Quem estiver com viagem marcada para a Patagônia Chilena e tiver incluído Puerto Natales no roteiro, recomendo muito fazer por primeiro o tour Full Day no Parque Nacional Torres del Paine.
Esse tour, como o próprio nome já indica, além de ser um dos mais populares, passa pela maioria das grandes atrações e é uma ótima forma de ter um panorama geral do parque.
O Parque Nacional Torres del Paine fica a 80 km ao norte de Puerto Natales. Esse trajeto é percorrido em mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Tanto na ida como na volta, para evitar que a viagem fique cansativa, existe uma parada em uma lanchonete/loja de souvenirs no vilarejo de Cerro Castillo. Não deixe de reparar que boa parte desse trajeto margeia o Lago del Toro, considerado o maior lago dessa região da Patagônia Chilena.
Entre as principais atrações vistas no tour Full Day, estão:
→ Mirador Lago Sarmiento
Considerado um dos maiores lagos de sistema fechado (é um lago que não se conecta com nenhum outro rio ou lago) do parque, com 90 km, ele é formado apenas por água da chuva e tem uma cor azul impressionante totalmente cercado por uma borda branca feita de carbonato de cálcio. Se o tempo colaborar, a partir daqui da pra ver As Torres e o Monte Almirante Nieto.
Não é possível chegar bem próximo ao lago, pelo que entendi, ele está situado em uma area privada localizada na divisa com o parque, mas é feita uma parada de uns 10 a 15 minutos para observar o lago e a paisagem a partir de um mirante.
→ Laguna Amarga
Essa lagoa tem esse nome por ter na composição de sua água sulfato de magnésio. Outra característica que é possível observar é que, nas margens dessa lagoa existe uma grande quantidade de sal. Muitos pesquisadores acreditam que no futuro aqui poderá existir um pequeno salar. Se você tiver sorte, é possível ver flamingos. Eu consegui ver, não no dia que fiz esse tour, mas em um outro dia, fazendo outro passeio. Se o tempo estiver bom, a partir daqui é possível ver As Torres e o Monte Almirante Nieto também. É possível caminhar até as margens da lagoa, a parada aqui dura aproximadamente uns 15 a 20 minutos.
→ Cascata do rio Paine
Outra atração muito popular no parque é essa cascata localizada no rio Paine. Pra quem não sabe (eu não sabia, descobri isso durante o tour), é esse rio que dá nome ao parque. Para ver a cascata, existem dois mirantes: o maior, onde se ve a cascata de lado e outro no lado esquerdo, de onde se ve a cascata de frente. Se o dia estiver bom, da pra ver as Torres del Paine ao fundo (liiindaaaas!!!). Ah! É bem comum ver guanacos por essa região entre a cascata e as torres. É possível caminhar lado lado com o rio e ver a cascata bem de pertinho. A parada aqui também é de uns 15 a 20 minutos.
→ Lago Nordenskjold
Esse lago de coloração verde é o que tem o nome mais difícil. Mas tem uma explicação: no final do século 19, o sueco Otto Nordenskjold estava em uma expedição nessa região e foi ele quem descobriu esse lago, por isso essa homenagem. Esse lago é gigaaaante e a sua localização dentro do parque é espetacular, fica aos pés das montanhas Los Cuernos.
→ Cascata Salto Grande
O ponto final do lago Nordenskjold é a Salto Grande, uma cascata com 10 metros de altura, que desagua para formar o Lago Pehoe. Aqui também existe um mirante, de onde dá pra ver a cascata do alto e bem de pertinho.
→ Trilha Mirador Los Cuernos
Aproveitando a mesma parada feita junto a Cascata Salto Grande, aqui é possível iniciar a trilha que leva até o Mirador Los Cuernos, Paine Grande e Vale do Frances. Essa trilha é totalmente demarcada, com cascalho, com poucos sobe e desce e bem simples de ser percorrida. Quem tiver interesse em percorrer essa trilha, ela dura mais ou menos por volta de 2 horas, já contando um 20 minutos para sentar, descansar e apreciar a vista do Lago Nordenskjold e as montanhas Los Cuernos.
→ Lago Pehoe
No caminho para a próxima parada, passamos pelo Puerto Pudeto (de onde partem os catamaras Hielos Patagonicos que cruzam esse lago em direção a um refugio pra quem for fazer trekking no Glaciar Grey). No centro desse lago existe um hotel e um restaurante e geralmente é aqui onde acontece a parada para o almoço de quem faz esse tour Full Day. A partir daqui é possivel ver o Vale Frances, as montanhas Los Cuernos e claro, o Lago Pehoe. Se tiver sol nesse dia, a cor desse lago é um verde surreal.
→ Lago Grey
Nossa ultima parada do dia segue margeando o rio Grey, que mais adiante se transforma em Lago Grey (esse lago é alimentado tanto por agua do rio como por água de desgelo). Para ir até as margens do Lago Grey é necessário percorrer uma pequena trilha cruzando uma ponte suspensa que atravessa o rio Pingo e um pequeno bosque. Essa trilha leva aproximadamente uns 30 minutos cada trecho e o tempo para ficar ali no lago é de uns 30 a 40 minutos. No lago existem icebergs, mas se quiser ver o Glaciar Grey, é necessário cruzar toda a “praia”. A vista a partir daqui também é muito bonita, de onde se pode ver o Macizo del Paine (Los Cuernos, Paine Grande e Las Torres).
No inicio da trilha que leva ao lago Grey existe uma lanchonete e banheiros, mas quem quiser outra opção, é possível ir até o bar/restaurante do Hotel Grey. Nos fizemos nossa ultima parada do dia lá. A vista a partir do bar/restaurante fica de frente para o Glaciar Grey. Essa foi a melhor forma de terminar esse dia, com essa paisagem fantastica!
→ Outras informações
O valor do ticket para entrar no Parque Nacional para estrangeiros na alta temporada (de outubro a abril) é de 21.000 clp ou o equivalente a 120,00 reais (valor referente a março de 2018). O ticket pode ser pago apenas com dinheiro (pesos chilenos, dólares ou euros). Para ver o valor do ticket atualizado, clique aqui.
Nada mal comprar os tickets com essa vista, né?!?
Dica: Se você for voltar ao parque nos próximos dois dias consecutivos, peça para o teu ticket ser carimbado, pois assim, ele dá direito a voltar nesses dois dias usando esse mesmo ticket. Não esqueça de levar o passaporte, pois você precisa preencher seu nome e numero do passaporte na hora de receber esse carimbo.
→ Importante
Esse passeio foi feito com a empresa TDF Patagonia Tour em parceria com a Tierra Turismo, em março de 2018. Acontece todos os dias, de outubro a abril, das 07:30 as 19:00. É um tour feito em dois idiomas, inglês e espanhol (mas é possível consultar a disponibilidade de uma guia falando português também). Valor de 150,00 dólares / pessoa com lanche (2 sanduíches e 1 barra de cereal) e uma bebida incluídos (o valor de entrada do Parque Nacional não está incluído nesse valor).
O tour pode ser reservado pelo email office@tdfpatagoniatour.com ou pelo whatsapp +56 986361772.
Como sempre me perguntam, você pode usar qualquer tipo de roupa nesse tour, como calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como estiver o clima. Recomendo levar touca ou faixa para proteger a cabeça e orelhas, pq costuma ter muito vento nessa região. É interessante levar luvas também, faz frio. Quanto aos calçados, se o tempo estiver bom, tênis de trekking (o mais recomendado) ou se estiver chovendo, galochas (é a melhor opção nesse caso).
** Esse tour foi uma cortesia da empresa TDF Patagonia Tour, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.
** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.
** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagônia Chilena aqui.
** Reserve seu hotel em Puerto Natales aqui.
** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.
** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Punta Arenas
Todos os posts sobre Puerto Natales
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Excelente relato. Eu gostaria de saber se os passeios full day seguem o mesmo roteiro ou se cada empresa tem o seu?