07.02
2019

Uruguai: Roteiro de 01 dia em Colonia del Sacramento

A maioria das pessoas que visitam o Uruguai ou a Argentina incluem uma visita a Colônia del Sacramento. Essa visita pode ser um bate-volta a partir de Montevidéu ou de Buenos Aires, mas eu recomendo ficar por lá ao menos uma noite (eu passei duas noites na cidade).

Colonia del Sacramento sempre foi muito disputada entre espanhóis e portugueses. Era considerada uma cidade com localização privilegiada, na peninsula de San Gabriel, as margens do rio da Prata, com fácil acesso aos rios e ao oceano Atlantico. 

Foi fundada em janeiro de 1680 por Manuel Lobo, a mando do Império Português (um fato curioso é que, a cidade acabou por se tornar a unica cidade do Uruguai a ser colonizada por portugueses). Atualmente é capital do departamento de Colônia e mesmo tendo apenas 25 mil habitantes e aspecto de uma cidade que parou no tempo, a cidade é um dos principais destinos turisticos do Uruguai.

Anota ai o que você não pode deixar de conferir na cidade:

No Centro Histórico (Casco Histórico como é mais conhecido no Uruguai) ficam as principais atrações da cidade e basicamente é aqui onde passei a maior parte do tempo enquanto estive na cidade. Não deixe de reparar na mistura de estilos colonial portugues e tradicional espanhol, afinal, ambos os países disputaram muito a posse dessa cidade, e claro, deixaram suas marcas por todas as partes.

→ Praça Mayor é considerada a principal praça da cidade. Fica literalmente no meio do Centro Histórico da cidade. Nos arredores ficam varios edificios históricos, que hoje abrigam museus, restaurantes, pousadas, entre outros.

→ Calle de los Suspiros é a rua exclusiva para pedestres mais antiga, famosa e fotografada do Centro Histórico. Ela é minuscula e está localizada entre a Praça Mayor e o rio da Prata. A rua é toda de calçamento de pedra e tem várias casas de estilo portugues/espanhol. Ai você deve estar se perguntando pq essa rua tem esse nome, certo? Também me fiz essa pergunta. Existem duas versões: a primeira diz que essa rua servia de passagem para prisioneiros que iriam ser mortos, e ao passar por aqui, davam o seu ultimo suspiro antes da morte e a segunda versão diz que existiam muitas casas de prostituição, portanto, era comum verem homens e mulheres suspirando por ali. Independente de qual versão vc gostar mais, vale a visita, parece que você foi transportado para outra época.

→ Ruínas do Convento de São Francisco Xavier é um convento franciscano, construido durante o seculo 17 em homenagem a São Francisco Xavier. Sofreu um incendio no final do século 18 e ficou destruido. É possivel caminhar pelas ruínas.

→ Farol de Colonia del Sacramento foi construido junto as ruinas do convento. Esse farol ainda funciona e pode ser visitado. Pra quem gosta de ter uma panoramica geral do alto de uma cidade, é uma otima oportunidade. Esse farol tem 34 metros de altura e prepare as pernas, são 111 degraus até o topo. Abre a partir das 13:00 durante a semana e nos finais de semana a partir das 11:00. O ticket é comprado ali na hora.

Plaza Mayor

Ruínas do Convento

Um dos hotéis onde me hospedei

→ Basílica do Santíssimo Sacramento antigamente no local onde esta localizado essa igreja, ficava a sua primeira versão considerada a primeira igreja construida no Uruguai. Construida durante o século 17, ela foi ampliada e reconstruida diversas vezes. No interior da igreja, não deixe de conhecer as obras de arte de origem colonial. Entrada gratuita.

→ Plaza de Armas fica entre a Basílica e a Av. General Flores. Aqui tem uma passarela por onde é possivel caminhar e ver alguns achados históricos da casa do governador ocupada pelos portugueses que data da época que a cidade foi fundada.

→ Av. General Flores é considerada uma das principais ruas da cidade. É aqui onde muitas pessoas tiram fotos com aquelas arvores gigantes, e também, aproveitam para ir a restaurantes e comercio.

→ Puerta de la Ciudadela é considerada a porta de entrada da cidade antiga. Junto a esse portão fica um fosso com ponte levadiça e logo ao lado, o Bastión de San Miguel.

→ Bastión de San Miguel é uma parte que fazia parte da muralha construida durante o século 18 para defender a cidade de ataques inimigos. Aqui é possivel andar pelo alto da muralha e ver alguns canhões.

→ Muelle 1866 é um pier de onde dá pra ter uma boa visão do rio da Prata e da cidade. Aqui, além de diversos iates e veleiros, muitas pessoas frequentam o lugar para apreciar a paisagem.

→ Museus: Apesar de eu não ter visitado nenhum, Colonia del Sacramento tem diversos museus, como: Museu Municipal, Museu Português, Museu do Azulejo, Museu Espanhol, entre outros. Quem tiver interesse em visitá-los, existe um passe que dá acesso aos 8 museus da cidade. Valor de 50 pesos uruguaios ou aproximadamente 6,00 reais (valor referente a agosto de 2017). O passe deve ser comprado no Museu Municipal, localizado na Plaza Mayor. Ah! Normalmente a maioria dos museus fecham as segundas e quartas.

→ Por do sol no Paseo San Gabriel é um espaço murado a beira-rio considerado um dos melhores lugares para ver o por do sol. Quando estive em Colonia del Sacramento era inverno (mês de agosto) e o por do sol acontecia por volta das 18:30. É um daqueles programas obrigatorios, onde todo mundo (turistas e locais) literalmente param para apreciar o momento (e os uruguaios, claro, sempre acompanhados do mate).

⇒ Para ir até lá: Quem estiver em Montevidéu, pode alugar um carro ou pegar um ônibus (COT ou Turil – Eu fiz esse trejo com a COT). O tempo de viagem é de 2 horas e 30 minutos. Se quiser saber mais sobre essa viagem, clique aqui -> Conhecendo o Uruguai de ônibus. Quem estiver em Buenos Aires, pode ir de ferry (Buquebus, Colonia Express e Seacat). O tempo de viagem é de 1 hora. Nunca fiz esse trajeto a partir de Buenos Aires, então fico devendo maiores informações.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Colonia del Sacramento.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Montevidéu

Todos os posts sobre Punta del Este

Todos os posts sobre Carmelo

Todos os posts sobre Colônia do Sacramento

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Colonia del Sacramento, Uruguai - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "Uruguai: Roteiro de 01 dia em Colonia del Sacramento"
  1. jorge luis rodrigues dos santos   23/10/19 • 02h18

    quero voltara colonia pois estive a muito tempo indo para a argentina

    • Contando as Horas   30/10/19 • 16h42

      Oi, Jorge

      É uma cidade que vale muito a pena. Um dia é mais que suficiente, da pra ver tudo com bastante calma. Recomendo que fique uma noite, para poder ver o por do sol.

  2. Patrícia   03/02/20 • 01h05

    Oi Bruna!!
    Que dia da semana você foi? Pretendo ir Domingo. Será que encontraremos muita gente? Restaurantes e comércio local aberto??

    • Contando as Horas   06/02/20 • 13h05

      Oi, Patricia

      Não lembro mais ao certo, mas acredito que tenha sido no final de semana. Na sexta e sabado ou sabado e domingo. Tudo funcionava normalmente.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  3. Ana Erlene   13/02/20 • 16h04

    Texto lindo, bem escrito e com informações importantes.
    As fotos são belíssimas. Eu que sou fã de fotografia, tiro o meu chapéu para quem fez as fotos.
    Parabéns pela matéria.

    • Contando as Horas   16/02/20 • 14h51

      Oi, Ana

      Colonia del Sacramento é uma cidade lindissima, parece que parou no tempo.

      Obrigada pelas palavras e pela visita aqui no blog! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas