28.11
2018

Portugal: O que fazer em Porto, a cidade que deu nome a Portugal

Uma das cidades que eu mais queria conhecer em Portugal era o Porto. Essa cidade tem se destacado muito nesses ultimos anos, principalmente depois de ter sido eleita por três anos (ultima vez em 2017) o melhor destino turistico europeu.

Nessa minha primeira visita, apesar de ter ficado 3 dias, eu só consegui dedicar 1 dia para conhecer as suas principais atrações. Mas eu ainda quero voltar para visitar o que ficou faltando.

Porto vista a partir de um mirante em Vila Nova de Gaia

Porto, com seus 240 mil habitantes, é a segunda maior cidade de Portugal e está localizada na região norte do país. Foi fundada durante o século 12 e ficou conhecida por ser a cidade que deu nome a Portugal, quando essa area era conhecida por Portus Cale durante a época de ocupação romana, tornando-se a capital do Condado Portucalense, onde se formou Portugal. Foi durante os séculos 15 e 16 durante a expansão do Império Portugues que a cidade prosperou e continuou a prosperar com o comércio de vinhos do Porto com a Inglaterra. 

E além do vinho do Porto, da sua arquitetura (moderna e classica) e gastronomia, diversas outras atrações continuam atraindo cada vez mais pessoas pra conhecer a cidade do Porto. Entre as atrações que não podem ficar fora do roteiro, são:

→ Ponte Luis I

Ao longo do rio Douro, na parte onde estão localizadas as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia existem varias pontes, mas nenhuma delas chama mais atenção do que a famosa Ponte Luis I, inaugurada em 1887. Não deixe de reparar que ela tem “dois andares”, na parte inferior passam pessoas e carros e na parte superior passam pessoas e o metro.

→ Centro Histórico do Porto

É na parte mais antiga da cidade, classificada como Patrimonio Mundial pela Unesco, onde estão localizadas as principais atrações da cidade, como: a Sé do Porto, Estação de São Bento, Igreja e Torre dos Clérigos, Igreja de Santo Ildefonso, Muralhas Fernandinas, Palácio da Bolsa, Mercado Ferreira Borges, entre outros. Além disso, também faz parte toda a área ribeirinha de Vila Nova de Gaia, onde ficam as caves de vinho do Porto.

Não deixe de reparar nas casas antigas (algumas caindo aos pedaços), nos predios que já foram reformados, alguns com azulejos coloridos, outros com roupas penduradas nas janelas. Esse é o verdadeiro charme do centro histórico da cidade.

→ Estação de São Bento

Mesmo que você não vá andar de trem no norte de Portugal, vale muito a pena conhecer essa estação. Ela está localizada na Praça Almeida Garrett, no Centro Historico do Porto. Ela é uma das atrações mais fotografadas da cidade, por causa de seus painéis de azulejo que revestem todo o hall de entrada dessa estação. Esses painéis são obra de Jorge Colaço e foram produzidos na Fabrica de Sacavém. Diz que tem mais de 20 mil azulejos cobrindo suas paredes. É lindo! Vale a pena conhecer!

Ah! E desde 2017, existe um hostel (com opções de quartos compartilhados ou privados) dentro da estação de trem. Isso mesmo! Clique aqui para conhecer e reservar esse hostel: The Passenger Hostel.

→ Sé do Porto 

Considerada a principal igreja da cidade e uma das construções mais antigas de Portugal (sua construção iniciou durante o século 12), ao longo de sua existencia passou por muitas alterações e hoje ela tem um estilo arquitetonico misto, com destaque para o romanico, gotico e barroco. Em frente tem uma praça, Terreiro da Sé, de onde se tem uma visão privilegiada da cidade e do rio. Quando eu estive lá, a parte interna estava em reforma.

→ Igreja de Santo Idelfonso

No caminho para a Capela das Almas acabei encontrando uma igrejinha com a fachada toda de azulejos azuis e branco. Construida no seculo 18 e dedicada a Santo Ildefonso de Toledo, inclua essa igreja no roteiro nem que seja apenas para apreciar os azulejos obra de Jorge Colaço com cenas da vida do santo.

→ Rua de Santa Catarina

Considerada uma das ruas comerciais mais importantes da cidade, além de muitas lojas, cafes e restaurantes, é aqui onde fica o famoso Cafe Majestic e a primeira loja da Zara a ser inaugurada fora da Espanha, 1988.

→ Capela das Almas

É também na rua de Santa Catarina onde fica uma das igrejinhas mais fotografadas do Porto: a Capela das Almas de Santa Catarina, mais conhecida por Capela das Almas. Essa igreja tem a sua fachada totalmente coberta por azulejos azuis e brancos produzidos na fabrica de Ceramica Viuva Lamego e pintados a mão por Eduardo Leite, representando as vidas de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. Imperdivel!

→ Mercado Bolhão

Esse mercado é um dos mais famosos da cidade. Aqui são vendidos alimentos frescos, doces, roupas, entre outras coisas. Existe restaurante. O local original esta fechado para reforma, por isso eles transferiram para esse local, pertinho da Capela das Almas, com o nome de Mercado Temporario Bolhão. Achei a estrutura bem legal! Recomendo a visita!

→ Cais da Ribeira

Em uma das margens do rio Douro fica o Cais da Ribeira, uma das areas mais antigas do Porto. É um lugar legal para ir almoçar, na hora do happy hour ou jantar, afinal, aqui fica varios bares e restaurantes literalmente um do ladinho do outro. Quem tiver interesse em fazer passeio no rio Douro, seja com barcos ou com rabelos (barcos tipicos da região), os ingressos são vendidos aqui. Não deixe de olhar a Praça da Ribeira, o Muro dos Bacalhoeiros e a vista da Ponte Luis I e da cidade de Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio.

→ Miradouro da Vitoria

Acabei achando esse lugar meio sem querer. Havia um senhor cantando uma musica bem agradavel, resolvi conferir o que era e vi o mirante com vista para o rio Douro, Ponte Luis I e Sé do Porto.

→ Igreja de São Francisco

Depois de ouvir minha mãe falar mais de 1000x que eu deveria ir conhecer essa igreja, quando passei na frente não pensei 2x e fui visitar (com medo de ser deserdada ahaha). A igreja tem seu interior t-o-d-o coberto de ouro. É preciso pagar para entrar e é proibido tirar fotos (eu nem tentei, pq tinha gente fiscalizando o tempo todo).

→ Palácio da Bolsa

Pertinho da Igreja de São Francisco está localizado o Palácio da Bolsa, construido durante o seculo 19 para ser sede da Associação Comercial do Porto. Hoje em dia é onde acontecem muitos eventos culturais na cidade. Eu queria ter visitado, mas esqueci de comprar o ticket no site. Existe um tour guiado que passa por diversos salões muito bem decorados, sendo o mais famoso o Salão Arabe.

→ Igreja dos Carmelitas e Igreja do Carmo

Igreja do Carmo fica junto a outra igreja, a Igreja dos Carmelitas. Elas são separadas por uma constução que diz ser a casa mais estreita da cidade do Porto. A Igreja do Carmo, construida durante o século 18, fica pertinho da Universidade do Porto e é famosa por ter uma de suas laterais t-o-d-a coberta de azulejos azuis e branco, que representa a imposição do escapulario no Monte Carmelo.

Igreja dos Carmelitas (esq) e Igreja do Carmo (dir)

→ Igreja e Torre dos Clérigos

A Igreja e Torre dos Clérigos, junto com a Casa da Irmandade formam um conjunto arquitetonico que data do século 18. Pra quem gosta de ver cidades do alto, subir na Torre dos Clérigos é uma otima oportunidade de ter uma visão 360 graus da cidade do Porto. Essa torre tem 75 metros de altura (é a construção mais alta da cidade) e para chegar lá no topo, é necessario encarar 240 degraus.

O ticket pode ser comprado ali mesmo na hora, valor de 5,00 euros. Quando eu fui, tinha uma fila pequena, com umas 5 ou 6 pessoas na minha frente. A visita começa passando pelo museu (com coleção de arte, mobiliario, esculturas, entre outros), depois segue para a igreja e termina com a subida até o topo da torre. Imperdivel!

→ Livraria Lello

Vendo as fotos na internet eu me empolguei em conhecer essa livraria, mas conforme fui lendo mais sobre o lugar, fui me desempolgando, principalmente por causa dos comentários unanimes: o local é pequeno e está sempre lotado. Eu acabei visitando pq a hora que passei, não havia fila para entrar (sorte? destino? não sei).

Essa livraria foi fundada em 1906 e ficou muito famosa pq suas escadas internas serviram de inspiração para o filme Harry Potter. Eu li também que J.K Rowling escreveu parte do livro enquanto morava na cidade, quando dava aulas de ingles na década de 90.

Repare que no primeiro andar estão alguns bustos de escritores portugueses importantes, como Eça de Queiros, Camilo Castelo Branco, entre outros e no segundo andar existe uma area que também pode ser visitada em tours especial, lá estão todos livros de edições especiais.

Para visitar a livraria, voce deve comprar o ingresso em um lugar localizado na esquina, no andar inferior. O valor do ticket é 5,00 euros e quem comprar algum livro, transforma esse valor em desconto.

→ Praça da Liberdade / Av. dos Aliados

Uma das avenidas mais bonitas da cidade, a Avenida dos Aliados tem esse nome como homenagem aos países aliados na Primeira Guerra Mundial. No alto da avenida fica um prédio que chama atenção de longe, é a sede da Camara Municipal do Porto e do outro lado, é onde fica o Palácio das Cardosas (atualmente é um hotel da rede InterContinental). Proximo ao Palácio das Cardosas fica a Praça da Liberdade, que tem no centro uma estatua equestre de Dom Pedro IV (mais conhecido como Dom Pedro I aqui no Brasil). É aqui também onde fica o Mc Donalds mais bonito do mundo, vale a pena passar na frente para dar uma olhada, é muito bonito mesmo!

→ Coliseu do Porto

E pra finalizar meus dias no norte de Portugal, fui ver uma apresentação que ha tempos queria ver: Show dos Tribalistas. A turne portuguesa passou por Lisboa e Porto e claro, eu não deixei passar a oportunidade de ver Marisa Monte ao vivo! :D

→ Outras coisas que eu gostaria de ter conhecido, mas não deu tempo

Jardins do Palácio de Cristal, com diversas fontes e esculturas, além de ser um dos melhores lugares para ver o rio Douro e a Ponte Luis I.

Museu do Vinho do Porto, um museu temático que fala obviamente sobre o Vinho do Porto.

Miradouros: das Fontainhas e da Lada Ribeira, ambos ficam perto da Ponte Luis I.

Certeza que deve existir muitas outras atrações ou coisas imperdiveis para fazer, mas tudo isso ficará para uma proxima visita.

→ Outras informações

Como chegar em Porto: A cidade conta com um aeroporto internacional chamado de Aeroporto Francisco Sá Carneiro (IATA: OPO), considerado o segundo maior aeroporto de Portugal. Fica a 11 km de distancia do centro da cidade. Para ir do aeroporto ao centro da cidade ou vice-versa existem varias opções, como ônibus, metro e taxi. Eu nunca cheguei ao Porto de avião, mas quando fizer isso, atualizo o post. Outra opção é ir com o trem de alta velocidade Alfa Pendular, a opção que eu escolhi. Esse trem liga Lisboa a cidade do Porto em 2 horas e 50 minutos. Lembre-se que a cidade tem 2 estações de trem: estação de São Bento e a estação de Campanhã, mas os trens de alta velocidade chegam/partem da estação de Campanhã (é possivel se deslocar entre a estação de São Bento e Campanhã em trem suburbano usando o mesmo bilhete do trem Alfa Pendular). Quem quiser saber mais sobre essa opção, clique aqui: Portugal: Como ir de Lisboa a Vila Nova de Gaia / Porto no trem de alta velocidade Alfa Pendular. E ainda, tem como ir de ônibus com a empresa Renex – Rede Nacional de Expressos.

Estação de trem de São Bento

Como se deslocar pela cidade: Eu havia pesquisado todas as opções de transporte publico, mas sinceramente, se estiver hospedado em um hotel bem localizado, não há necessidade de usar transporte publico para nada, dá pra fazer tudo a pé tranquilamente. Mas se alguém precisar, a cidade conta com metro, onibus, eletrico, funicular e trem suburbano e disponibiliza o Cartão Andante Tour de 1 dia ou de 3 dias (que deve ser validado nas maquinas) para usar trem urbano, metro ou onibus (não vale para eletrico e funicular).

Onde se hospedar em Porto: Eu quis dividir minha hospedagem em duas partes, para poder conhecer dois novos hoteis que foram recém inaugurados na cidade. Se quiser ver os posts, clique aqui: Hospedagem em Porto: Hotel Eurostars Porto Centro e Hospedagem em Porto: Hotel Pestana Porto A Brasileira. E ainda, também quis me hospedar em outro hotel novíssimo, mas do outro lado do rio Douro, em Vila Nova de Gaia. Para ver essa outra opção de hospedagem, clique aqui: Hospedagem em Vila Nova de Gaia: The House of Sandeman Hostel & Suites.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel no Porto.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no Exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Todos os posts sobre hospedagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Porto, Portugal - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas