30.01
2019

Portugal: Queluz, local onde nasceu e morreu Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil

Lisboa é uma cidade que além de ter suas milhares de atrações, ainda oferece a possibilidade de se fazer diversos passeios bate-volta.

Entre todas as opções, um dos bate-voltas mais procurados, é visitar a cidade de Queluz. Com seus 80 mil habitantes, essa cidade está localizada no concelho de Sintra, dentro do distrito de Lisboa (levei séculos para entender essas nomenclaturas haha), sendo a quarta cidade mais populosa da área metropolitana de Lisboa. 

Claro que eu gostaria de ter conhecido Queluz logo na primeira vez que estive em Portugal, mas não tive dias suficientes para isso. Mas nessa viagem eu não deixei a oportunidade passar e reservei praticamente um dia inteiro só para ir até lá e conhecer tudo com calma.

Mas o que me levou até lá nessa viagem foi a possibilidade de conhecer o Palácio nacional de Queluz, considerado a principal atração da cidade. Além de ser o terceiro palácio mais visitado de Portugal, como o titulo desse post já indica, foi aqui onde nasceu e morreu Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil.

Esse palácio começou a ser construido durante o século 18 a mando de Dom Pedro III e sua esposa, Maria I de Portugal, a Louca (pai de Dom João VI de Portugal e avô de Dom Pedro I), para ser usado como residência de verão da família real portuguesa. Algumas décadas depois, quando o Palácio da Ajuda, em Lisboa, pegou fogo, esse palácio acabou virando residencia oficial da familia real até a invasão francesa em Portugal, que fez com que a monarquia fugisse para o Brasil, em 1807. Quando os franceses foram expulsos do territorio portugues, a familia real volta para Portugal e uma série de coisas acontecem. Para saber mais detalhes, clique aqui (tem um resuminho da história, com fotos).

Foi aqui onde nasceu Dom Pedro IV de Portugal (mais conhecido como Dom Pedro I do Brasil), em 12 de outubro de 1798. Além de ser possivel visitar diversas salas relativamente bem preservadas, como a Sala do Trono, Sala dos Embaixadores, Sala da Musica, Sala de Jantar (uma das mais bonitas, na minha opinião), Capela Real, Aposentos Reais, entre outros.

E também é possivel visitar o Quarto Dom Quixote, local exato onde Dom Pedro I nasceu e faleceu (de tuberculose). Esse quarto tem esse nome pq ali estão 18 pinturas dos episódios do cavaleiro de La Mancha.

Outros dois fatos importantes que aconteceram nesse palácio, foram: A rainha Dona Maria I, a Louca foi confinada aqui devido sua insanidade mental e algum tempo depois, Dona Cartota Joaquina, esposa de Dom João VI, ficou em prisão domiciliar por ter se recusado a jurar a constituição.

Não deixe de parar um tempinho para ver os detalhes no Corredor das Mangas, todo feito de azulejos azuis e amarelos. Lindissimo!

Os jardins também merecem uma visita com calma para ver um lago, estátuas, fontes, canais, chafarizes, estufas, entre outros.

Não deixe de conhecer o Canal dos Azulejos, que como o nome já indica, o rio Jamor (que passa pela cidade de Queluz), é canalizado por 130 metros de comprimento, com paredes todas revestidas de azulejos portugueses.

Ah! Atualmente, existe uma ala do palácio que é usado para hospedar chefes de Estados de outros países que estão em visita oficial em Portugal.

⇒ Infos importantes: o palácio abre todos os dias, mas os horários de aberturas nos meses de verão são diferentes dos horários de abertura nos meses de inverno. Eu estive lá no final de outubro, e o horário era das 09:00 as 18:00. Tem 2 tipos de tickets: visita completa (palácio + jardim) e apenas jardim. Valor de 10,00 euros e 5,00 euros, respectivamente. Quem compra qualquer um dos tickets pelo site, ganha um desconto de 5%.

⇒ Para ir até lá: Queluz fica a 15 km de Lisboa. É possivel ir de ônibus (empresa Vimeca) ou de trem (Comboios de Portugal). Eu optei por ir de trem. Mas é preciso ficar ligado, pq a cidade tem 3 estações de trem: Queluz Monte Abraão, Queluz Belas e Massamá Barcarena. A estação mais proxima do Palácio Nacional de Queluz é a Queluz Belas, são apenas 17 minutos de trajeto de trem a partir da estação do Rossio, em Lisboa. Chegando em Queluz, o trajeto a pé até o palácio leva mais uns 10 minutinhos. Super tranquilo!

Obs.: O palácio está passando por alguns restauros, portanto, algumas areas estão bloqueadas para acesso dos turistas. Caso queira saber o que está sem acesso, veja essas infos no site oficial do palácio.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Lisboa.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Portugal, Queluz - , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas