28.01
2019

Portugal: Metro de Lisboa

Como toda capital, Lisboa não deixa a desejar na oferta de opções de transporte publico. Você pode andar de ônibus (autocarro), bondinho (electrico), trem suburbano (comboio), ferry (para ir para o outro lado do rio Tejo) e de metro (lá eles dizem métro).

Nas duas vezes que estive em Lisboa, eu consegui andar em praticamente todas as opções de transporte publico (só esta faltando eu andar de ferry), mas nesse post em especifico vou falar apenas sobre o metro.

O Metro de Lisboa foi inaugurado em 1959 e foi a primeira rede de metro de Portugal. Atualmente tem 4 linhas que podem ser identificadas por cores: amarelo, verde, azul e vermelho. No total, são mais de 55 estações (incluindo uma estação no aeroporto) e a frequencia é muito boa. 

Apesar da rede de metro ter uma cobertura relativamente boa em Lisboa, saiba que ele não cobre t-o-d-a a cidade e nem vai a todas as atrações turisticas (por exemplo, Belém), mas mesmo assim, ainda é uma otima opção.

⇒ Zonas tarifarias

Caso você já tenha visto o mapa do metro de Lisboa e não reparou, eu já aviso: o metro tem 2 zonas: Coroa L (cidade de Lisboa) e Coroa 1 (fora dos limites de Lisboa). Somente as linhas amarela (estação de Odivelas) e a linha Azul (estações de Alfornelos, Amadora Este e Reboleira) tem estações que ficam fora dos limites de Lisboa.

Ainda existem as zonas tarifarias Coroa 2 e Coroa 3, mas nenhuma linha de metro vai até la.

Mapa retirado do site oficial do Metro de Lisboa

⇒ Identificando as estações de metro

As estações de metro em Lisboa são facilmente identificadas com uma placa branca e vermelha com a letra M cortada ao meio. Vale comentar que as estações maiores tem várias entradas/saidas (observe a rua mais proxima do lugar/atração que você quer ir e já procure essa saida em especifico, ajuda bastante).

⇒ Comprando ticket

Não conheci todas as estações do metro de Lisboa, mas ao menos nas principais, eu sei que é possivel comprar o ticket tanto nos guiches de atendimento como em máquinas.

Existem diversos tipos de ticket: Bilhete Unico (valido por 60 minutos), Bilhete Diário (valido por 24 horas) e os cartões (de papel/plastico) Viva Viagem (tem duas opções, uma na cor verde e outra na cor branca) e Lisboa Viva (só interessa para quem for morar lá).

Quem for ficar na cidade varios dias a turismo, pode comprar um dos cartões recarregavéis do Viva Viagem. Como eu disse anteriormente, ele tem duas cores: cartão verde (é valido em todos os operadores) e o cartão branco (não é valido em todos os operadores). Esses cartões podem ser carregados com viagens ou com euros (também chamado de zapping). O valor do cartão é de 0,50 centavos de euros e os carregamentos zapping podem ser feitos em valores entre 3,00 e 40,00 euros.

Como eu fiquei em Lisboa varios dias (mais ou menos uns 15 dias), eu comprei o cartão Viva Viagem (cor branca) e carreguei com euros. Quem optar por comprar assim, pode usar esse cartão nos ônibus, ferry (ainda não usei, então não sei dizer como funciona), bondinhos (usei para ir até Belém e até Alcantara), nos trens urbanos (usei para ir até Queluz e deu tudo certo) e claro, no metro (usei muitas vezes). Sei que esse cartão em especifico não é possivel usar nos ônibus que vão para o outro lado do rio Tejo (Montijo, Almada, Cacilhas, entre outros) e nem nos ascensores). Ah! O valor colocado nesse cartão tem validade de 1 ano (mas os créditos ainda podem ser usados apos esse prazo), e cada pessoa precisa ter o seu proprio cartão (não é possivel compartilhar o uso caso você esteja viajando com mais pessoas).

Eu comprei meu ticket nas máquinas, escolhi o tipo de cartão, a forma como ia carregar (zapping), coloquei no total 30,00 euros e usei diversas vezes (andei por varias partes da cidade, fui e voltei do aeroporto várias vezes e um dia fui até Queluz também).

Agora em janeiro de 2019, o valor das tarifas, são:

Bilhete Unico: 1,50 euros

Bilhete Diário: 6,40 euros

Cartão carregado modalidade zapping: 1,33 euros

Obs.: São aceitos moedas, notas ou cartões de crédito.

⇒ As estações de metro

O acesso a todas as estações de metro geralmente é feito por escadas (algumas tem acesso por elevador). Logo na entrada já tem as máquinas para comprar os bilhetes e os guiches de atendimento. O acesso as plataformas podem ser feitos atraves de escadas rolantes (geralmente nas estações maiores) e por escadas normais (nas estações menores). As estações são bem organizadas, com varias placas, portanto, é bem tranquilo de se localizar.

Ah! Repare que algumas poucas estações tem arquitetura e decoração diferente, mas a grande maioria tem decoração normalzona, com nada de especial. Destaque especial para as estações: Saldanha (com frases nas paredes), Olaias (com decoração bem colorida), Olivais (com painéis) e Laranjeiras (com várias laranjas nas paredes).

⇒ Como andar de metro

Se você já pegou o metro em Londres, Paris, Berlim ou qualquer outra capital ou grande cidade da Europa, saiba que em Lisboa o esquema é o mesmo. Com o ticket em mãos, é só passar no leitor para liberar a catraca. Escolha o lado em que está a estação que você vai desembarcar e desça as escadas de acesso a plataforma para esse lado.

Chegando na plataforma, repare que existe um painel informando quanto tempo demora para chegar o proximo metro. O tempo de espera não costuma ser muito grande, geralmente, sempre esperei algo em torno de 5 minutos e poucas vezes um pouco mais que isso.

Tenha sempre o bilhete do metro em mãos, pq para deixa a estação você também precisa do cartão para liberar a catraca.

⇒ Segurança

No geral, achei o metro de Lisboa muito seguro. Eu andei de manha bem cedo, a tarde, a noite, tarde da noite e nunca tive problema. Mas como em qualquer lugar do mundo, é recomendado ficar ligado e cuidar dos seus pertences.

⇒ Dicas

– Teoricamente o metro de Lisboa funciona das 06:30 as 01:00, incluindo finais de semana e feriados.

– Baixe o App Metro LX para ver o mapa do metro e ter informações sobre cancelamento, alteração, estação fechada, entre outros.

– Quem chegar em Lisboa de avião, no aeroporto existe uma estação de metro que faz parte da linha vermelha. O trajeto até o centro da cidade dura em media uns 30 minutos, dependendo até onde for o seu destino e se tiver ou não que fazer troca de linha pelo caminho.

– Nem todas as estações de metro tem escadas rolantes, portanto, se tiver com mala grande, procure pelos elevadores (já vai observando pela janela enquanto o metro não para onde está a placa que indica acesso ao elevador, caso não veja nenhuma escada rolante).

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Lisboa.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Todos os posts sobre hospedagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal - , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas