13.02
2019

Portugal: Os Ascensores de Lisboa

Entre tantas coisas “tipicamente” lisboeta, certamente andar nos ascensores estão no topo da lista dos turistas que visitam Portugal.

Lisboa conta com apenas três ascensores, todos obra do engenheiro português Raoul Mesnier de Ponsard. Inicialmente eles funcionavam por um sistema de cremalheira e contrapeso de água, depois passaram a se deslocar por vapor, até que no inicio do século passado passaram a ser eletrificados. 

Quem estiver em Lisboa, saiba que é muito fácil incluí-los no roteiro, pois todos tem localização bem central e certamente no trajeto entre uma ou outra atração, você vai acabar dando de cara com eles.

⇔ Ascensor do Lavra

Fundado em 1884, o Ascensor do Lavra é considerado o mais antigo de Lisboa. Ele liga o Largo da Anunciada a rua Camara Pestana. Geralmente é usado para quem quer ir ao Miradouro do Jardim do Torel.

Funciona todos os dias da semana, sendo que de segunda a sexta das 07:50 as 19:55 e sábado, domingo e feriados das 09:00 as 19:55. Valor de 3,80 euros (valor de janeiro 2019), valido para até duas viagens. Fica perto do Hard Rock Cafe e da Av. da Liberdade. Estação de metro mais próxima é a Restauradores (linha azul).

⇔ Ascensor da Glória

No ano seguinte, em 1885, foi inaugurado o segundo ascensor de Lisboa, o Ascensor da Glória. Ele liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. Geralmente costuma ser usado por quem visita o Miradouro de São Pedro de Alcântara.

Funciona todos os dias, de segunda a sexta a partir das 07:15, sábado a partir 08:45 e domingo e feriados a partir das 09:15 indo até as 23:55 (de segunda a quinta, domingo e feriados) e 00:25 (sexta e sábado). Valor de 3,80 euros (valor referente a janeiro 2019), valido para até duas viagens. Fica perto da Av. da Liberdade. Estação de metro mais próxima é a Restauradores (linha azul).

⇔ Ascensor da Bica

O ultimo ascensor inaugurado em Lisboa foi o Ascensor da Bica, em 1892. Ele liga a rua São Paulo ao Largo do Calhariz. Geralmente é usado por quem visita as regiões do Cais do Sodré e da Baixa-Chiado.

Abre todos os dias, de segunda a sábado das 07:00 as 21:00 e domingo/feriados das 09:00 as 21:00. Valor de 3,80 euros (valor referente a janeiro 2019), valido para até duas viagens. Fica próximo ao Mercado Time Out e da Rua Rosa. Estação de metro mais próxima é a Cais do Sodré (linha verde).

Obs.: Quem quiser ver mais fotos e informações sobre os Ascensores de Lisboa, recomendo a leitura desse post no blog Historias com história.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Lisboa.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Portugal: Os Ascensores de Lisboa"
  1. Tania Barbier Rolim   16/02/19 • 08h24

    Amo e presto muita atenção em tudo que você escreve,tudo é muito bom e de grande serventia pra quem gosta de viajar, Deus te abençoe,

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas