06.03
2018

Ushuaia: Cabo San Pablo e Estância Rolito, um dia na costa do oceano Atlântico da Isla Grande de Tierra del Fuego

Um tour que começou a ser comercializado há pouco tempo em Ushuaia é este que vou apresentar nesse post: Cabo San Pablo e Estância Rolito, localizado na costa do oceano Atlântico.

Eu fiz esse passeio com a empresa que o criou, a Tierra Turismo. Esse é um tour de dia todo, com inicio as 08:30 e termino por volta das 19:00. Para quem gosta de paisagens diferentes, trilhas e boa conversa, esse tour é uma ótima opção. 

→ Mirante Lago Escondido e Lago Fagnano

O passeio começa atravessando o Paso Garibaldi, único ponto onde é possível atravessar a Cordilheira dos Andes e ainda permanecer em solo Argentino. Aqui nesse ponto existe um mirante com vista para os lagos Escondido e Fagnano.

Quando estive lá, o mirante estava passando por reforma (estava sendo construído uma cobertura), com isso, tivemos que parar em um outro ponto um pouco mais abaixo. A partir desse ponto, só foi possível ver o Lago Escondido.

→ Tolhuin

No trajeto de uma hora de carro até o nosso próximo destino, a cidade de Tolhuin, a paisagem mudou completamente. A área montanhosa da Cordilheira dos Andes deu lugar a campos planos onde com grande freqüência conseguíamos ver vários guanacos.

Logo chegamos em Tolhuin, um vilarejo minúsculo, com menos de 2 mil habitantes, localizada as margens do Lago Fagnano, no coração da Isla Grande de Tierra del Fuego.

Aqui tem uma parada estratégica na Panaderia La Union, para tomar um café, comprar um lanche e conhecer um pouco a história do dono da Padaria e do médico René Favaloro.

→ Mirante Oceano Atlântico

Faltando poucos km para chegar no Cabo San Pablo, tem uma parada no caminho para ver, de longe, o oceano Atlântico.

→ Cabo San Pablo, Trilha ao Farol Abandonado e Navio Desdémona

Continuando o passeio, a próxima parada é no Cabo San Pablo, um acidente geográfico que entra aproximadamente 1200 metros mar adentro, localizado na costa leste da Ilha Grande da Terra do Fogo, de frente para o oceano Atlântico.

É aqui nessa região onde ficam as duas maiores atrações desse passeio: o Farol Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.

A trilha que leva até o Farol abandonado Cabo San Pablo pode ser feita de duas formas: uma subida por um paredão junto a praia ou por uma trilha mais simples que leva direto ao farol. Nos optamos por na ida fazer a mais “difícil” (mas que rende ótimas vistas panorâmicas durante a subida) e a volta, a mais “simples”. Durante a trilha é possível ver vários guanacos e um pouco da flora única dessa região.

Guanacos!!! Fofinhos!!

Lá no alto, além de conhecer o antigo Faro Cabo San Pablo (está abandonado desde que sua torre ficou inclinada por causa de um terremoto), também é possível ver o novo farol, muito mais moderno. E claro, também é possível ver as praias no oceano Atlântico e o navio Desdémona la do alto. A vista é espetacular! E pra ajudar, ainda pegamos um dia de sol maravilhoso, que deixou as fotos ainda mais bonitas! :D

A ultima parte do passeio é ver de perto o navio abandonado Desdémona. Esse navio foi construído durante a década de 50, navegou por muitos anos transportando todos os tipos de mercadorias, até que em 1985 ficou encalhado nessa praia. Nessa ocasião, transportava muitas bolsas de cimento, motivo pelo qual fez com que o navio ficasse meio em pé e não tombado. É possível chegar bem pertinho do navio (e para os mais corajosos, até entrar e subir), mas isso só pode ser feito durante a maré baixa. Também tivemos um tempo para caminhar na praia, ver a ancora e almoçar (sanduíche de vários tipos, vegetariano, de salmão, de carne e de frango eram as opções, acompanhado de água e vinho).

→ Estância Rolito

No trajeto até a Estância Rolito passamos por diversas outras fazendas, por muitos campos e rios, além é claro, da presença constante dos guanacos.

Muitos Guanacos pelo caminho!!!

A parada nessa fazenda tem duração variada, pode ser entre 1 a 2 horas. Aqui é possível conhecer um pouco mais sobre o turismo rural dessa região em companhia dos próprios donos. Os tours podem ser várias, indo desde conhecer a fazenda, sentar para conversar e tomar um chá com bolachas e até fazer uma espécie de 4×4 em um Bosque de Lengas (essa foi a opção que fizemos).

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa Tierra Turismo, em fevereiro de 2018. Ele tem saídas as terças, quintas e sábados, das 08:30 as 19:00, de outubro a abril. Como dá pra notar, ele é um passeio bastante longo, com muito tempo de estrada, mas as paisagens e a busca por guanacos deixam o trajeto ainda mais interessantes. Valor de 195,00 dólares / pessoa, com almoço tipo lunch box e bebidas incluídos.

Voltando para Ushuaia, as montanhas começam a aparecer novamente

Como sempre me perguntam, você pode usar qualquer tipo de roupa para esse passeio, como calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como tiver o clima. Acho interessante levar boné ou uma faixa para proteger a cabeça e orelhas, pq costuma ter muito vento nessa região. A trilha pode ser percorrida tanto com tenis de trekking (o mais recomendado) ou de galochas (caso o tempo esteja chuvoso, é a melhor opção nesse caso).

Pra quem gosta de tranquilidade e quer ter uma experiência de se sentir literalmente no “Fim do Mundo”, esse passeio também pode ser uma boa opção.

** Esse tour foi uma cortesia da empresa Tierra Turismo, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel em Ushuaia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas