19.06
2019

Voando na Classe Executiva da Azul para Lisboa

Em abril de 2019 foi a terceira vez que viajei com a Azul em voos internacionais (um voo na América do Sul e dois voos para a Europa).

Aqui na Europa, a Azul tem voos para Paris, Lisboa e Porto, portanto, quem quiser chegar com um voo direto na França ou em Portugal, na minha opinião, essa é uma ótima opção. E no caso de quem estiver vindo para Portugal para morar, como é o meu caso, o melhor mesmo é chegar com um voo direto, portanto, novamente, também é uma ótima opção.

Quem quiser saber mais sobre minha outra viagem a Lisboa, em outubro do ano passado, voando na classe economica, é só clicar aqui -> Voando Azul pela primeira vez

→ Trechos voados com a Azul

– Ida trecho nacional: de Chapecó para Campinas, voo direto.

– Ida trecho internacional: de Campinas para Lisboa, voo direto.

Obs.: Com o visto que vim para Portugal, eu não precisava comprar passagem de volta.

→ Comprando a passagem

Se você leu o título desse post, já sabe que voei na classe executiva. Mas não pense que isso foi planejado. Alias, muito pelo contrario, foi pura sorte.

Um belo dia (quando faltava menos de 30 dias para eu viajar) estava iniciando as pesquisas para comprar minha passagem no site da TAP, Azul e Latam (que são as empresas que fazem voo direto entre Brasil e Portugal) e qual não foi a minha surpresa ao ver que em dois dias no mes de abril a diferença entre o valor de uma passagem na classe economica e na classe executiva era de 300,00 reais. Isso mesmo, 300,00 reais!

Diante da situação e como costumo sempre reservar poltrona em voo internacional, pq prefiro viajar na janela pra conseguir dormir, achei que essa diferença mínima de valor valia começar vida nova em grande estilo! :D

Passagem na classe economica: 2.711,00 reais.

Passagem na classe executiva: 3.035,00 reais.

→ Check-in em Campinas

Novamente eu tentei fazer o check-in pelo app da Azul e não consegui. No dia da viagem cheguei com umas 3-4 horas de antecedência no Aeroporto e fui direto fazer o check-in. Logo de cara fiquei sabendo que meu voo estava atrasado 2 horas, devido a uma greve dos motoristas que transportam combustíveis e matérias perigosas, na região de Lisboa.

Para quem voa na classe executiva, existe um guiche especifico para fazer o check-in. Eu consegui fazer o check-in no horário que cheguei, não tinha fila, foi tudo muito rápido e sem dificuldades. Devido ao atraso, recebi um voucher para alimentação e um chip de celular valido por 24 horas para usar no dia de chegada em Portugal.

→ Lounge Azul

Devido ao atraso no voo, como eu tinha muito tempo sobrando até embarcar, resolvi primeiro caminhar pelo aeroporto todo (antes e depois do controle de segurança), passei pelo controle de segurança (nessa altura, não tinha fila), pelo controle de passaporte (também não tinha fila), olhei o free shop (minúsculo!) com muita calma e resolvi passar o resto do tempo na sala vip da Azul.

Logo depois de passar pelo controle de passaporte, existe uma escada rolante que leva ao Lounge Azul, a sala vip para voos internacionais para quem voa Azul na Classe Executiva ou tem algum status diferenciado no programa de milhas Tudo Azul.

O espaço da sala é relativamente grande, com bastante opções de onde sentar para passar o tempo (existem sofás, poltronas, cadeiras de todos os tipos) e um buffet com frutas, bolos, salgadinhos (empadinhas, bolinho de bacalhau, pão de queijo), sopa, pães, enfim, apenas lanches rápidos e algumas opções de bebidas (água, refrigerante, cerveja e vinho). Dá pra se servir a vontade! Achei a comida (e a reposição) boa. Portanto, no geral, gostei!

→ Bagagem

Uma das grandes vantagens de ter voado na classe executiva da Azul, principalmente pq eu estava vindo para Portugal para morar, foi a quantidade de bagagens permitidas. Na classe executiva é possivel levar 01 bagagem de mão de 10 kg e mais 03 bagagens despachadas de 23 kg por pessoa.

→ Voando na Classe Executiva

Os voos da Azul de Campinas para Lisboa são feitos no avião Airbus A330, composto pela classe executiva, classe economica xtra, sky sofa e a classe economica. Para ver imagens de cada uma das classes no site da Azul, clique aqui.

A classe executiva tem configuração de 1-2-1, ou seja, uma poltrona, corredor, duas poltronas, corredor e uma poltrona. Se quiser mais privacidade, pegue as poltronas nas filareiras pares na janela. Quando fui reservar minha poltrona, essas nas fileiras pares não tinha mais disponiveis, portanto, viajei em uma poltrona nas fileiras impares (a poltrona fica virada para o corredor, mais facil alguém bater enquanto se movimenta pelo avião). Já pra quem prefere viajar nas poltronas do meio, é melhor reservar as que estão nas fileiras impares, pq o banco não fica direto em contato com o corredor.

Fileira impar, banco direto no corredor (minha poltrona era a 9H)

Fileira impar, bancos direto no corredor

A poltrona reclinava totalmente, ficando em 180 graus. Tem espaço pra guardar a bolsa, uma area para colocar algumas coisas, tv com monitor de 16″ touchscreen, entrada usb para carregar eletronicos, luzes de leitura e cada passageiro recebe uma necessaire, um cobertor e um travesseiro.

Os bancos das fileiras pares ficam protegidos, não são direto no corredor

As refeições servidas foram: janta e cafe da manhã (unica opção era omelete).

De entrada eu escolhi a sopa de ervilha, estava muito boa

Prato principal eu escolhi o Escondidinho de carne seca, também estava super bom

De sobremesa escolhi frutas da estação e brigadeiro de panela com paçoca, ambos otimos

Logo que o voo partiu, foi entregue o menu. Em seguida as aeromoças passam fazendo o pedido tanto do que vai querer comer na janta quanto no café da manhã (elas também pedem se quer ou não ser acordado para o café da manhã).

Achei o serviço otimo, a comida estava muito boa (devo comentar que tinha até brigadeiro de sobremesa!!!) e o tempo entre servir e recolher, achei bom também. Eu costumo comer muito devagar, geralemnte enquanto ainda estou comendo, as aeromoças ja estão recolhendo as bandejas, isso me deixa um pouco irritada (hahaha).

→ Entretenimento de bordo

Além de filmes, jogos, musicas e tal, também existe uma revista. Não sou a melhor pessoa para dizer se o entretenimento de bordo é bom ou não (com filme e musicas atualizados), pq realmente não sou muito ligada nisso. Normalmente levo um livro no kindle ou ouço as minhas proprias musicas no celular.

→ Considerações finais

Essa foi a segunda vez que viajei com a Azul para Portugal. No geral, gostei bastante de toda a experiencia. Comprar a passagem pelo site foi bem simples. Os tramites no aeroporto (check-in, embarque e tal) correram de forma tranquila. O avião estava novinho, muito bem conservado. A comida estava otima. As aeromoças também foram sempre simpáticas e prestativas. Recomendo!!

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Campinas, Dicas de Viagem, Lisboa, Portugal, São Paulo - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas