26.01
2018

Outlander: Campo de Batalha de Culloden

Pertinho de Inverness está localizado o vilarejo de Culloden ou em gaélico escocês Cùl Lodain. Nos arredores desse vilarejo fica o Culloden Moor, o famoso campo pantanoso onde aconteceu uma das piores batalhas já vistas em território escocês: a Batalha de Culloden.

Se você já viu a série Outlander ou já parou pra pesquisar um pouco sobre as intermináveis batalhas travadas entre ingleses e escoceses, sabe do que eu estou falando. 

Em Outlander, logo na primeira temporada, no episódio 5, já se tem uma previa do que é essa batalha. Na segunda temporada, em especial a partir do 8 episódio da pra ver todos os detalhes dos “bastidores” desse dia. E na terceira temporada (eu ainda não viiii!!! só vi fotos e videos no youtube), da pra ver de fato como a Batalha de Culloden aconteceu.

No tempo que fiz meu intercâmbio em Edimburgo, eu tive aulas sobre Cultura Escocesa. Numa dessas aulas, lembro do meu professor falar sobre algumas batalhas importantes. Uma delas foi justamente essa, a Batalha de Culloden.

O que aconteceu em Culloden no dia 16 de abril de 1746 foi a batalha final do Jacobite Rising, um grande movimento que estava acontecendo em terras escocesas para fazer com que o Principe Charles Edward Stuart, mais conhecido como Bonnie Prince Charlie, voltasse a assumir o trono britânico. Essa batalha aconteceu em Culloden Moor, localizado junto ao Culloden Battlefield and Visitor Centre.

Nesse museu, inaugurado em 2007, a história começa a ser contada algumas batalhas antes da própria Batalha de Culloden (se quiser ir direto ao ponto, pule para o segundo corredor, onde tem essa placa abaixo “Night Before Battle”). Através de painéis interativos, imagens, gráficos, mapas e objetos encontrados ali, da pra entender melhor como as coisas aconteceram naquele dia.

A Batalha de Culloden foi travada entre os jacobitas, escoceses das Terras Altas, que defendiam Bonnie Prince Charlie contra o exercito britânico, que naquela ocasião era comandado pelo Duque de Cumberland, filho mais novo do rei George II, que era quem ocupava o trono britânico naquele período.

O exercito escoces era muito inferior ao exercito britânico. Eram cerca de 9 mil britanicos contra “meia duzia” de escoceses. Isso sem falar que os ingleses se posicionaram melhor e tinham canhões e armas, enquanto os escoceses chegam para a luta com fome, frio e portando apenas espadas.

O resultado disso todo mundo já sabe. Esse foi o massacre mais sangrento que já aconteceu em solo britânico até hoje.

E por esse motivo, existe um memorial, o Memorial Cairn, com mais de 6 metros de altura, no campo de Culloden Moor. Esse memorial presta uma homenagem a todos os escoceses que morreram lutando por seus clãs, sua cultura e seus ideais.

Além disso, junto a esse memorial estão as sepulturas de alguns dos principais clãs que estiveram presentes nessa batalha (entre eles, o clã Fraser, que remete a familia de Jamie Fraser, em Outlander).

E também, não deixe de reparar que em todas as partes do campo existem bandeiras vermelhas e azuis. Elas indicam as posições onde estava o exercito britânico (bandeiras vermelhas) e os escoceses (bandeiras azuis).

Com a derrota sofrida pelos escoceses nesse dia, Bonnie Prince Charlie precisou fugir as pressas para a França, com a ajuda de Flora MacDonald (tem uma estátua dela em frente ao Castelo de Inverness).

Obviamente que apos essa derrota, a vida dos escoceses ficou muito dificil. Além de perseguições, a derrota nessa batalha trouxe mudanças drásticas as Terras Altas Escocesas. Através de alguns atos, os ingleses proibiram tudo relacionado a cultura escocesa. Os clãs não podiam mais existir (pra ter uma ideia, o sistema de clã era o principal sistema político na Escócia até a Batalha de Culloden. Os clãs eram redes de famílias, onde o chefe desses clãs eram vistos como “reis”), o uso do tartan e dos kilts foi proibido, as pessoas não podiam mais tocar gaitas de fole e falar gaélico, a religião católica também foi proibida, entre outras coisas. A vida por lá foi assim por mais de 100 anos!!!!

Com isso, muitos escoceses começaram a fugir para o “Novo Mundo” em busca de melhores condições de vida. Muitos escoceses colonizaram países como Estados Unidos, Canadá, Australia, Nova Zelandia, entre outros lugares.

Muitas décadas depois, principalmente por meio de Sir Walter Scott (um escritor escocês que escreveu Waverley, um romance que se passa nas Highlands), a visita do rei George IV a Escócia em 1822 usando kilt (tem uma estátua dele na George Street, em Edimburgo) e as inúmeras visitas da Rainha Victoria (que adorava a Escócia e comprou o Castelo Balmoral), a cultura escocesa começou a ressurgir.

O Campo de Batalha está sempre aberto todos os dias, o ano inteiro. Dependendo da época da visita, os dias e horários de visita ao museu variam, sugiro que confira no site oficial (link em vermelho está no primeiro parágrafo desse post). O museu não abre de 24 a 26 de dezembro e em 01 e 02 de janeiro. Valor agora em dezembro de 2017 era de 11,00 libras. Junto ao museu tem um restaurante, uma lojinha e banheiros.

Para ir até lá: Como eu estava em Inverness, eu fiz um bate-volta. Dá pra ir de ônibus da empresa Stagecoach numero 5. Esse ônibus sai da parada localizada na rua Queensgate, em frente ao Post Office. Valor do ticket 4,60 libras ida e volta (valor referente a dezembro de 2017).

Obs.: Reserve pelo menos umas 2 a 3 horas para conhecer tudo com calma. Não deixe de visitar o museu, lá dá pra entender melhor como tudo aconteceu. Tem até um videozinho bem curto, com uns 5 minutos de duração, onde dá pra ter uma melhor noção da Batalha. Depois siga para o Culloden Moor, existem várias trilhas que passam pelos principais pontos, entre eles, o Memorial Cairn, as sepulturas dos clãs e pelas bandeiras vermelhas e azuis.

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Culloden, Escócia, Highlands, Inverness, Outlander - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
30 comentários em "Outlander: Campo de Batalha de Culloden"
  1. Raquel   28/01/18 • 05h04

    Adorei esse post , obrigada Bruna!;))

    • Contando as Horas   14/02/18 • 02h01

      Oi, Raquel

      Obrigada!! :D

    • mercedes fornasari farinas   29/07/20 • 13h13

      nunca havia entrado neste site…então não é possivel que eu ja havia rspondido…achei o post otimo

      • Contando as Horas   17/08/20 • 16h57

        Oi, Mercedes

        Obrigada pela mensagem! Fico feliz em saber que gostou do post! :D

  2. Andreia Mariane De Deus   05/06/18 • 17h58

    Oi Bruna parabéns pelo Blog sensacional!!!
    Gostaria de algumas dicas vou passar alguns dias na escócia ficando 3 dias em edimburgo indo em direção as higtlands fazendo uma parada para dormir em fortwillians e potree. vou seguir para inverness e tenho duvida se fico 1 ou 2 dias la seguirei para aberdeen e dundee ( vale a pena dormir nessas duas cidades?) antes de voltar para edimburgo .
    se puder me dar algumas dicas agradeço

    • Contando as Horas   07/06/18 • 23h12

      Oi, Andreia

      Depende do que vc for conhecer a partir de Inverness. Se vc for ao Lago Ness e ao Campo de Batalha, acho q dois dias é ok la. Vc faz isso com calma.

      Sobre Aberdeen e Dundee, eu achei que Aberdeen tem melhores opçoes de hospedagens. Dundee sou suspeita em falar algo, pq – por incrivel q pareça – nao gostei muito dessa cidade hehe

      Vc vai alugar carro ou vai usar transporte publico? Pergunto isso por causa de Inverness.

      Obrigada pela mensagem e visita aqui no blog :D

  3. Ana Cecilia   05/08/18 • 13h49

    Oi, Bruna! Estou super aproveitando seu site para aprimorar meu roteiro à Grã-Bretanha – é muuuuuito bom!!! . Embarco para Londres dia 14/09 e vou fazer o seguinte roteiro: Londres –> Cardiff –> Liverpool –> York –> Edimburgo –> Inverness –> Londres e finalmente, Paris.
    A minha dúvida é: qual a melhor forma de chegar a Paris? A ideia inicial é pegar o trem de Londres para Paris. A viagem à Grã Bretanha termina em Inverrness. Pego um trem até Edimburgo e de lá um avião para Londres? Há voos de Inverness direto para Londres? Trem? Oh, dúvida cruel…rssrs..
    Se puder nos ajudar, SUPER agradeço.

    Ana C.

    • Contando as Horas   13/08/18 • 18h09

      Oi, Ana Cecilia

      Obrigada!!! :D

      Então, é melhor ir direto de Inverness para Londres de avião, economiza tempo, de trem é muuuito demorado.

      De Londres para Paris vc pode ir de trem (Eurostar), acho uma das melhores opções.

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  4. Maria Bartollo   11/09/18 • 16h25

    Vc teve sorte de andar por esses lugares mágicos.

    • Contando as Horas   19/11/18 • 20h11

      Oi, Maria

      Sim, muita sorte! A Escócia é realmente lugar sensacional. Sempre me sinto muito sortuda de por ir la muitas vezes!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Cybele   30/09/18 • 22h53

    Muito bom, Bruna!
    Tenho muita vontade de visitar a Escócia, ainda mais depois de conhecer e assistir à série Outlander! Acabou servindo como um incentivo a mais pra conhecer essa cultura!
    Parabéns pelo blog! Siga escrevendo, pois é muito legal interagir e fazer fluir essas informações!
    Abraço!
    Cybele.

    • Contando as Horas   19/11/18 • 20h14

      Oi, Cybele

      Obrigada pelas palavras! Eu adoro escrever aqui no blog, principalmente sobre a Escócia. Infelizmente nesses ultimos meses tive um bloqueio criativo, sentava pra escrever e demorava seculos pra conseguir formular um paragrafo. Acabei achando melhor respeitar esse momento. Mas agora já estou voltando aos poucos a colocar o blog em dia!

      Outlander tem sido um grande sucesso em todo o mundo. Felizmente as pessoas estão podendo conhecer um pouquinho mais da história da Escocia, que apesar de ser muito triste em determinados momentos, é uma história muito intrigante e interessante.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  6. Ib lima   16/11/18 • 10h19

    Olá Bruna,
    Adorei seu blog. Você é privilegiada por ter andado em lugares tão singulares. A história dos Highlanders é intrigante,
    e você instiga qualquer um a conhecer melhor. Parabéns. Não conheço a Escócia, infelizmente, mas nutro um desejo imenso de estar naquele lugar.

    • Contando as Horas   19/11/18 • 20h18

      Olá!

      Obrigada pelas palavras!

      A historia da Escócia é mesmo muito interessante. Fico muito feliz em ver que cada vez mais brasileiros estao tendo interesse em viajar para lá!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  7. Luciene Fernandes   28/01/19 • 19h48

    Oi Bruna!Amei tudo isso,gostaria de saber mais sobre a Guerra de Cullodem.Existem livros específicos?
    Grata

    • Contando as Horas   29/01/19 • 14h53

      Oi, Luciene

      Existem sim, eu não tenho agora aqui comigo algumas indicações, mas quando estiver no meu laptop, posso olhar e volto a escrever.
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  8. Rafael   24/06/19 • 16h05

    Sensacional o que vc escreveu, será de muita ajuda para muitas pessoas! Acredito que p mim tb !

    Bruna, Vc sabe se o romance Waverley que vc citou apresenta narrativa em/de Culloden?
    Interessante demais isso!

    Obrigado!

    • Contando as Horas   17/07/19 • 09h42

      Oi, Rafael

      Obrigada pelo comentário. Então, não lembro dos detalhes, mas lembro de ter ouvido sobre isso pela primeira vez em uma aula de Cultura Escocesa e depois, li coisas gerais na internet, quando pesquisava algumas coisas para esse post.

  9. Moadia Bayma   15/10/19 • 00h18

    Boa noite. Acompanho sempre as suas postagens, pois gosto muito de viajar, elas me ajudam muito. Vou para a Escócia em maio/2020, pretendo passar em Fort August e gostaria de saber se na estação de ônibus dessa cidade tem local para guardar bagagem. Desde já agradeço. Moadia

    • Contando as Horas   17/10/19 • 12h34

      Oi, Moadia

      Não tem rodoviária em Fort Augustus. Tem apenas uma parada de ônibus, uma em cada lado da rua.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  10. Tonilson   10/02/20 • 15h48

    Parabéns pelo post, bem explicativo. Deve ser fantástico passar por um lugar com tanta história.

    • Contando as Horas   10/02/20 • 17h04

      Oi, Tonilson

      Obrigada pela mensagem. Sem duvida, é algo muito legal, apesar de toda a história triste desse lugar.

      Obrigada também pela visita aqui no blog! :D

  11. Aldo Ragazzi   14/06/20 • 18h22

    Estou assistindo a série outlander é estou gostando muito é acompanhando no Google a história da Escócia e vendo através de fotos os campos de batalha e os castelos. Gostaria muito de conhecer Tudo Isso pessoalmente. Quem sabe um dia!!!!

  12. Aldo Ragazzi   14/06/20 • 18h24

    Estou assistindo a série é gostaria de conhecer a Escócia e sua cultura.

    • Contando as Horas   14/07/20 • 13h32

      Oi, Aldo

      A série Outlander tem despertado (e muito) a curiosidade de todos em conhecer a Escócia. Espero que um dia você consiga visitar, depois que toda essa loucura de coronavirus passar. Obrigada pela visita aqui no blog!

  13. mercedes fornasari farinas   29/07/20 • 13h10

    otima reportagem….esclarecedora

  14. Augusto Basuol   28/10/20 • 01h17

    Gostei do Blog! Parabéns!

  15. Riva   22/07/23 • 14h16

    Fui à Escócia de excursão , e embora tenha conhecido vários lugares , gostaria de voltar com mais calma. Não conheço o local da batalha de Culloden. Em Inverness só conheço o lago. Quantos dias vc acha que devo ficar em Inverness para fazer esse bate e volta e conhecer a cidade?

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas