18.01
2018

Fort Augustus: Um vilarejo localizado (literalmente) as margens do Loch Ness

Pelas Terras Altas Escocesas é muito comum encontrar diversos vilarejos lindíssimos. E um deles é Fort Augustus ou em gaélico escocês Cille Chuimein, uma cidadezinha com menos de 700 habitantes.

Uma coisa muito comum de acontecer com quem está começando a organizar um roteiro por essa região, é achar que Inverness está localizada as margens do Lago Ness, mas na verdade, não está. Inverness fica as margens do rio Ness. 

Mas em compensação, quem quiser se hospedar em um vilarejo literalmente as margens do Lago Ness, Fort Augustus é uma das melhores opções, na minha opinião.

Se você for fã (ou não) de Outlander, essa cidade tem uma pequena ligação com uma parte da história que foi contada nos livros e na série. Quem lembra das cenas da Batalha de Culloden? Pois bem, o nome dessa cidade é uma “homenagem” (de muito mal gosto, na minha opinião) ao filho mais novo do rei George II, o Principe William Augustus, que mais tarde veio a se tornar Duque de Cumberland, aquele mesmo que comandou o exercito inglês na Batalha de Culloden.

Mas enfim.. Deixando esse detalhe de lado, cada vez mais a cidade está entrando na rota de quem visita a Escócia.

A principal atração da cidade é o Lago Ness, considerado o segundo maior lago da Escócia, ficando atras apenas do Loch Lomond. Além disso, devido a sua profundidade, ele é considerado o maior lago do Reino Unido em termos de volume. E ai nessas profundezas que entra a lenda do Monstro do Lago Ness, que na Escócia, é uma monstra, mais conhecida por Nessie.

Quem quiser tentar ver a Nessie, é possível fazer um passeio de barco pelo lago. A empresa que eu fiz foi a Cruise Loch Ness. O valor do passeio agora em dezembro de 2017 custou 14,50 libras.

O barco era relativamente pequeno, com dois andares. O andar inferior tinham mesas e sofás, lanchonete e banheiros e o andar superior é aberto, mas tem bancos.

Os funcionários do barco são muito legais, inclusive, o guia desse passeio era muuuito divertido! Quem viu os videos no Stories sabe do que eu estou falando! hahaha

Se quiser saber como a Nessie apareceu na minha foto, você precisa fazer esse passeio!!

Acho importante levar em consideração que, durante os meses de verão, existem mais opções de trajetos (um deles é o trajeto completo, indo até o Urquhart Castle – ainda quero fazer esse passeio!!!), já no inverno existe uma opção só. Como eu estive lá durante o inverno (a temporada vai de novembro a março), eu fiz o passeio do único percurso que existia. Esse trajeto percorre apenas uma pequena parte do lago, mas achei que valeu a pena (quero deixar claro que eu já tinha feito em outra oportunidade o passeio via Drumnadrochit, que é onde está o Urquhart Castle)!

Apesar do dia estar nublado e frio, não tinha nada de vento e as paisagens pelo caminho estavam muito bonitas. De um lado do lago as cores do outono e do outro, as montanhas com neve.

Esse passeio tem duração de 1 hora. No inverno existem apenas dois horários: 13:00 e as 14:00. Eu comprei meu ticket la na hora, pq era inverno e não tinha taaanta gente. Pra quem for no verão, recomendo que compre pelo site, afinal, além de ter muito mais horários e rotas, com toda a certeza, deve ter muito mais gente.

Outra atração da cidade são as cinco eclusas do Caledonian Canal, que liga Inverness a Fort William, passando por quatro lagos, entre eles, obviamente, o Loch Ness. Esse canal tem 97 km de extensão e tinha sido construído com a intenção de aproximar o sul do país com o norte, mas não deu certo. Boa parte das eclusas do canal são muito estreitas e conforme os barcos foram se modernizando, eles foram sendo construídos mais largos.

Hoje em dia o Canal é usado apenas para lazer, passeios de barco. E pra quem gosta de caminhada ou andar de bike, existe uma trilha, a Great Glen Way, com 127 km. Pelo que li, quem resolve percorrer a pé, leva em media uns 6 dias e quem opta por fazer de bike, leva uns 3 dias. Deve ser um passeio legal, mas não sei se teria coragem de percorrer tudo isso caminhando. Quem sabe um dia encaro um pedaço dessa trilha!

E por causa do Caledonian Canal, a cidade vai ganhar o Caledonian Canal Visitor Centre. Quando estive lá, a construção do lugar estava a todo vapor. Pelo que li a respeito, ali será possível saber um pouco sobre a história, construção e operação do canal através de fotos, documentos e exibições. Imagino que vá ficar bem legal!

E por fim, porém não menos importante, bem em frente ao Caledonian Canal Visitor Centre fica a estátua da Nessie. Todo mundo que vai a Fort Augustus tira uma foto lá!

Pra quem tiver interesse, dá pra visitar o Clansman Centre (quando eu estive lá, estava fechado) e a Fort Augustus Abbey (eu só vi ela de longe, durante o passeio de barco).

E pra finalizar esse post, como eu já sei que vão me perguntar, quando estiver fazendo o passeio de barco pelo Lago Ness, você vai descobrir onde fica a plaquinha mais famosa da cidade (essa que está na primeira foto desse post). No trajeto de ida até lá, você pode percorrer pelas laterais do Caledonian Canal, mas na volta, se vier pela rua paralela, vai passar pela Old Bridge, uma ponte de madeira, a primeira ponte da cidade, construída pelo engenheiro escoces Thomas Telford, o mesmo que projetou o Caledonian Canal.

Para ir até lá: Eu estava em Inverness e fiz um bate-volta. A empresa que faz esse trajeto é a Scottish Citylink 919. Esse onibus tem boa frequencia, olhe no site os horários. Eu peguei o onibus das 11:05 e voltei no onibus das 16:40 (Nesse horário em especifico é operado pela empresa Shiel Buses, ônibus N19. Eu já tinha viajado com essa empresa em outra oportunidade, e gostei bastante. Nos outros horários é operado normalmente pela Scottish Citylink 919).

Esse tempo foi mais que suficiente pra conhecer toda a cidade com muuuuita calma. A passagem custa 15,10 libras ida e volta (valor referente a dezembro de 2017). Essa passagem pode ser comprada pela internet ou diretamente nos guiches da Bus Station de Inverness.

Quem tiver interesse em se hospedar em Fort Augustus, essas foram as opções que eu mais gostei. Se tivesse ficado lá uma noite, teria escolhido uma dessas opções: Whitehouse B&B e The Lovat Hotel.

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel em Fort Augustus aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Fort Augustus, Highlands - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas