15.04
2018

Patagônia Chilena: Como ir de Punta Arenas a Puerto Natales e vice-versa

Todo mundo que pretende conhecer a Patagônia Chilena pode chegar de avião até Punta Arenas. A cidade tem ótima ligação com Santiago e também, com algumas cidades na Patagônia Argentina.

Como meu voo tinha destino final em Punta Arenas (vindo de São Paulo com uma conexão em Santiago), eu optei por ficar dois dias aqui, antes de seguir para Puerto Natales, onde fiquei mais 5 dias.

Quem precisar se deslocar entre Punta Arenas e Puerto Natales ou vice-versa, as unicas opções que existem, são: alugar um carro, contratar um transfer privado ou ir de ônibus. Eu optei por ir de ônibus. 

No mapa: Punta Arenas ao sul e Puerto Natales ao norte. Mapa Google Maps, clique na imagem para ampliar

Punta Arenas fica a 250 km ao sul de Puerto Natales. Quem assim como eu optar por fazer esse trajeto de ônibus, existem 3 empresas: a BusSur (tem bastante opções de horários e da pra comprar a passagem pela internet e escolher o assento), Buses Pacheco (tem apenas 2 horários e não dá pra comprar a passagem pela internet) e Buses Fernández (tem bastante horários também e da para comprar a passagem pelo site). Eu optei por ir com a BusSur.

Meu trechos foram os seguintes:

1) De Punta Arenas (Terminal BusSur) para Puerto Natales (Rodoviária) as 15:15 com chegada as 18:15.

2) De Puerto Natales (Rodoviária) para o Aeroporto de Punta Arenas (Área de Embarque) as 07:00 com chegada as 09:45. Meu voo de Punta Arenas para Santiago saia as 11:16. Deu pra fazer tudo com muita tranqüilidade, o aeroporto é minúsculo.

Então, em resumo… O trajeto de ida foi percorridos em 3 horas e 15 minutos na ida e na volta, como fui de Puerto Natales direto ao Aeroporto de Punta Arenas, o trajeto levou 2 horas e 45 minutos.

A distancia entre as duas cidades é de 250 km percorrido totalmente na Ruta 9, a principal estrada dessa região da Patagônia Chilena. Essa é uma estrada em excelente estado, com vista de um lado para o mar e do outro lado pelos campos planos da Patagônia (em cada trecho da viagem eu vi paisagens diferentes).

→ Trecho de ida: de Punta Arenas a Puerto Natales

A BusSur tem um terminal próprio no centro de Punta Arenas. O local é pequeno, mas tem bancos pra sentar e esperar, tomadas pra carregar eletrônicos e internet wifi que funciona super bem. Ali também tem banheiros (já precisando urgente de uma reforma).

O embarque é anunciado 15 minutos antes do horário marcado para o ônibus partir. Procure chegar com pelo menos uns 20 minutos de antecedência, pra fazer tudo com calma. Se tiver mala e mochilas, elas precisam ser despachadas. Quando for despachar a bagagem é entregue um comprovante, que deve ser devolvido na hora de retirar a bagagem no destino final.

Após de despachar a bagagem, é só apresentar a passagem ao motorista e procurar pela sua poltrona (todo mundo já tem a poltrona reservada, portanto, respeite e sente no seu lugar).

Depois que ônibus parte, um funcionário passa novamente conferindo as passagens. Não entendi muito bem pq essa segunda conferencia, mas ok.

Vale dizer que o trajeto é super tranquilo, as estradas são ótimas e as paisagens são bonitas. Os ônibus da BusSur são novíssimos, bem modernos (com tomadas e tudo). Os onibus tem banheiros também.

Durante todo o trajeto um funcionário fica passando pra lá e pra cá dentro do ônibus, acredito eu que pra ver se está tudo em ordem e também, para recolher lixos, caso alguém esteja comendo e bebendo algo.

→ Trecho de volta: de Puerto Natales ao Aeroporto de Punta Arenas

Os ônibus da BusSur partem da Rodoviária. A rodoviária de Puerto Natales é super pequena e bem bonitinha. Lá também existem os guiches de várias empresas, dá pra comprar as passagens lá, caso alguém preferir. Tem banheiros bem arrumadinhos e limpos.

Esse onibus que faz o trecho da volta sai pontualmente, portanto, chegue com pelo menos uns 15 a 20 minutos de antecedencia. Eu digo isso pq quando deu 07:00 nos partimos e teve uma mulher que chegou desesperada correndo, mas o motorista parou pra ela embarcar. Pra não correr o risco de perder o onibus, seja pontual.

O trajeto é feito pela mesma estrada do trecho da ida, portanto, é tudo exatamente igual. O ônibus desse trajeto também era novíssimo.

A chegada no Aeroporto de Punta Arenas foi pontual e o desembarque é feito bem em frente a porta localizada em frente aos balcões de check-in. Eu fiz meu check-in nas máquinas e como estava viajando com uma bagagem de mão, já subi direto para o segundo andar, onde tem o controle de segurança e onde ficam os portões de embarque.

→ Importante

– Quando eu comprei as minhas passagens pela internet, no site da empresa, com cerca de uns 25 dias de antecedência da data da viagem. Ainda tinham bastante lugares, acho que tinha apenas uns 10 a 12 lugares reservados. Se quiser pegar um lugar bom (longe do banheiro e da porta de entrada do onibus) e quiser janela, aconselho a comprar a passagem o quanto antes.

– O valor da passagem (ambos os trechos) foi o mesmo, 8.000 clp, que dá mais ou menos uns 45,00 reais (valor referente a março de 2018).

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.

** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Chile

Todos os posts sobre Santiago

Todos os posts sobre Punta Arenas

Todos os posts sobre Puerto Natales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chile, Puerto Natales, Punta Arenas - , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "Patagônia Chilena: Como ir de Punta Arenas a Puerto Natales e vice-versa"
  1. Luis   18/08/18 • 14h19

    Obrigado pelas informações. Tirou muitas dúvidas que eu estava quanto aos deslocamentos.

  2. REGINA HELENA MAKSOUD SALAMANY   13/11/18 • 00h13

    Olá Bruna
    Adorei suas dicas e estou animada para viajar .
    Você saberia me orientar para conhecer AYSEN?
    Obrigada
    REGINA SALAMANY

    • Contando as Horas   21/11/18 • 23h03

      Oi, Regina

      Infelizmente nunca estive nesse lugar. Vou ficar te devendo essa info.

  3. Mariane Arakaki   04/02/19 • 21h50

    Olá!
    Eu tbm pretendo ficar um dia em Punta Arenas antes de ir para Puerto Natales. Do aeroporto de Punta Arenas até o centro da cidade, onde pretendo me hospedar, tem ônibus de linha? É fácil?

    • Contando as Horas   07/02/19 • 13h21

      Olá, Mariane

      Acho que tem sim, mas não lembro se cheguei a pesquisar. Caso não tenha, vc pode ver os onibus que fazem o trajeto entre Puerto Natales e Punta Arenas, eles passam pelo aeroporto antes de ir para o centro da cidade.

  4. paloma   16/02/19 • 18h32

    Ola tudo bem?
    Gostaria de saber se encontro passagens para final de semana ou somente de segunda a sexta?
    Obrigada!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas