07.12
2018

Rússia: As principais igrejas de São Petersburgo

A Rússia é famosa por suas catedrais e igrejas, principalmente as que foram construidas com cupulas em forma de cebola. Algumas delas foram transformadas em museus, outras ainda continuam com serviços religiosos.

São Petersburgo tem muitas igrejas bonitinhas em todas as partes da cidade, mas na minha opinião, essas merecem estar em qualquer roteiro. 

Igreja do Sangue Derramado

A Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado, mais popularmente conhecida como Catedral do Sangue Derramado, localizada as margens do canal Griboedov, foi construida durante o seculo 19, no reinado de Alexandre III, em memoria a seu pai, o Czar Alexandre II. Essa igreja foi construida exatamente no local em que ele foi assassinado durante um atentado a bomba. Hoje em dia ela é considerada um museu, onde é possivel saber detalhes sobre a história do assassinato do Czar.

Em setembro de 2016

Em novembro 2018 – Previsão de termino da reforma em 2020

Olhando de fora, suas cupulas coloridas e sua fachada totalmente enfeitada chamam a atenção de imediato. Mas espere até ver a decoração interna, toda decorada com mosaicos de figuras religiosas e representações de cenas da biblia. Dificil decidir se a parte interna ou externa é a mais bonita, juro!

A igreja é inteira com esses mosaicos!

Infos referentes a novembro 2018: Abre todos os dias, exceto as quartas-feiras, das 10:30 as 18:00. Durante os meses de verão, também abre a noite, até as 22:30. Valor de 250 rublos (ou 400 rublos, para visitas a noite). Dá pra comprar o ticket lá na hora, costuma ter um pouquinho de fila, mas não é nada exagerado.

Catedral de Nossa Senhora de Kazan

Localizada na Av. Nevsky, a Catedral de Kazan, construida durante o século 19, é uma igreja ortodoxa russa que ainda mantem suas atividades religiosas. Quem caminha por essa avenida, logo já percebe a existencia dessa igreja, pois a sua fachada é composta por 96 colunas e ela tem uma cupula central gigante. Diz que sua construção foi inspirada na Basilica de São Pedro.

Internamente a igreja é muito bonita, não deixe de reparar nos icones religiosos nas paredes, em especial o de Nossa Senhora de Kazan.

A Catedral abre todos os dias, de segunda a sabado das 09:00 as 20:00 e domingo das 07:00 as 20:00. Entrada gratuita.

Catedral de Santo Isaac

Considerada a maior catedral ordoxa russa de São Petersburgo, hoje em dia ela não oferece mais serviços religiosos e foi transformada em museu. Construida para prestar uma homenagem a Santo Isaac, que nasceu no mesmo dia que o fundador da cidade de São Petersburgo, o Czar Pedro, o Grande.

Em setembro de 2016

Em novembro 2018

Quem caminha pelas margens do rio Neva ou pelos Jardins de Alexandre, logo percebe a sua cupula dourada, inspirada na Catedral de St Paul, em Londres. A decoração interna também chama atenção, além de ser totalmente revestida de marmore e granito, ela tem diversos mosaicos e icones.

E se você quiser ter uma vista 360 graus privilégiada da cidade de São Petersburgo, saiba que é possivel subir na sua cupula (que eles chamam de Colonnade). A subida não é facil, afinal, são 262 degraus, mas garanto, vale o esforço.

A igreja abre todos os dias, exceto as quartas-feiras, das 10:30 as 18:00. Durante o verão abre até mais tarde, as 22:30. Valor de 250 rublos para visitar e a cupula 150 rublos (valores referentes a novembro de 2018).

Igreja Naval de São Nicolau

Localizada próxima ao Teatro Mariinsky, essa igreja ortodoxa russa chama atenção por sua fachada azul e branca com cupulas douradas. Essa igreja foi construida para homenagear São Nicolau de Bari, santo padroeiro da Russia. A atual igreja (antigamente exisitia uma de madeira no lugar) foi construida durante o seculo 18 e ela foi consagrada na presença da Imperatriz Elizabeth. O legal de visitar essa igreja é que ela não é uma atração turistica, portanto, ao entrar lá, você vai conseguir ver bem certinho uma celebração autentica da igreja ortodoxa russa. Repare que internamente a igreja é decorada com cenas importantes da historia da Marinha Russa, além disso existem diversos icones e iconostases. E essa igreja também foi uma das poucas que permaneceu aberta durante o periodo sovietico.

A igreja abre todos os dias, das 07:00 as 19:00. Entrada gratuita. Recomendo a visita!

Igrejas que fazem parte do Mosteiro Alexander Nevsky

No final da Av. Nevsky fica o Mosteiro Alexander Nevsky, fundado pelo Czar Pedro, o Grande em 1710. O complexo tem esse nome para homenagear Alexander Nevsky, um grande lider russo no periodo medieval. O mosteiro é formado por varias igrejas, monumentos e um cemitério (onde estao enterradas personalidades russas famosas, como: Pyotr Tchaikovsky, Fyodor Dostoevsky, Mikhail Lomonosov, entre outros).

Entre todas as igrejas e capelas que existem no mosteiro, a mais importante é a Igreja Alexander Nevsky, construida para prestar homenagem a um dos mais importantes santos da Igreja Ortodoxa Russa.

Nos estivemos lá em um domingo de manhã e conseguimos acompanhar uma celebração de missa dentro dessa igreja principal. Tambem caminhamos por todo o complexo, inclusive passamos pelo cemiterio. Aqui sim, foi um lugar onde não vimos um unico turista. Achei a experiencia muito legal!

Abre todos os dias, das 06:00 as 20:00. Entrada gratuita.

→ Catedral de Pedro e Paulo

Essa catedral ortodoxa russa foi construida durante o século 18 e está localizada dentro da Fortaleza de São Pedro e São Paulo, na ilha de Zayachi, no outro lado do rio Neva. É nessa igreja onde estão enterrados os czares russos desde Pedro, o Grande até Nicolau II. Os unicos czares que não estão enterrados la são Pedro II e Ivan VI. Não deixe de visitar internamente, pq se todas as outras igrejas impressionam, certeza que essa vai impressinar muito mais. Ela é totalmente revestida internamente de ouro. Lindissima!

Essa igreja pode ser facilmente identificada se você estiver em qualquer parte as margens do rio Neva, pq ela tem uma torre fininha de 123 metros de altura.

Essa igreja abre todos os dias, sendo que de segunda a sabado das 10:00 as 19:00 e domingo das 11:00 as 19:00. Valor de 450 rublos (valor referente a novembro de 2018).

→ Importante

As mulheres russas precisam usar um lenço na cabeça quando entram em uma igreja. Se você resolver visitar alguma igreja, exceto as que são classificadas como museu, coloque um lenço na cabeça também. É importante respeitar as regras e custumes locais.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em São Petersburgo.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre São Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Rússia, St Petersburgo - , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Rússia: As principais igrejas de São Petersburgo"
  1. Fernanda Marques   19/12/18 • 21h54

    Lindas essas igrejas! A Rússia esta no top 5 da minha lista de próximos destinos.
    Adorando as postagens!

    • Contando as Horas   20/12/18 • 19h42

      Oi, Fernanda

      Obrigada pela mensagem! A Russia é um dos meus países preferidos. Adoro escrever sobre lá.

      Espero que consiga conhecer a Russia em breve. A proposito, ano que vem vou oferecer um grupo de viagem para a Russia. Vou publicar todas as informações dessa viagem em breve.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chapecó hoje a tarde.
.
Calor infernal! 😅😅😅😅
.
📍Chapecó, SC 🇧🇷
.
#chapeco #xap #chapecoense #chapecosc #santacatarina #sc #brasil #brazil  #santacatarinaemfotos #mtur #mulheresviajantes #travelgirl #dicasdefotografia #brasil #visitbrazil #santacatarinabr #sourbbv #viajepelobrasil #fotosdeviagem #viajar #amoviajar #fotosdeviagem #viajantes #suldobrasil #descubrachapeco #chapecó #desbravador #viajarfazbem #brasileiras #brasileiraspelomundo
Florianópolis tem varios mirantes, mas um dos que oferece uma das melhores vistas da cidade é o que fica no Morro da Cruz.
.
😍😍😍😍😍😍
.
Ontem passei o dia todo em Floripa. Fui me despedir dos meu sobrinhos de quatro patas (🐕🐕) e também, fui “conhecer” minha sobrinha (👧🏻). 😅😁
.
📍Florianópolis, SC 🇧🇷
.
#florianopolis #floripa #santacatarina #sc #santacatarinaemfotos #mtur #morrodacruz #pordosol #sunset #mulheresviajantes #travelgirl #dicasdefotografia #brasil #visitbrazil #santacatarinabr #floripando #sourbbv #viajepelobrasil #ilhadamagia #viajar #amoviajar #fotosdeviagem #viajantes #praia #floripalinda #viajarfazbem #brasileiras #brasileiraspelomundo #mirantemorrodacruz
Curitiba foi o lugar que escolhi para ser a minha primeira experiência fora de casa.
.
Foi aqui onde fiz faculdade, foi aqui onde aprendi a ser organizada (hj me viro bem administrando uma casa, sei lavar roupa (ao menos nunca manchei nada aindaaa 😅), aprendi a cozinhar (cof cof cof 🤣), foi aqui onde vivi alguns dos melhores anos da minha vida (quantas historias do tipo.. “o que acontece em Curitiba, fica em Curitiba” 😅😅), foi aqui também onde conheci pessoas do Brasil todo (tive/tenho colegas/amigos do Acre ao Rio Grande do Sul) que me fizeram ver/entender/respeitar as diferenças entre culturas/opiniões, entre outros que existem dentro de um unico país.
.
E por mais que eu nao tenha seguido a profissao na qual me formei, ter vivido aqui alguns anos da minha vida, me prepararam muito bem para poder viver um dos meus maiores sonhos: cenas dos próximos capítulos!! 😬
.
Não me sinto confortável em dizer adeus (Edimburgo sabe bem disso... quantas mil vezes ja voltei 😁), apenas prefiro dizer “Até breve”! 💚💚
.
📍Curitiba, Brasil 🇧🇷
.
#curitiba #cwb #brasil #brazil #jardimbotanico #jardimbotanicocuritiba #araucaria #americadosul #southamerica #curitilover #curitibapr #curitibacool #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #viajoteca #viagenscine #mtur #missãovt #amoviajar #viajepelobrasil #viajar #brasil2018 #suldobrasil #travelgirl #picoftheday #instacuritiba #curitiba_pmc
Onde eu gostaria de estar hoje: na piscina (fantástica) do Hotel Arakur, em Ushuaia.
.
Além da vista para toda a cidade e o Canal de Beagle, a piscina é aquecida e ao mergulhar, da pra ouvir música. 💁🏻‍♀️
.
📍 Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #amoviajar #missãovt #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #amoviajar #viagens #sourbbv #mountains #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #arakurushuaia #lhw #lhwtraveler #arakur #arakurexperience #endoftheworld #mulheresviajantes
Saudade do Caribe!
.
Existe uma ilha no Caribe dividida por dois países: St Martin (pertence à França) e St Maarten (pertence a Holanda).
.
A melhor época para visitar essas ilhas é agora, de novembro a maio, periodo que as chuvas são muito raras.
.
No lado francês ainda existem outras duas pequenas ilhas: Tintamarre e a Pinel (foto).
.
Tintamarre não tem estrutura, Pinel tem beach clubs e barraquinhas que alugam caiaque, sup, entre outros.
.
📍Pinel Island, St Martin 🇫🇷
.
#iletpinel #pinelisland #stmartin #caribe #caribbean #igcaribbean #marcaribe #amoviajar #feriasnocaribe #beachlife #praia #mar #sup #sourbbv #mulheresviajantes #travelgirl #feriaschegando #ferias #picoftheday #viajarépreciso #revistaviajar #missaovt #qualviagem #revistaviajemais #viagemeturismo #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #visitfrance #gopro #goprobrasil
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Contando as Horas