18.02
2019

Rússia: Parque Zaryadye, o mais novo parque de Moscou

Antigamente existia no centro de Moscou uma área ocupada por um povoado judeu, mais tarde, essa mesma área viu o inicio da construção de um dos arranhas-céus de Stalin (que não vingou), tempos depois virou um hotel, o Hotel Rossiya (já chegou a ser considerado o maior hotel da Europa), até ser demolido e dar espaço a uma área vazia e sem utilidade.

Diante desse espaço vazio em pleno coração da capital russa, em 2012, a Prefeitura de Moscou organizou uma competição para transformar essa região da cidade. Entre vários participantes de diversos países, o projeto vencedor foi o da empresa americana Diller Scofidio + Renfro (veja a imagem de abertura dessa pagina, ela dá uma visão aérea muito bonita do parque), que sugeriu que essa área fosse transformada em um parque urbano, o Parque Zaryadye ou Парк Зарядье, inaugurado em 09 de setembro de 2017 pelo presidente russo Vladimir Putin. 

Esse parque tem uma localização fantástica, pertíssimo da Praça Vermelha, de frente para o rio Moscou. Não deixe de incluí-lo no roteiro quando for visitar Moscou.

Sem duvida alguma, a grande atração do parque são as vistas que ele proporciona para a Praça Vermelha (Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM e Kremlin de Moscou), para o rio Moscou e para um dos sete arranhas-céus de Stalin, o Kotelnicheskaya Embankment Building.

Um dos melhores lugares para ter uma visão 360 graus de todos esses lugares é a partir da Floating Bridge, como o próprio nome já sugere, uma ponte flutuante de 70 metros de altura em forma de uma letra V que passa por cima do Moskovretskaya Embankment e entra rio adentro.

No parque também é possivel observar os quatro principais tipos de vegetação existentes na Rússia: Floresta, Estepe, Tundra e Pântano. E se você tiver a sorte de estar em Moscou durante os meses do outono, certeza que tudo isso ficará ainda mais bonito nos tons de amarelo, vermelho e marrom.

Além disso, outros lugares que podem ser visitados, são: Media Center, Nature Center, Underground Museum, Concert Hall, Large Amphitheater, Dome e Coleção de Botânica. E claro, também existem algumas Igrejas Ortodoxas Russas, bares/restaurantes, Centro de Informações Turísticas, Lojinhas de Souvenirs e Banheiros.

Entre todas essas atrações, eu queria ter visitado a Time Machine dentro do Media Center (exposição sobre o passado de Moscou, desde a fundação da cidade por Yuri Dolgorukiy, mostrando alguns acontecimentos históricos e batalhas importantes, até a construção desse parque), Ice Cave (fica dentro do Nature Center e é uma instalação feita por artistas russos que fala sobre o desenvolvimento das areas mais geladas do país, com cavernas, estruturas de gelo, entre outros) e o Underground Museum (exibe artefatos encontratos na area onde fica a Kitay Gorod e o Parque Zaryadye), mas quando resolvi comprar meus ingressos, eles já estavam todos esgotados. Mesmo que os ingressos para as atrações/exibições estejam esgotados, reserve pelo menos 1 a 2 horas para caminhar por todo o parque, ele ficou lindíssimo!

A entrada no parque é gratuita, apenas museus/exibições são pagos (prepare o bolso, pq os ingressos não são nada baratos). Sugiro reservar pelo site o quanto antes, se tiver interesse em conhecer alguma dessas coisas que são pagas. Como é uma atração novissima, os russos mesmos ainda são maioria e fazem questão de conhecer tudo, portanto, os ingressos esgotam rapidissimo.

O Parque Zaryadye abre todos os dias do ano. Entrada gratuita, com algumas atrações pagas. Estações de metro mais próximas: Okhotny Ryad (linha vermelha), Teatralnaya (linha verde), Kitay-gorod (linha laranha e linha roxa) e Ploshchad Revolyutsii (linha azul).

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Moscou.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre São Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Moscou, Rússia - , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas