03.12
2017

Hogmanay em Edimburgo 2017

Faz tempo que quero escrever um post atualizado com todas as principais informações pra quem estiver com planos ou indo passar o Ano Novo na Escócia. Como nos anos anteriores eu sempre perdia o “time”, dessa vez eu não deixei a oportunidade passar.

Hogmanay é a comemoração do Ano Novo na Escócia. Até alguns anos atrás, essa comemoração durava 5 dias, depois passou para 4 dias e atualmente, são 3 dias de festa. Esse ano os eventos do Hogmanay vão começar no dia 30 de dezembro e vão até o dia 01 de janeiro de 2018.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Com o passar dos anos começaram a aparecer diversas novidades relacionadas ao Ano Novo em Edimburgo, eu achei que seria interessante escrever um post atualizando tudo. E claro, também aproveito a oportunidade pra fazer um comunicado: eu vou passar o Hogmanay em Edimburgo esse ano!! Não to me aguentando de felicidade! :D :D :D :D

Maaaaas.. Vamos ao que interessa: 

→ A programação

Dia 30/12 (sábado):

Torchlight Procession: é o evento que abre as comemorações, onde uma procissão percorre as ruas de Edimburgo carregando tochas de fogo. Esse ano o trajeto mudou! Ele terá 3 pontos de inicio: North Bridge, St Giles Street e South Bridge (eu comprei meu ticket partindo da St Giles Street, pq era a opção mais central, não sei se é ou não a melhor opção – depois eu conto!). E o trajeto percorrido será a partir da Royal Mile, sentido Holyrood Park. Imagino que o motivo de terminar a procissão no Holyrood Park ao invés do Calton Hill se deve ao aumento do numero de pessoas que a cada ano estão participando do evento.

hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Os tickets podem ser comprados pela internet e existem 2 tipos: Ticket + Torch por 13,00 libras ou Ticket Only. Na verdade, se você estiver sozinho, você precisa ter o Ticket + Torch e se estiver em um grupo maior, a cada 4 pessoas, pelo menos uma deve ter o Ticket + Torch e os demais podem comprar o Ticket Only (caso as outras 3 pessoas não queiram carregar a tocha). Será que deu pra entender? :D O evento está marcado para começar as 19:00, mas aconselho a chegar com pelo menos uns 30 minutos de antecedencia para se situar e ter tempo de fazer tudo com calma.

Dia 31/12 (domingo):

Bairns Afore: Como o proprio nome já indica, é um evento para crianças (na Escócia, bairn significa criança). É uma comemoração do Ano Novo antecipada para que pais com filhos pequenos possam aproveitar. O evento está marcado para começar as 17:00.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Street Party: É a festa de Ano Novo de Edimburgo propriamente dita. As pessoas tem acesso a Princes Street a partir das 19:00. A cada hora tem uma pequena queima de fogos. Ao longo da rua estão algumas barraquinhas vendendo comida e bebida (ao menos era assim antigamente). E ai é só aguardar a grande queima de fogos de artificios que acontece no Castelo de Edimburgo. Imperdível! Inicio desse envento está marcado para as 19:00.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Candlelit Concert: São apresentações de corais com musicas natalinas. O grande destaque desse ano será um homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante. Ele acontece as 19:30 na Catedral de St Giles, na Royal Mile.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Ceilidh under the Castle: Esse evento é pra quem quer conhecer um pouco mais da cultura escocesa. Ceilidh é uma dança tipica da Escócia. Esse evento vai acontecer aos pés do Castelo de Edimburgo. O inicio está marcado para as 20:00.

hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Concert in the Gardens: É o grande show do Hogmanay. Esse ano o principal destaque é Rag’n’Bone Man (nunca tinha ouvido falar! haha). Esse evento acontece no Princes Street Gardens. O evento abre as portas as 20:00, mas está marcado para começar as 21:00. Não será permitida entrada apos as 22:30, fique ligado!

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Dia 01/01 (segunda-feira):

Loony Dook: O evento mais louco do Hogmanay é exatamente esse aqui, mas ele é só para os corajosos. Dizem que a melhor maneira de curar a ressaca da noite anterior é tomar um banho nas águas geladíssimas no rio Forth, em South Queensferry, um vilarejo localizado pertinho de Edimburgo. A parada pela High Street de South Queensferry está marcada para começar as 10:30 e depois vem o mergulho perto das iconicas Forth Bridges!

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Message from the Skies: é mais um evento novo adicionado as comemorações do Ano Novo em Edimburgo. Está sendo definido como New Year’s Resurrection. Pelo que entendi, por Edimburgo ser considerada a primeira Unesco City of Literature, haverão projeções pela cidade. Terá um trajeto a ser seguido, que só será revelado em dezembro. Esse evento não precisa de ticket, a participação é gratuita. Inicio a partir das 17:30 até as 22:00, todos os dias de 01 a 25 de janeiro de 2018.

Hogmanay 2018

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

→ Importante 

1) Quem comprar o ticket para o Street Party só tem acesso ao Street Party. O mesmo vale para quem comprar o ticket para o Ceilidh under the Castle, só tem acesso a esse evento. Já quem comprar o ticket para o Concert in the Gardens tem acesso ao Street Party. Ok? Parece meio complexo, mas é simples de entender!

2) Quem tiver menos de 16 anos deve estar acompanhado de um adulto com idade superior a 21 anos.

3) Não é permitido entrar com bebidas alcoolicas ou garrafas de champagne. Tudo o que for consumido, bebidas e comidas, deve ser comprado dentro do evento. Existem banheiros em toda a extensão da Princes Street, assim como existem algumas barraquinhas vendendo comidas e bebidas.

4) Lembre de usar roupas termicas e confortáveis. Leve capa de chuva (acredito que guarda chuva não serão permitidos, ao menos nos eventos dos Festivais de verão eles nunca deixam entrar com guarda chuva).

HERO_Street_Party_cr_Imaginar_533x300

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

5) Pra quem comprar os tickets pelo site, eles estarão disponiveis pra serem coletados no Ticket Office do Hogmanay a partir do dia 20 de novembro. Não esqueça de levar o voucher e o cartão de crédito usado na compra. Sem isso, os ingressos não são entregues. Edinburgh’s Hogmanay Ticket Office fica na George Street, em frente ao The Dome. Horários: até dia 30 de dezembro das 10:00 as 22:00 e no dia 31 de dezembro das 10:00 as 20:00.

6) Por medida de segurança, todas as pessoas serão revistadas. Se puder, nao leve bolsas ou mochilas. Se levar, elas serão revistadas também.

7) Pessoas visivelmente bebadas serão proibidas de entrar em qualquer um dos eventos do Hogmanay. Portanto, manere na bebida antes da grande queima dos fogos a meia noite! :D

8) Ah, e nao esqueça de decorar a música Auld Lang Syne do poeta escoces Robert Burns, essa música toca em todos os lugares do país durante essa época do ano! A versão é tipo essa, bem animada! Você pode ver a letra da musica clicando aqui.

→ Dicas

Dia 30 de dezembro: todas as atrações, restaurantes, bares, pubs, lojas, enfim, tudo, funciona normalmente.

Dia 31 de dezembro: a maioria das atrações turisticas abrem, mas algumas com horário reduzido e pouquíssimas fecham. Recomendo sempre checar o site oficial de cada atração pra evitar surpresas. Bares, pubs e cafes costumam abrir normalmente e restaurantes geralmente operam com horários reduzidos ou com reserva antecipada. As lojas costumam abrir normalmente, exceto as da Princes Street e Royal Mile, que podem ter horários reduzidos ou fechar antes por causa das comemorações do Ano Novo.

Hogmanay_HQ_image_medium_800x600

Foto Edinburgh’s Hogmanay – Divulgação

Dia 01 de janeiro: A maioria das atrações não abrem, exceto algumas poucas que operam com horário reduzido. A grande maioria dos restaurantes, pubs e bares voltam a funcionar normalmente, mas iniciam os trabalhos um pouco mais tarde do que o normal. Algumas poucas lojas abrem, geralmente as de souvenirs.

Transporte publico (tram, onibus e trem): Operam normalmente nos dias 30 e 31 de dezembro. Dia 01 de janeiro costumam operar, mas com opções de horários reduzidos. Se precisar de táxi para o aeroporto em algum desses dias, recomendo agendar com antecedência. Melhor garantir, né?!

Aqui vai o trailer do Edinburgh’s Hogmanay 2018 (ouça o video até o final se quiser ouvir como é a pronuncia de Edinburgh lá na Escócia)…

Então é isso! Espero que tenha ajudado de alguma forma! Quem estiver em Edi durante o Hogmanay, deixa um comentário ai! Quem sabe nos vemos lá!!!!

Lang may yer lum reek! Happy New Year!! :D

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Hogmanay - , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
9 comentários em "Hogmanay em Edimburgo 2017"
  1. Diógenes   04/12/17 • 10h34

    Que legal. A queima de fogos no castelo é de arrepiar. Ano passado teve projeção da contagem regressiva. Fui ao Candlelit Concert e, sinceramente, não gostei. Cheguei cedo para pegar uma cadeira na frente (não há lugares marcados). Esperei em fila sob uma neblina. É um concerto de músicas eruditas. Terminou a apresentação, saí da igreja e fui pra Street Party. Não consegui ingresso para o Concert in the Gardens. Depois da queima de fogos, tem um pouco mais de música e encerra a festa. Eu esperava que os DJ’s tocassem até o dia amanhecer, o que não aconteceu.

    • Contando as Horas   05/12/17 • 09h15

      Oi, Diógenes

      Siiim!! É de arrepiar mesmo!! :D

      Ah é? Bom saber q nao tem lugares marcados! Eu nunca consegui ir, quero ir dessa vez pra saber como é.

      A festa nao se prolonga muito mesmo, tem hoteis e residencias perto, deve ser por esse motivo. Sem falar nos bebados, que ficam gritando e cantando. Quanto antes terminar, acho que eles pensam que é melhor hehehe

      Obrigada por relatar tua experiência! :D

  2. Adriane   18/12/17 • 23h26

    Oii!! Adorei o seu post e todas as dicas!
    Estou indo esse ano com a minha família e estamos muito animados!
    Não conhecemos Edimburgo então teremos que ir a todos os pontos turísticos possíveis..
    alguma dica?
    Vi que tem vários tours sobre fantasmas etc, vc acha que tem algum que seja mais legal?
    Capaz de nos esbarrarmos por lá! hahah

    • Contando as Horas   09/01/18 • 14h49

      Oi, Adriane

      Obrigada pelo comentário! Como estava viajando, acabei não respondendo as mensagens assim que recebi. Mas enfim, espero que tenha aproveitado. Sobre os tours de fantasmas, já tinha um post aqui no blog falando sobre isso. Espero que tenha visto.

      Excelente ano de 2018!! :D

  3. Roberta   28/12/17 • 13h14

    Olá!! Chegarei em Edimburgo no dia 31! Estou com a dúvida, é possível comprar o ingresso para a princess Street Party no próprio local?

    • Contando as Horas   09/01/18 • 14h51

      Oi, Roberta

      Obrigada pelo comentário! Acabei não respondendo assim que recebi, pq estava em viagem. Mas respondendo a tua pergunta (pq no futuro outras pessoas também podem vir a fazer): Não é possível. Tem que comprar antecipado, pelo site (de certeza) e talvez no escritório do Hogmanay (mas não tenho certeza se dava pra comprar la na hora ou se era apenas pra retirar os tickets comprados online).

      Excelente ano de 2018!! :D

  4. Luiz Fernando   31/12/17 • 09h49

    Foi muito bom esperar a procissão em Holyrood Park onde no palco já transcorria um show e ótimo, para variar, ver a procissão ao invés de participar, depois de algumas apresentações de danças do fogo, gaitas e Rock A festa terminou com um show de fogos tendo Holyroodhouse como cenário.

    • Contando as Horas   09/01/18 • 14h53

      Oi, Luiz Fernando

      Teve algumas coisas que eu gostei, teve algumas coisas que não gostei, como tudo na vida! Mas isso vou escrever em um próximo post. Mas achei que o espaço no Holyrood Park ficou melhor do que o Calton Hill. A procissão das tochas é a minha parte preferida do Hogmanay (indo com a tocha ou não, é algo único! Acho muito legal!)! :D

      Obrigada pelo comentário e um ótimo ano de 2018 pra você!

  5. Nakita Marquez   23/09/18 • 19h13

    Oi Bruna! Parabéns pelo blog, suas informações estão salvando a minha vida hehehhe. Você sabe me dizer se é possível assistir, mesmo que de longe, o Loony Dook, sem precisar pagar o ingresso?

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas