Eu já estive na Finlândia em 2011 e agora em novembro de 2018 eu voltei. Mas minha passagem por Helsinki foi rapida, apenas um dia, antes de seguir viagem para a Russia.
Helsinki, a capital da Finlândia, é um lugar muito facil de chegar. Tem voo direto pra lá a partir de praticamente todas as capitais / grandes cidades europeias. Como eu estava em Lisboa e eu voei com a TAP. O tempo de viagem é de 5 horas (mais a diferença de fuso horário, na Finlândia são 2 horas a mais que em Portugal).
Para conhecer bem a cidade, eu recomendo 2 dias inteiros, mas se não for possivel, como aconteceu nessa minha ultima viagem, em 1 dia da pra ver bastante coisa. Todas as atrações ficam proximas uma das outras, portanto, da pra conhecer tudo caminhando.
→ Senaatintori ou Praça do Senado
Considerada uma das principais praças da capital da Finlândia, é aqui onde fica a Catedral de Helsinki. Durante os meses de inverno, é nessa praça onde é montado o principal mercadinho de Natal da cidade.
→ Helsingin Tuomiokirkko ou Catedral de Helsinque
Essa catedral é considerada um dos maiores simbolos do país, além de ser um dos seus principais cartões postais. Ela tem estilo neoclassico com cupulas verdes que fazem um lindo contraste com os enfeites em dourado. Não deixe de reparar nos 12 apostolos no teto.
Se por fora ela é tem um estilo super bonito e elegante, por dentro ela é bem simples, com altar e algumas estatuas. A entrada é gratuita e é feita pela porta na lateral esquerda.
→ Uspenskin Katedraali ou Catedral Ortodoxa de Uspenski
Considerada uma das maiores igrejas ortodoxas da Europa ocidental, ela está localizada na região de Katajanokka. Foi inaugurada em 1868, ela é um dos maiores simbolos da ocupação russa na história da Finlândia.
→ SkyWheel Helsinki
Uma das mais novas atrações da cidade, a roda gigante, está localizada na região de Katajanokka, pertinho da Praça do Mercado e da Catedral de Uspenski. Quando estive lá agora em novembro, estava fechada (eu estive lá de manha, e ela só abre a tarde), mas imagino que a vista la do alto seja muito bonita.
→ Kauppatori ou Praça do Mercado
Outra praça importante de Helsinki é a Praça do Mercado, onde estão localizadas a Prefeitura e o Palacio do Presidente. É daqui onde partem os ferris para a Fortaleza de Suomenlinna.
→ Esplanadi ou Parque Esplanadi
Quem optar por seguir o trajeto entre a Stockmann (principal loja de departamento da Finlândia) até a Praça do Mercado, certamente vai passar por esse parque.
→ Kampin Kappeli ou Capela do Silêncio
Quando estive em Helsinki em 2011, a praça onde essa capela estava sendo construida estava um verdadeiro canteiro de obras. Agora nessa ultima viagem descobri o motivo: é aqui onde fica a Capela do Silêncio. Essa capela foi construida com o objetivo de trazer um pouco de paz em meio a loucura do dia a dia. A entrada é gratuita.
→ Amos Rex
Em agosto de 2018 foi inaugurada a mais nova atração cultural da cidade. Localizado na praça Lasipalatsi, pertinho da Capela do Silêncio, esse museu tem exibições de artes alternativas. A arquitetura exterior é bastante peculiar, imagino que as exibições sigam o mesmo estilo. Quando estive lá agora em novembro de 2018, estava rolando uma exibição chamada Massless, de arte digital, mas optei por nao conferir.
→ Fortaleza de Suomenlinna
Quem tiver mais um dia no roteiro, pode aproveitar e conhecer a Fortaleza de Suomenlinna. Para ir até lá, é necessário pegar um ferry que parte da Kauppatori, a Praça do Mercado.
Eu estive lá na outra viagem, mas quem quiser ver o post, é só clicar aqui: Finlândia: Fortaleza de Suomenlinna.
Obviamente existem muitas outras atrações em Helsinki, sem falar nos bate-voltas, mas na minha opinião, essas são as principais atrações da cidade.
RESERVE PELO BLOG:
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Finlândia
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
Imagens lindas, lugar bonito e interessante para conhecer, obrigada pelas dicas Bruna!
Oi, Raquel
Obrigada pela visita aqui no blog!
:D