O principal destino dessa minha ultima viagem a Europa era Portugal, portanto, resolvi voar todos os trechos (nacionais e internacionais) com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Pra quem não sabe, a Azul tem um voo diário para Portugal desde junho de 2016, mas a partir desse ano (agora em dezembro), a quantidade de voos vai aumentar, em alguns dias da semana, haverão 2 voos diários ligando Campinas a Lisboa.
Como eu nunca tinha viajado com a Azul em trechos internacionais de longas distancias (só fui de Porto Alegre a Montevideu), achei que essa seria uma ótima oportunidade.
A Azul não faz parte de nenhuma aliança da aviação, mas tem acordo de parceria com algumas cias aéreas ao redor do mundo, como por exemplo, a United, a TAP e a Copa Airlines. Além disso, obviamente, por operar trechos nacionais, se a tua viagem também for feita com eles, podem haver alguns beneficios.
→ Trechos voados com a Azul
– Ida Trecho Nacional: de Chapecó – SC para Campinas, voo direto.
– Ida Trecho Internacional: de Campinas para Lisboa, voo direto.
– Volta Trecho Internacional: de Lisboa para Campinas, voo direto.
– Volta Trecho Nacional: de Campinas para Chapecó-SC, voo direto.
O voo de ida trecho nacional eu optei por ir um dia antes e assim, tive que dormir uma noite em um hotel em Campinas. Somente no dia seguinte peguei o voo para Portugal. Já na volta, todos os trechos eu voei no mesmo dia, não foi necessário dormir uma noite em Campinas antes de voltar a Santa Catarina.
Para ver o post sobre onde me hospedei, clique aqui: Hospedagem em Campinas: Ramada Hotel Viracopos.
→ Comprando a passagem
Eu comprei minha passagem com um pouco mais de 2 meses de antecedência da data da viagem. Nunca tinha feito isso na vida!!! Loucura total pra organizar tudo! Sempre gosto de comprar com muita antecedência, mas dessa vez, não pode ser assim.
Comprei as passagens do trecho nacional (ida e volta) com milhas + dinheiro e as passagens do trecho internacional (ida e volta) apenas com milhas.
Para o trecho internacional, eu gastei 53 mil milhas cada trecho, para voar em classe economica. No trecho da ida, como eu prefiro viajar na janela (acho mais facil dormir se tiver um lugar para me encostar), eu tive que comprar (pagar em dinheiro) por uma poltrona conforto (tem mais espaço para as pernas) pq eram as unicas opções com janela disponivel. No trecho da volta, voei nas poltronas normais da classe economica (não é necessario pagar nenhuma taxa extra).
Resumo do trecho internacional:
– Ida: de Campinas a Lisboa: 53 mil milhas + 338,68 reais pela poltrona conforto
– Volta: de Lisboa a Campinas: 53 mil milhas.
Total: 106 mil milhas + 732,36 reais (poltrona conforto e as taxas de embarque).
→ Check-in em Campinas
O check-in em Campinas só pode ser feito nos balcões de atendimento no aeroporto. Abre 3 horas antes do horario do voo, portanto, meu voo saia as 17:05, apenas as 14:00 o check-in abriu.
O check-in é dividido em uma fila para Business Class, uma fila para Classe Econômica e outra fila para Atendimento Prioritário.
Ao chegar no balcão de atendimento é só apresentar o passaporte, pesar a bagagem e esperar pela emissão da passagem. Esse procedimento leva menos de 5 minutos. Super rápido e tranquilo!
→ Check-in em Lisboa
O check-in em Lisboa pode ser feito online (mas eu não consegui) e nos balcões de atendimento no aeroporto. Não sei com quanto tempo de antecedência ele abre, mas eu cheguei as 07:00 da manha e o voo partia as 10:00 e tinha uma fila quilométrica.
Também é dividido em 4 filas: uma para business class, uma para quem só vai despachar bagagem, outra para classe econômica e outra para atendimento prioritário.
O procedimento no balcão é o mesmo do voo da ida, é só apresentar o passaporte, pesar as bagagens e esperar a passagem. Haviam apenas 2 balcões de atendimento para classe economica. O atendimento estava lento, assim como a fila, que levava uma eternidade para avançar. Achei um absurdo!
Meu voo da volta estava atrasado 3 horas, devido ao fechamento do aeroporto de Lisboa na madrugada por causa de uma forte neblina. No momento do check-in o funcionário me informou isso e me deu um voucher de 16,00 euros que supostamente valia em qualquer estabelecimento no aeroporto. Em todos que fui, nenhum aceitava, logo, não entendi muito bem esse voucher.
→ Bagagem
Como eu voei na Classe Econômica e minha viagem teve inicio no Brasil, eu tive direito a despachar 2 malas de 23 kg e levar mais uma bagagem de mão.
Na ida, fui só com uma mala tamanho médio (que pesou 15 kg) e mais uma bolsa de mão. Na volta, eu quis comprar uma mala tamanho cabine pq estava precisando, despachei as duas malas, uma com 17kg e outra com 8 kg e como bagagem de mão, trouxe apenas minha bolsa e as coisas que comprei no Free Shop de Lisboa (vinho do Porto e alguns produtos de beleza).
→ Voando na Classe Economica
A classe Economica ou Economy tem dois tipos de configuração: os assentos conforto (que ficam logo depois da classe executiva) e os assentos normais (mais ao fundo). Além disso, as poltronas podem estar em filas com configuração: 2-4-2 (maioria) e 2-3-2 (poucas opções, são as poltronas localizadas no final do avião). Tem tv touchscreen e usb para eletronicos.
Assento conforto no voo de ida
Os bancos são relativamente confortáveis e o espaço para as pernas são bem ok (levando em consideração que tenho 1,67, talvez para pessoas mais alta os bancos podem não ser tão confortáveis).
No voo da ida recebi um kit com meia e tapa olho, no trecho da volta não recebi. Além disso, nos bancos é deixado um travesseiro e uma manta.
Logo que o voo parte, um tempo depois já é servido a primeira refeição (no trecho da ida era jantar e no trecho da volta era o almoço). E quando o voo esta quase chegando, é servido a segunda refeição (café da manha e lanche de final de tarde).
O jantar e almoço no voo de ida e voo de volta respectivamente tinham duas opções: carne e massa, acompanhado de salada, pão com manteiga e uma sobremesa. Para o café da manhã é servido uma caixinha com uma fruta, um bolo e um pão com manteiga e mais um sanduiche quente.
Além disso, entre uma refeição e outra é servido um lanchinho (salgadinhos de nacho na ida e na volta, bolacha de goiaba e salgadinho de nacho) e bebida.
→ Entretenimento de Bordo
Não tenho costume de ver nada relacionado ao entretenimento de bordo. Geralmente sempre tenho um livro ou alguma outra coisa pra ler salvo no celular ou prefiro ouvir minhas musicas. Mas meus vizinhos de poltrona quase sempre assistem filmes, então acabo observando alguma coisa. Mas não tem erro, sempre tem diversas opções de filmes e musicas, além de poder acompanhar o trajeto que o avião esta fazendo ao vivo.
→ Considerações Finais
No geral, eu gostei bastante de voar com a Azul para Portugal. A compra das passagens online foi super fácil. Achei o atendimento em solo no trecho da ida muito bom e simpático, na volta, principalmente quando desembarcamos em Campinas (após um atraso de mais de 3 horas e todo mundo desesperado pra não perder as conexões), achei que o atendimento deixou muito a desejar, nenhum funcionário podia ajudar com nada. Ambos os aviões estavam novinhos. As aeromoças foram bem atenciosas e prestativas. Enfim, levando em consideração que houveram mais pontos positivos do que negativos, voltarei a voar com eles se tiver outras oportunidades.
→ Importante
Depois de passar no controle de segurança e pelo Free Shop, repare nos painéis do aeroporto de Lisboa. Junto a cada um dos voos existe uma letra “S” (cor verde) ou “N” (cor azul). O portão de embarque para voos para o Brasil parte dos portões que ficam na parte N (cor azul). E o que isso quer dizer? Quer dizer que você ainda precisa passar pela imigração de saída da União Européia, portanto, não fique até o ultimo minuto no Free Shop, pq nesse lugar costuma ter fila.
Se você entrou na União Européia por Portugal e o voo de volta também for por Portugal, na hora da imigração de saída da União Européia, brasileiros podem ir na fila dos passaportes eletrônicos (a plaquinha tem cor azul clara). É necessário scanear o passaporte em uma maquina, eu fiz algumas tentativas e apenas na terceira vez deu certo, esperar a maquina tirar uma foto sua e seguir para um guiche onde o oficial de imigração só vai carimbar o passaporte. Super simples!
Caso o teu passaporte não seja eletrônico, será necessário entrar naquela fila quilométrica para dar saída da União Européia no guiche com um oficial de imigração (a placa tem cor preta), e claro, as vezes, ele pode te fazer perguntas (já aconteceu isso comigo na Holanda).
RESERVE PELO BLOG:
** Hotel em Lisboa.
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Dicas de Viagem
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020