A maioria das pessoas que visitam o Uruguai ou a Argentina incluem uma visita a Colônia del Sacramento. Essa visita pode ser um bate-volta a partir de Montevidéu ou de Buenos Aires, mas eu recomendo ficar por lá ao menos uma noite (eu passei duas noites na cidade).
Colonia del Sacramento sempre foi muito disputada entre espanhóis e portugueses. Era considerada uma cidade com localização privilegiada, na peninsula de San Gabriel, as margens do rio da Prata, com fácil acesso aos rios e ao oceano Atlantico.
Foi fundada em janeiro de 1680 por Manuel Lobo, a mando do Império Português (um fato curioso é que, a cidade acabou por se tornar a unica cidade do Uruguai a ser colonizada por portugueses). Atualmente é capital do departamento de Colônia e mesmo tendo apenas 25 mil habitantes e aspecto de uma cidade que parou no tempo, a cidade é um dos principais destinos turisticos do Uruguai.
Anota ai o que você não pode deixar de conferir na cidade:
No Centro Histórico (Casco Histórico como é mais conhecido no Uruguai) ficam as principais atrações da cidade e basicamente é aqui onde passei a maior parte do tempo enquanto estive na cidade. Não deixe de reparar na mistura de estilos colonial portugues e tradicional espanhol, afinal, ambos os países disputaram muito a posse dessa cidade, e claro, deixaram suas marcas por todas as partes.
→ Praça Mayor é considerada a principal praça da cidade. Fica literalmente no meio do Centro Histórico da cidade. Nos arredores ficam varios edificios históricos, que hoje abrigam museus, restaurantes, pousadas, entre outros.
→ Calle de los Suspiros é a rua exclusiva para pedestres mais antiga, famosa e fotografada do Centro Histórico. Ela é minuscula e está localizada entre a Praça Mayor e o rio da Prata. A rua é toda de calçamento de pedra e tem várias casas de estilo portugues/espanhol. Ai você deve estar se perguntando pq essa rua tem esse nome, certo? Também me fiz essa pergunta. Existem duas versões: a primeira diz que essa rua servia de passagem para prisioneiros que iriam ser mortos, e ao passar por aqui, davam o seu ultimo suspiro antes da morte e a segunda versão diz que existiam muitas casas de prostituição, portanto, era comum verem homens e mulheres suspirando por ali. Independente de qual versão vc gostar mais, vale a visita, parece que você foi transportado para outra época.
→ Ruínas do Convento de São Francisco Xavier é um convento franciscano, construido durante o seculo 17 em homenagem a São Francisco Xavier. Sofreu um incendio no final do século 18 e ficou destruido. É possivel caminhar pelas ruínas.
→ Farol de Colonia del Sacramento foi construido junto as ruinas do convento. Esse farol ainda funciona e pode ser visitado. Pra quem gosta de ter uma panoramica geral do alto de uma cidade, é uma otima oportunidade. Esse farol tem 34 metros de altura e prepare as pernas, são 111 degraus até o topo. Abre a partir das 13:00 durante a semana e nos finais de semana a partir das 11:00. O ticket é comprado ali na hora.
Plaza Mayor
Ruínas do Convento
Um dos hotéis onde me hospedei
→ Basílica do Santíssimo Sacramento antigamente no local onde esta localizado essa igreja, ficava a sua primeira versão considerada a primeira igreja construida no Uruguai. Construida durante o século 17, ela foi ampliada e reconstruida diversas vezes. No interior da igreja, não deixe de conhecer as obras de arte de origem colonial. Entrada gratuita.
→ Plaza de Armas fica entre a Basílica e a Av. General Flores. Aqui tem uma passarela por onde é possivel caminhar e ver alguns achados históricos da casa do governador ocupada pelos portugueses que data da época que a cidade foi fundada.
→ Av. General Flores é considerada uma das principais ruas da cidade. É aqui onde muitas pessoas tiram fotos com aquelas arvores gigantes, e também, aproveitam para ir a restaurantes e comercio.
→ Puerta de la Ciudadela é considerada a porta de entrada da cidade antiga. Junto a esse portão fica um fosso com ponte levadiça e logo ao lado, o Bastión de San Miguel.
→ Bastión de San Miguel é uma parte que fazia parte da muralha construida durante o século 18 para defender a cidade de ataques inimigos. Aqui é possivel andar pelo alto da muralha e ver alguns canhões.
→ Muelle 1866 é um pier de onde dá pra ter uma boa visão do rio da Prata e da cidade. Aqui, além de diversos iates e veleiros, muitas pessoas frequentam o lugar para apreciar a paisagem.
→ Museus: Apesar de eu não ter visitado nenhum, Colonia del Sacramento tem diversos museus, como: Museu Municipal, Museu Português, Museu do Azulejo, Museu Espanhol, entre outros. Quem tiver interesse em visitá-los, existe um passe que dá acesso aos 8 museus da cidade. Valor de 50 pesos uruguaios ou aproximadamente 6,00 reais (valor referente a agosto de 2017). O passe deve ser comprado no Museu Municipal, localizado na Plaza Mayor. Ah! Normalmente a maioria dos museus fecham as segundas e quartas.
→ Por do sol no Paseo San Gabriel é um espaço murado a beira-rio considerado um dos melhores lugares para ver o por do sol. Quando estive em Colonia del Sacramento era inverno (mês de agosto) e o por do sol acontecia por volta das 18:30. É um daqueles programas obrigatorios, onde todo mundo (turistas e locais) literalmente param para apreciar o momento (e os uruguaios, claro, sempre acompanhados do mate).
⇒ Para ir até lá: Quem estiver em Montevidéu, pode alugar um carro ou pegar um ônibus (COT ou Turil – Eu fiz esse trejo com a COT). O tempo de viagem é de 2 horas e 30 minutos. Se quiser saber mais sobre essa viagem, clique aqui -> Conhecendo o Uruguai de ônibus. Quem estiver em Buenos Aires, pode ir de ferry (Buquebus, Colonia Express e Seacat). O tempo de viagem é de 1 hora. Nunca fiz esse trajeto a partir de Buenos Aires, então fico devendo maiores informações.
RESERVE PELO BLOG:
** Hotel em Colonia del Sacramento.
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Montevidéu
Todos os posts sobre Punta del Este
Todos os posts sobre Colônia do Sacramento
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020
quero voltara colonia pois estive a muito tempo indo para a argentina
Oi, Jorge
É uma cidade que vale muito a pena. Um dia é mais que suficiente, da pra ver tudo com bastante calma. Recomendo que fique uma noite, para poder ver o por do sol.
Oi Bruna!!
Que dia da semana você foi? Pretendo ir Domingo. Será que encontraremos muita gente? Restaurantes e comércio local aberto??
Oi, Patricia
Não lembro mais ao certo, mas acredito que tenha sido no final de semana. Na sexta e sabado ou sabado e domingo. Tudo funcionava normalmente.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
Texto lindo, bem escrito e com informações importantes.
As fotos são belíssimas. Eu que sou fã de fotografia, tiro o meu chapéu para quem fez as fotos.
Parabéns pela matéria.
Oi, Ana
Colonia del Sacramento é uma cidade lindissima, parece que parou no tempo.
Obrigada pelas palavras e pela visita aqui no blog! :D