onde de um lado está o rio da Prata e do outro lado, o oceano Atlântico. Tem apenas 15 mil habitantes durante boa parte do ano, exceto no verão, quando a cidade chega a ter aproximadamente 400 mil habitantes. Dá pra imaginar uma coisa dessas?
Quem quiser incluir a cidade no roteiro, existem algumas formas de ir até lá, como por exemplo: de avião (através do Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce, que opera com maior quantidade de voos durante os meses de verão) de carro alugado, de ônibus ou fazendo um cruzeiro. Como eu já contei em outro post, eu optei por fazer todos os meus deslocamentos de ônibus. Para saber detalhes, clique aqui -> Conhecendo o Uruguai de ônibus.
Eu estive em Punta del Este em agosto de 2017 e como era inverno, não pude aproveitar nadinha das suas praias. Basicamente a cidade tem 2 praias: a Praia Mansa (fica pro lado do rio da Prata e é onde está o hotel mais famoso da cidade, o Hotel Conrad) e a Praia Brava (fica pro lado do oceano Atlântico e é onde está uma das atrações mais visitadas da cidade, a escultura Los Dedos).
Mas em compensação, foi uma tranquilidade conhecer todas as outras atrações da cidade. No inverno a cidade fica deserta, zero muvuca em qualquer lugar.
Quando eu estive em Punta del Este, eu não aluguei carro e já sabia que era impossivel conhecer a cidade a pé. A solução que encontrei para conseguir visitar as principais atrações da cidade foi pegar um tour (beeeem legal!) com uma empresa de turismo local. Faça o mesmo, é super tranquilo, dá pra conhecer tudo com bastante calma!
Praia Brava
Esse tour dura meio periodo, é feito durante a tarde. O horário marcado pra começar as 15:00, mas eles passam buscar um pouco antes (a empresa envia um email avisando o horário que você deve estar na recepção do hotel). Tem duração de apenas 4 horas. O tour foi tão dinamico e o guia soube conduzir o passeio de uma forma bem interessante, dando algumas informações sobre a cidade e as atrações visitadas, sem ser chato. Ele falava tudo em espanhol e depois em portugues.
Praia Brava
Depois de pegar todo mundo em seus respectivos hotéis, o tour começou no horário marcado. As atrações que visitamos, foram:
→ Av Gorlero
O tour teve inicio percorrendo toda a extensão da principal avenida da cidade: Av. Gorlero. Ela tem “inicio” na rotula localizada bem em frente a escultura Los Dedos e segue em direção a ponta da peninsula. É onde fica todo o tipo de comércio da cidade. Além disso, é onde fica a Plaza Artigas, onde acontece uma feira de artesanato.
Aqui não teve nenhuma parada, mas deu pra ter uma idéia geral dos tipos de comércio que existem ali, como lojas, galerias comerciais, restaurantes, bares e hotéis.
→ Porto de Punta del Este
Como o nome já indica, aqui é o principal porto da cidade. É aqui onde ficam ancorados desde barcos simples de pesca até iates. Mas sem duvida alguma, a maior atração do lugar são os lobos marinhos. Quando eu tive lá, existiam 2 lobos marinhos enooorme (e fedidos). Tire um tempinho pra dar uma caminha, olhar os barcos e as “lojinhas” que existem ali.
A parada aqui foi de uns 20 minutos, tempo mais que suficiente para olhar tudo com muita calma e tiar milhares de fotos.
→ Iglesia de la Candelaria
Não muito longe do Porto fica a Igreja da Candelaria, uma igreja super bonitinha, construida durante a década de 40. Como o próprio nome já indica, ela foi construida para homenagear a Virgem da Candelária.
A parada aqui foi de uns 15 a 20 minutos. Dá pra visitar a igreja. A visita é gratuita e leva no máximo uns 5 minutinhos.
→ Farol de Punta del Este
Em frente a Igreja fica outra atração de Punta del Este: o Farol, construido na metade do século 19 e ainda está em funcionamento. Ele tem 45 metros de altura e foi construido para ajudar os navegadores a se orientar tanto no rio da Prata quanto no oceano Atlântico. Diz que dá pra visitar, mas no inverno estava fechado.
→ Escultura Los Dedos
Uma das atrações mais fotografadas de Punta del Este, sem a menor duvida, é a escultura Los Dedos, localizada nas areias da Praia Brava. Essa escultura é obra do chileno Mario Irarrázabal. Segundo o nosso guia, a mensagem que essa escultura quer passar é um alerta aos banhistas sobre o encontro das águas do rio da Prata com o oceano Atlântico.
A parada aqui também dura uns 15 minutos mais ou menos, tempo mais que suficiente pra tirar milhões de fotos de todos os angulos! E se for no inverno, com garantia de conseguir uma foto sozinha com a escultura! :D
→ Ponte Ondulada Leonel Viera
Atravessando o Arroyo Maldonado (aquele mesmo da praia do Hotel Fasano Las Piedras), fica a ponte mais famosa da cidade, a Puente de la Barra ou a Ponte Ondulada, construida por Leonel Vieira durante a década de 60, para ligar Punta del Este a La Barra. Atravessar essa ponte com emoção (como fizemos nos dois sentidos) deu um meeeega friozão na barriga. É bem divertido! Ao atravessar a ponte, no lado onde está La Barra, existe uma espécie de mirante, considerado o melhor lugar pra fotografar a ponte.
A parada aqui é coisa rápida, mas com tempo suficiente para tirar muitas fotos e aprecisar o encontro do rio com o mar.
→ Maconha
Quem lembra que em 2013 o Uruguai ficou na midia por algumas semanas por ter sido o primeiro pais do mundo a legalizar o cultivo, venda e consumo de cannabis? Pois então, a gente faz uma parada em um lugar meio bar/loja para ver de perto um pé de maconha. Nesse momento do tour o guia explica como as leis funcionam no Uruguai com relação a isso. Para quem acha que lá virou oba oba, sinto decepcionar, as coisas são bem regulamentadas.
→ Bairros de Punta del Este
Não consegui achar um titulo melhor pra essa parte do passeio, mas basicamente o que acontece é que vamos passando por alguns bairros da cidade, onde o guia vai mostrando as casas/mansões de personalidades mundiais (tem alguns brasileiros nessa listinha!) que tem residencias na cidade. Além de falar quem mora em cada lugar, ele fala sobre a questão imobiliária, o custo de vida na cidade (que é super caro, mesmo fora da época de verão), entre outros topicos relacionados. Confesso que quando li isso no descritivo do tour achei que era meio pra encher linguiça, mas acabou que foi bem interessante.
→ Casa Pueblo
E por fim, seguimos em direção a Punta Ballena (fica a 13 km de Punta del Este), onde fica uma das atração mais famosa dessa região do Uruguai, a Casa Pueblo, obra do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró. A casa esta localizada no alto de um “penhasco”, de frente para o rio da Prata.
Pra que a visita fique completa, é recomendado ir mais pro final do dia, para ver o por do sol, considerado um dos mais bonitos do Uruguai.
Mas antes do por do sol, tivemos tempo de conhecer a casa, onde é possivel visitar seu ateliê, pequenas exposições com seus trabalhos e sobre o resgate de seu filho, naquele acidente de avião que caiu na Cordilheira dos Andes (essa parte é bem emocionante, vale a pena tirar uns minutos pra ler as explicações, ver as fotos e documentos). Além disso, ainda existe um terraço onde está localizado o bar e uma varandona super agradável, onde você deve se acomodar o mais breve possivel, para não perder o poema “Cerimonia del Sol”, recitado por Vilaró enquanto acontece o por do sol. O poema tem uma mensagem muito bonita! Preste atenção! Ah, e ali junto, também tem um hotel.
A visita leva mais ou menos 1 hora. Essa é a unica atração paga desse passeio. Valor de 240 pesos uruguais (uns 26,00 reais), valores referentes a agosto de 2017.
→ Outras informações
Como já sei que vão me perguntar, esse tour custou 29,00 dolares/pessoa (o valor agora para 2018 é de 30,00 dólares). Pode ser reservado diretamente no site da empresa, o pagamento é feito online. Só é necessário escolher o dia e dizer em qual hotel estará hospedado.
Para reservar esse mesmo passeio em Punta del Este, clique aqui -> City Tour por Punta del Este. Ao reservar através desse link, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não pagará nada a mais por isso. Obrigada! :D
RESERVE PELO BLOG:
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Montevidéu
Todos os posts sobre Punta del Este
Todos os posts sobre Colônia do Sacramento
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
não esqueça de comer o chivitos – sanduíche típico uruguaio !
Oi, Claudio
Comi varios, muito bom. Recomendo!!
Qual o site da empresa que faz o tour?
Oi, Fernando
Eiiiitaaaa!! Só faltou esse pequeno detalhe no post hahahaha
Vou procurar o link e atualizo aqui o mais breve possível!
Por um acaso a agência se chamava Tangol? Estou tentando achar uma que faça o mesmo serviço que fez pra você e encontrei essa. Obrigada!
Oi, Rafaella
Nossa, esqueci completamente disso. Vou procurar o nome, mas não era esse o nome da empresa. Quero ver se atualizo o post até amanhã.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Preciso muito saber o nome dessa agência! Kkkk
Já vi que vc vai atualizar essa informação, ficarei aguardando rsrsrs
Obrigada!
Oi, Roberta
O nome da empresa esta no final do post! É só clicar no link, vc consegue reservar esse mesmo passeio.
Bom dia! Estou indo para Punta del leste daqui a 10 dias queria saber a empresa que fez o tour.
Oi, Ariane
O nome da empresa esta no final do post. Ja deixei o link ali, é só clicar no nome da empresa, ja vai direto para o site. Beeem facil de reservar!
Ótimo post! irei em setembro e já vou providenciar um tour guiado, já que estarei por lá sozinho e sem carro. Um outro passeio que me interessa é em Piriápolis, você conheceu? Uma abraço e bons roteiros de viagem!
Oi, Eros
Eu achei esse tour otimo! Ele da uma visao geral da cidade (tem parada para as fotos) e vai ate a Casapueblo na hora do por do sol. Nao é cansativo. Recomendo!
Nao estive em Piriápolis, queria muito ter ido. Quem sabe numa próxima vez.
Obrigada pela visita aqui no blog!