25.07
2019

Vida em Portugal: Passes Navegante em Lisboa

Quem estiver vindo para Portugal para morar em Lisboa e arredores e optar por andar de transporte público, logo que chegar aqui, deve providenciar o Cartão Lisboa Viva (um cartão personalizado, com nome, foto e data de validade) e carregar todos os meses com um dos cinco tipos de passes Navegante.

Desde o dia 01 de abril de 2019, Lisboa tem um novo sistema de passe para os transportes públicos (metro, ônibus, trem e barco) na Área Metropolitana de Lisboa

Existem 5 tipos de Passes Navegante: o Metropolitano, o Municipal, Navegante 12, Navegante +65 e Navegante Metropolitano Família (entrou em vigor há poucos dias).

→ Metropolitano: 40,00 euros/mês

Da direito a andar em todos os meios de transportes existentes em todos os 18 municípios da região metropolitana de Lisboa. Os municipios, são: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

→ Municipal: 30,00 euros/mês

Da direito a andar em todos os meios de transportes existentes, mas apenas em um dos município que compõem a região metropolitana de Lisboa. Então, por exemplo, eu que estou morando em Lisboa, só posso usar esse passe aqui.

→ Navegante 12: Gratuito

Da direito a crianças até 12 anos (até o ultimo dia antes de completar 13 anos) a andar em todos os meios de transportes existentes nos 18 municípios da região metropolitana de Lisboa.

→ Navegante +65: 20,00 euros/mês

Dá direito a pessoas maiores de 65 anos, aposentados (reformados) e pensionistas a usarem todos os meios de transportes publicos dos 18 municipios da area metropolitana de Lisboa. Para aposentados e pensionistas, existem algumas regras especificas para conseguir adquirir esse passe.

→ Navegante Metropolitano e Municipal Família: 80,00 e 60,00 euros/mês respectivamente

Começou a ser comercializado em 22 de julho de 2019. Dá direito a pelo menos 3 pessoas (casados ou parentes) que vivam em um mesmo endereço localizado em qualquer um dos 18 municipios da area metropolitana de Lisboa a pagarem o valor máximo a dois passes, que pode ser tanto na versão municipal quanto na versão metropolitano. Existem algumas regras especificas para conseguir esses passes.

Imagem retirada do site Transportes Sul do Tejo

Como eu estou vivendo sozinha aqui em Lisboa, tem meses que opto apenas por carregar meu cartão Lisboa Viva com o passe municipal, mas agora nos meses de verão que estou aproveitando para ir as praias, tenho carregado com o passe metropolitano.

O cartão Lisboa Viva pode ser feito em diversos lugares, mas eu optei por fazer o meu no Cais do Sodré. Para isso, é necessário preencher um formulário e levar uma foto 3×4 colorida com fundo branco.

Em um dia qualquer eu passei na estação para pegar o formulario (fui nos guiches de venda de passagens dos trens/comboios). Preferi preencher o formulario em casa, com calma. Procure não dobrar ou amassar esse formulário (tem um aviso na folha sobre isso).

Apoio ao Cliente – Cais do Sodré (retirar senha nessas maquininhas vermelha e azul, localizadas junto a porta)

No Cais do Sodré, na parte onde é feito o transportes de barcos, existe um escritório de Apoio ao Cliente. É aqui onde são feitos os procedimentos para obtenção do cartão Lisboa Viva e dos passes Navegantes.

Chegue cedo, de preferencia com bastante tempo, pq costuma ter fila. Eu cheguei por volta das 10:00 e fiquei quase 3 horas na fila até chegar minha vez de ser atendida.

Quando fui atendida, apresentei o formulário preenchido, entreguei a foto 3×4 e apresentei um comprovante de morada (pode ser uma declaração da junta de freguesia ou o contrato de arrendamento).

Quem optar por receber o cartão em casa, paga 7,00 euros para ser emitido (demora uns 10 dias para ser entregue) ou quem já quiser sair com o cartão na hora, paga 12,00 euros. Eu optei por sair com o cartão na hora, paguei os 12,00 euros (em dinheiro, não sei se aceitam cartão de crédito).

Ao sair do escritório de Apoio ao Cliente, é só ir até uma das máquinas ou guiches de atendimentos localizados na parte onde partem os metros na estação do Cais do Sodré (ou em qualquer outra estação de metro) e carregar o cartão com o passe na versão metropolitano ou municipal. Quem tiver que habilitar/carregar o cartão com os demais passes, deve ser as regras especificas para cada um desses outros passes).

O cartão deve ser carregado todo dia 01 de cada mês e é valido até o ultimo dia de cada mês. Com esse cartão, é possivel andar de forma ilimitada em todos os meios de transportes (onibus, metro, trem e barco) de Lisboa ou região metropolitana de Lisboa.

Obs.1: Quem ainda tiver alguma duvida, foi criado o Espaço Navegante nas seguintes estações de metro: Alameda, Entre Campos e Jardim Zoológico.

Obs.2: Pelo que fiquei sabendo, somente no Apoio ao Cliente no Cais do Sodré é possível fazer o cartão na hora.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Vida em Portugal - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas