03.12
2018

Finlândia: O que fazer em 1 dia em Helsinki

Eu já estive na Finlândia em 2011 e agora em novembro de 2018 eu voltei. Mas minha passagem por Helsinki foi rapida, apenas um dia, antes de seguir viagem para a Russia.

Helsinki, a capital da Finlândia, é um lugar muito facil de chegar. Tem voo direto pra lá a partir de praticamente todas as capitais / grandes cidades europeias. Como eu estava em Lisboa e eu voei com a TAP. O tempo de viagem é de 5 horas (mais a diferença de fuso horário, na Finlândia são 2 horas a mais que em Portugal). 

Para conhecer bem a cidade, eu recomendo 2 dias inteiros, mas se não for possivel, como aconteceu nessa minha ultima viagem, em 1 dia da pra ver bastante coisa. Todas as atrações ficam proximas uma das outras, portanto, da pra conhecer tudo caminhando.

→ Senaatintori ou Praça do Senado

Considerada uma das principais praças da capital da Finlândia, é aqui onde fica a Catedral de Helsinki. Durante os meses de inverno, é nessa praça onde é montado o principal mercadinho de Natal da cidade.

→ Helsingin Tuomiokirkko ou Catedral de Helsinque

Essa catedral é considerada um dos maiores simbolos do país, além de ser um dos seus principais cartões postais. Ela tem estilo neoclassico com cupulas verdes que fazem um lindo contraste com os enfeites em dourado. Não deixe de reparar nos 12 apostolos no teto.

Se por fora ela é tem um estilo super bonito e elegante, por dentro ela é bem simples, com altar e algumas estatuas. A entrada é gratuita e é feita pela porta na lateral esquerda.

→ Uspenskin Katedraali ou Catedral Ortodoxa de Uspenski

Considerada uma das maiores igrejas ortodoxas da Europa ocidental, ela está localizada na região de Katajanokka. Foi inaugurada em 1868, ela é um dos maiores simbolos da ocupação russa na história da Finlândia.

→ SkyWheel Helsinki

Uma das mais novas atrações da cidade, a roda gigante, está localizada na região de Katajanokka, pertinho da Praça do Mercado e da Catedral de Uspenski. Quando estive lá agora em novembro, estava fechada (eu estive lá de manha, e ela só abre a tarde), mas imagino que a vista la do alto seja muito bonita.

→ Kauppatori ou Praça do Mercado

Outra praça importante de Helsinki é a Praça do Mercado, onde estão localizadas a Prefeitura e o Palacio do Presidente. É daqui onde partem os ferris para a Fortaleza de Suomenlinna.

→ Esplanadi ou Parque Esplanadi

Quem optar por seguir o trajeto entre a Stockmann (principal loja de departamento da Finlândia) até a Praça do Mercado, certamente vai passar por esse parque.

→ Kampin Kappeli ou Capela do Silêncio

Quando estive em Helsinki em 2011, a praça onde essa capela estava sendo construida estava um verdadeiro canteiro de obras. Agora nessa ultima viagem descobri o motivo: é aqui onde fica a Capela do Silêncio. Essa capela foi construida com o objetivo de trazer um pouco de paz em meio a loucura do dia a dia. A entrada é gratuita.

→ Amos Rex

Em agosto de 2018 foi inaugurada a mais nova atração cultural da cidade. Localizado na praça Lasipalatsi, pertinho da Capela do Silêncio, esse museu tem exibições de artes alternativas. A arquitetura exterior é bastante peculiar, imagino que as exibições sigam o mesmo estilo. Quando estive lá agora em novembro de 2018, estava rolando uma exibição chamada Massless, de arte digital, mas optei por nao conferir.

→ Fortaleza de Suomenlinna

Quem tiver mais um dia no roteiro, pode aproveitar e conhecer a Fortaleza de Suomenlinna. Para ir até lá, é necessário pegar um ferry que parte da Kauppatori, a Praça do Mercado.

Eu estive lá na outra viagem, mas quem quiser ver o post, é só clicar aqui: Finlândia: Fortaleza de Suomenlinna.

Obviamente existem muitas outras atrações em Helsinki, sem falar nos bate-voltas, mas na minha opinião, essas são as principais atrações da cidade.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Helsinki.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Finlândia

Todos os posts sobre Helsinki

Todos os posts sobre Lapônia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Finlândia, Helsinki - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Finlândia: O que fazer em 1 dia em Helsinki"
  1. Raqtuel   05/12/18 • 14h21

    Imagens lindas, lugar bonito e interessante para conhecer, obrigada pelas dicas Bruna!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
O mirante (miradouro) Portinho da Arrábida é um dos melhores lugares para ver as praias (Portinho da Arrábida, do Creio, entre outras) e a península de Tróia do alto. 
Vista 😍😍😍 !!
.
📍Parque Natural da Arrábida, Portugal 🇵🇹
.
#portinhodaarrabida #parquenaturaldaarrábida #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #viveremportugal #picoftheday
Sobre ontem: Levando as visitas para passear em Belém.
.
No alto dos 56 metros de altura do Padrão dos Descobrimentos existe um mirante. Vale a visita!
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2019 #eurotrip2019 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes  #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #lisboalive #amoviajar
3 meses em Portugal. 😄
.
Semana passada, pela primeira vez, enquanto esperava o sinal fechar para poder atravessar a rua, me dei conta que estava há algum tempo andando com a bolsa meio aberta pendurada no ombro e celular (telemóvel) na mão.
.
Não sei se essa foi a primeira vez que andei tranquilamente, sem medo de ser assaltada (só quem ja foi assaltado sabe o pânico que da nesse momento - ja fui assaltada 3x), mas fiquei muito feliz de ter percebido que aqui não preciso me preocupar taaanto com isso.
.
Nunca imaginei que já iria estar “vivendo assim” em tão pouco tempo.
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #liberdade #vidaemportugal
Verão, estamos te esperando!!😅
⛱👙☀️
.
Lisboa fica perto de varias praias, muitas delas acessíveis de transporte publico.
.
Pra quem vem morar aqui, o cartão Navegante metropolitano custa 40,00 euros/mes (tem a versão municipal também, custa 30,00 euros/mes) e da acesso ao metro, ônibus (autocarro) e trem (comboio) em toda a região. Super facil ir a qualquer lugar nas redondezas!!
.
📍Praia do Guincho, Portugal 🇵🇹
.
#praiadoguincho #cascais #lisboa #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #instagramcml #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #praia #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal
Contando as Horas